Novo Decreto reduz horário de funcionamento de supermercados, postos e até do transporte coletivo

A norma, que vigora a partir de 13 de julho, estabelece novo horário para supermercados e prevê horário de atendimento em postos de combustível

publicado em 09/07/2020, por Farley Rocha


Prefeitura Municipal de Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

A Prefeitura de Patos de Minas editou nova norma estabelecendo horário de funcionamento de atividades incluídas na onda verde, classificação em que o município encontra-se segundo o Plano Minas Consciente. As determinações entram em vigor na próxima segunda-feira (13). De acordo com o Decreto nº 4.868, publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (9), o transporte coletivo e postos de combustível passam também a ter horário de funcionamento regulamentado.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

Segundo o dispositivo legal, o transporte coletivo urbano de passageiros deverá funcionar das 4h às 21h em dias úteis e das 4h às 19h aos sábados. Além disso, está determinado que a quantidade de passageiros por veículo fica limitada ao número de assentos existentes, com a possibilidade de as pessoas permanecerem sentadas ou em pé, conforme sua escolha.

Os postos de revenda de combustíveis, com exceção daqueles localizados nas rodovias do município, devem funcionar no horário das 6h às 20h de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana e em feriados, o funcionamento deverá ser das 6h às 18h.

Prestadores de serviço em geral autorizados a funcionar conforme a onda verde deverão atender das 12h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira. O horário de funcionamento aos sábados será das 8h às 12h. De acordo com o decreto, atividades diretamente ligadas ao setor agropecuário não sofrem alteração, podendo funcionar em horário habitual. 

Quanto aos supermercados e às atividades similares de armazém e mercearia, a norma define o horário das 7h às 20h em dias úteis. Aos sábados, domingos e feriados, a determinação é que esses estabelecimentos fiquem abertos das 7h às 14h.

O Mercado Municipal deverá adotar o horário de funcionamento das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana e nos feriados, o local ficará aberto  das 8h às 14h, devendo ser observadas as disposições do Decreto nº 4.816, de 20 de abril de 2020 e demais normas pertinentes.

A norma determina também que bancos, caixas econômicas, correspondentes bancários, cooperativas de crédito e casas lotéricas devem incrementar a disponibilização de pessoas para organização de filas, garantindo o distanciamento de dois metros entre clientes.  Esses estabelecimentos também devem disponibilizar álcool em gel inclusive enquanto estiverem abertos os caixas eletrônicos e autosserviços.

CLIQUE AQUI para ver o decreto na íntegra.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Imagens atualizado em 09/07/2020 • 4 fotos

Autor: Farley Rocha Postado em 09/07/2020
Compartilhe:

148 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Zaninha | 3 semanas, 5 dias atrás

    Dia de domingo pobre também trabalha! E outra coisa, se o Buzu passar perto da minha casa e já tiver com o número certo de pessoas quer dizer que eu perco o ônibus?!

    1 0 Responder

  • Zaninha | 3 semanas, 5 dias atrás

    Dia de domingo pobre também trabalha! E outra coisa, se o Buzu passar perto da minha casa e já tiver com o número certo de pessoas quer dizer que eu perco o ônibus?!

    0 0 Responder

  • Marcelo | 4 semanas, 1 dia atrás

    Peçam ao prefeito de vcs pra visitar Patrocínio e aprender como administrar uma cidade durante a pandemia!

    7 0 Responder

  • VELHO | 4 semanas, 1 dia atrás

    PENSO QUE A CÂMARA DOS VEREADORES representando a população; SECRETARIA DE SAÚDE , CONSELHO DE SAUDE fazendo o "controle" social, deveriam agir junto a administração e organizar um plano voltado para o atendimento da população que vai adoecer...AINDA VAI ADOECER...E NÃO SERÃO POUCOS. DESMONTOU UM SERVIÇO QUE FUNCIONAVA "CENTRO CLÍNICO DE ESPECIALIDADES " ... Juntou com a clínica de reabilitação...AGLOMEROU!!! ISSO NÃO TEM PROBLEMA NÃO! CADÊ VEREADORES, CONSELHEIROS, SECRETARIO DE SAÚDE E O Idiota que teve a ideia brilhante? AÍ FECHAM O COMÉRCIO...MEU DEUS ! !! TINHA ERA QUE ABRIR 24HORAS ...VAI QUEM PRECISA! USA MÁSCARA. ..ÁLCOOL GEL DEVERIA TER EM CADA ESQUINA COM PEDAL...DISPONÍVEL PARA POPULAÇÃO! DISTRIBUI MASCARAS COM LOGOMARCA DO COMÉRCIO GERAL...ENSINE A PESCAR MAS DÊ A VARA E O ANZOL!!! SE PRECISAR CONTE ONDE HÁ O PEIXE TAMBÉM...SAÚDE SE FAZ COM EDUCAÇÃO , RENDA, TRANSPORTE, SERVIÇOS DE SAUDE ORGANIZADOS E PROFISSIONAIS COMPETENTES. PANDEMIA ENFRENTA COM ESTRATÉGIAS INTELIGENTES...NÃO É SÓ DO SR.PREFEITO A RESPONSABILIDADE...

    9 0 Responder

  • Rosa | 4 semanas, 1 dia atrás

    Não adianta fechar comércio o vírus não vai embora tão cedo a vacina demora a ser aprovada.O que o nosso prefeito poderia fazer é disponibilizar os medicamentos pra tratamento precoce do coronavirus,tem salvado muitas vidas a exemplo de Belém do Pará,Macapá,Piauí Maranhão,Bahia (PortoSeguro)paises da Europa,Índia,Senegal,Paraguai...O nosso querido Presidente Bolsonaro .SALVAR VIDAS SEM PRESCISAR. DE INTERNAR,HOSPITAL UTI.

    6 1 Responder

  • Matão | 4 semanas, 1 dia atrás

    E o carteado rolando solto no alvorada e no panorâmico?

    1 2 Responder

  • Palhaçada. | 4 semanas, 1 dia atrás

    Afinal, máscara resolve ou não resolve? Se resolve, deixe o comércio abrir e exija o uso de máscara o tempo todo, independente do local. E se não resolve, fecha o comércio e deixa o povo andar sem máscara. Vamos trabalhar gente, o Brasil precisa andar.

    8 5 Responder

    Eu - 4 semanas, 1 dia atrás

    Não resolve!!! Diminui a chance SE estiver limpa e seca...maos limpas com agua e sabão ou álcool...Máscaras trocadas sempre que úmida...não colocar no queixo...nem na nuca. ..nem como pulseira...NEM NO BOLSO...MÁSCARA NA BOCA !

    0 1

  • Aglomeração | 4 semanas, 1 dia atrás

    Mais uma medida ineficiente q só vai gerar mais aglomeração, desabastecimento devido ao medo das pessoas de fecharem tudo e menos receita pro município q depois será sentida sob a forma de inflação e aumento dos preços.

    7 2 Responder

  • Zeus | 4 semanas, 1 dia atrás

    Prefeito, envie um projeto de lei para a Câmara de Vereadores estipulando como obrigatório o uso de máscara sem vias públicas e estabelecimentos comerciais. Se faz necessário também a proibição de reuniões e festas. Sai da comodidade de procurar a simpatia dos eleitores e aja. Ou será lembrado pela História como o administrador que nada fez. Câmara, se o prefeito não agir, aja. Senhores vereadores façam algo para ajudar o povo que elegeu vocês. Também entrarão para a História como mocinhos ou vilões.

    11 10 Responder

  • CONSCIENTE | 4 semanas, 1 dia atrás

    ENQUANTO NÃO PROIBIR A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NA CIDADE, NÃO ADIANTA FECHAR OS COMÉRCIOS E NEM DIMINUIR OS HORÁRIOS DOS SERVIÇOS ESSENCIAIS. SUPERMERCADOS COM HORÁRIOS REDUZIDOS NOS FINS DE SEMANAS SÓ VÃO AUMENTAR MAIS AS AGLOMERAÇÕES. EU NUNCA VI UM PODER EXECUTIVO TÃO OBTUSO QUANTO O DA NOSSA CIDADE, OU SÓ PENSAM NO DINHEIRO QUE ESTÃO RECEBENDO POR CAUSA DA PANDEMIA, QUE É O MAIS PROVÁVEL!!!

    38 13 Responder

    Raiz - 4 semanas, 1 dia atrás

    Amigo do céu, cachaça é o único remédio pra essa depressão de ficar trancado em casa e sem dinheiro

    6 2

carregar mais comentários