A área de preservação permanente vem sofrendo com as queimadas e moradores cobraram providências.

Técnicos do CIMA-Conselho Integrado do Meio Ambiente- voltaram a visitar nesta terça-feira (01) a Praça da Biquinha, no Bairro Caramuru, em Patos de Minas. A área de preservação permanente vem sofrendo com as queimadas e moradores cobraram providências. Uma gameleira continua com o tronco se queimando. Já o Pau-Brasil plantado em 2018 foi atingido pelas chamas, mas apresentou sinal de recuperação.

A vistoria ambiental desta terça-feira detectou a presença de fogo nos troncos da gameleira na praça da nascente urbana. A Ação Ambiental apontou que o fogo continua nos troncos e o ambientalista do Cima aproveitou a ação ambiental para coletar lixo no local. Foram recolhidos material orgânico, pedaços de telhas e cerâmica, e até pneu velho.

Os sinais de fumaça mostram que o incêndio continua dentro dos grandes troncos da gameleira, queimando por dentro, durante duas semanas. Na segunda fase do trabalho, as ações serão para retirada do restante da madeira e limpeza da área hídrica. Isso deve acontecer tão somente quando não houver foco de incêndio no local. A demora da ação poderá acarretar o assoreamento da nascente que se encontra cheia de folhas, cinzas, carvão e terra.

Os técnicos do CIMA destacaram que a muda de Pau-Brasil plantada há dois anos no centro da praça não foi atingida diretamente por causa do coroamento feito antes do incêndio, porém o calor das chamas chamuscou e queimou as folhas que estão todas secas e quase mortas, porém um sinal de vida surgiu esta semana com o brotinho verde no pontinho da árvore.

Fonte: Ascom do CIMA