O tribunal do júri condenou, na tarde desta quarta-feira (19), um homem a 4 anos e 8 meses de prisão por tentativa de homicídio em Patos de Minas. O homem foi acusado de efetuar seis disparos em direção à vítima no ano de 2013. Ele não participou do julgamento pois está desaparecido.

A tentativa de homicídio aconteceu no dia 19 de Novembro de 2013. De acordo com a denúncia do Ministério Público, Renato Cristiano Serra, hoje com 43 anos, teria se aproximado de Thiago Augusto de Lima Guimarães e, munido de uma arma de fogo, disparado cerca de seis vezes contra ele. Os disparos atingiram o olho direito e a região lombar. Tudo aconteceu por volta de 21h40 na orla da Lagoinha. Thiago estava sentado no local quando foi surpreendido pelos disparos.

Segundo o promotor de justiça, Diego Martins Aguillar, o Ministério Público pediu a condenação de Renato por tentativa de homicídio qualificado pois ele teria agido de modo que dificultou a defesa da vítima. "A qualificadora que nós colocamos não foi aceita pelos jurados, nós entendemos e não pretendemos entrar com recurso", disse o promotor. O defensor público Walner Dias disse que não havia provas suficientes para que a qualificadora fosse aceita uma vez que a participação de Renato no crime ainda é duvidosa. "Apesar de ele ter confessado o crime, o Renato sofre de esquizofrenia como disse a mãe dele em depoimento aqui hoje, ou seja, ele é facilmente manipulável e pode ter sido forçado a confessar algo que ele não fez" reforçou o defensor público.

Renato não participou do julgamento pois está desaparecido. De acordo com a mãe dele, a última vez em que se soube de seu paradeiro, ele estava vivendo como andarilho no estado do Espírito Santo. Ele foi condenado a 4 anos e 8 meses de prisão em regime semiaberto.

Nessa terça-feira (18) o Tribunal do Júri também condenou um homem a cumprir 13 anos e 6 meses de prisão por um homicídio em Março de 2017. Vinícius Henrique Gonçalves Silva foi acusado de matar, com um golpe de faca no peito, Guilherme Henrique Machado Silva, na época com 21 anos. O crime aconteceu por causa de uma desavença envolvendo a compra de uma bicicleta.

Guilherme estava em casa assistindo a um jogo na televisão com seus pais quando Vinícius teria chegado ao local. Segundo a denúncia, os dois discutiram e então Guilherme teria dito "Eu vou te matar Vinícius". A mãe dele escutou e quando foi ver o que havia acontecido, Guilherme já estava caído ao solo com um sangramento no peito. Uma unidade do SAMU foi acionada, mas ele já estava sem vida.

Vinícius foi condenado por homicídio duplamente qualificado pois agiu por motivo fútil e usou de artifícios que impossibilitaram a defesa da vítima. Ele deverá cumprir a pena em regime fechado.