Greve de petroleiros atinge 10 Estados, diz FUP

Petrobras diz que produção não é afetada

publicado em 02/02/2020,


 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

Petroleiros da Petrobras iniciaram neste sábado greve por tempo indeterminado, com o protesto envolvendo 10 Estados do país, informou a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

A categoria cobra a suspensão das demissões na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen), que afetarão mais de mil famílias, afirmou a FUP em comunicado. Os petroleiros também querem o estabelecimento de negociação com a empresa para cumprimento de Acordo Coletivo de Trabalho e “suspensão imediata das medidas unilaterais tomadas pela gestão e que estão afetando a vida de milhares de trabalhadores”.

A FUP afirmou que a greve atinge trabalhadores de 12 unidades de refino que estão sem rendição de turnos e quatro terminais da Transpetro, subsidiária da Petrobras que também está sob a mira de ser privatizada.

Na Bacia de Campos, 12 plataformas aderiram à orientação do sindicato de realizar levantamento de pendências de segurança, efetivo e se houve embarque de equipes de contingência a bordo, afirmou a FUP.

Na Fafen-PR, os trabalhadores seguem ocupando a unidade há 12 dias para impedir o seu fechamento e as 1.000 demissões anunciadas pela Petrobras para o próximo dia 14, disse a entidade sindical.

Segundo a diretora de refino e gás da Petrobras, Anelise Lara, o maior impacto da greve tem sido na troca de turnos das unidades da petrolífera. Porém, ela comentou que até o momento a produção não foi afetada.

Sobre a Fafen “trata-se de uma empresa que não tem sustentabilidade financeira. Não podemos drenar o caixa da Petrobras aceitando este tipo de situação”, disse Lara.

A FUP afirmou que a greve tem adesão de 7 mil funcionários da companhia no país.

Procurada mais cedo, a companhia afirmou que considera “descabido o movimento grevista anunciado pela FUP, pois as justificativas são infundadas e não preenchem os requisitos legais para o exercício do direito de greve. Os compromissos pactuados entre as partes vêm sendo integralmente cumpridos pela Petrobras em todos os temas destacados pelos sindicatos”.

A paralisação começou um dia depois da Petrobras iniciar a fase vinculante de venda de ativos em refino, que inclui: Refinaria Isaac Sabbá (Reman) no Amazonas; Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), no Ceará; e Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) no Paraná; assim como seus ativos logísticos correspondentes.

A empresa também iniciou na véspera a etapa de divulgação da venda da totalidade de suas participações nas usinas de energia Eólica Mangue Seco 1 e Eólica Mangue Seco 2.

Fonte: Reuters

Postado em 02/02/2020
Compartilhe:

1 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Riala Mafon | 2 meses atrás

    Que aprece alguém do governo ou apoiador que explique qual a lógica de vender "coisas" funcionando, necessárias para o país e depois comprar o que produzem com um preço mais caro. Esse neoliberalismo vai realmente transformar o Brasil de uma economia respeitada , num pais colonizado, dependente , bananeiro.

    7 0 Responder