Patos de Minas foi escolhida para sediar uma grande pesquisa sobre a prevalência da Covid-19 no país. Pesquisadores do IBOPE vão realizar 750 testes rápidos em moradores da cidade, sendo três etapas de 250 testes, começando já na próxima quinta-feira (14). A Pesquisa é realizada em parceria como o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Pelotas.

A ausência de testes rápidos para a detecção do coronavírus é uma das grandes preocupações dos técnicos de saúde em Minas Gerais. Para se ter uma ideia, somente em Patos de Minas, mais de 360 pessoas consideradas como casos suspeitos não tiveram o teste realizado. A realização da pesquisa vai permitir que os órgãos de saúde conheçam a realidade da propagação do coronavírus no município.

Os primeiros 250 testes serão realizados a partir de quinta-feira (14). Os técnicos estarão testados, identificados e cuidadosamente protegidos com luvas, toucas, máscaras e roupas especiais. Depois de selecionar a residência, os técnicos vão escolher um morador para fazer o teste. Se for positivo, os outros membros da família também serão testados.

Geize Marques explicou que não há risco para os moradores. Ela destacou que os pesquisadores estarão acompanhados por agentes de saúde do município. A segunda etapa dos testes será realizada no dia 24 de maio e a terceira em 04 de junho. O resultado da pesquisa vai permitir que os técnicos da saúde conheçam a realidade do município e possam adotar as medidas de enfrentamento ao coronavírus com mais eficiência.