OMS condena "fracasso coletivo" depois de sarampo matar 140 mil

“O fato de qualquer criança morrer de uma doença evitável com uma vacina como o sarampo é, francamente, um ultraje"

publicado em 05/12/2019,


O sarampo infectou quase 10 milhões de pessoas em 2018 e matou 140 mil, a maioria crianças, e surtos devastadores da doença viral atingem todas as regiões do mundo, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

Em cifras descritas por seu diretor-geral como “um ultraje”, a OMS disse que a maioria dos casos de sarampo do ano passado foi de crianças de menos de cinco anos que não foram vacinadas.

“O fato de qualquer criança morrer de uma doença evitável com uma vacina como o sarampo é, francamente, um ultraje e um fracasso coletivo na proteção das crianças mais vulneráveis do mundo”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O quadro é ainda pior em 2019, disse a entidade, já que dados provisórios de novembro mostram um aumento de três vezes nos números na comparação com o mesmo período de 2018.

Os Estados Unidos já relataram seu maior número de casos de sarampo em 25 anos em 2019, e quatro países da Europa – Albânia, República Tcheca, Grécia e Reino Unido – perderam o status de “livre de sarampo” da OMS em 2018 por terem sofrido grandes epidemias.

Um surto de sarampo em andamento em Samoa, uma nação do Pacífico Sul, já infectou mais de 4.200 pessoas e matou mais de 60, a maioria bebês e crianças, em meio a uma batalha complicada por um movimento antivacinação de vulto.

Globalmente, as taxas de vacinação contra o sarampo estão estagnadas há quase uma década, disse a OMS.

Fonte: Reuters

Postado em 05/12/2019
Compartilhe:

1 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Justiceiro | 1 mês, 2 semanas atrás

    Sarampo tá matando mesmo.Povo folgado , só reclama, postos de saúde ficaram abertos 2 sabados para campanhas o dia tdo.Se tiver aparecido 10 em casa psf foi muito.Povo preguiça e reclamao.

    4 0 Responder