Exigência de simulador para obter CNH deixa de valer a partir de hoje

Houve também a redução de 25 para 20 horas o número de aulas práticas para a habilitação da categoria B.

publicado em 16/09/2019,


Começa valer a nesta segunda-feira (16) a Resolução 778, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que define mudanças no processo de formação de motoristas. Entre as alterações, estão a que torna facultativo uso de simulador para a expedição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a que reduz de 25 para 20 horas o número de aulas práticas para a habilitação da categoria B.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

O documento define também que a exigência de aulas noturnas diminui para 1 hora/aula prática tanto para a categoria A (moto) quanto categoria B (carro). Antes era de 20% sobre o total da carga horária. Outra mudança, é o aumento da validade da CNH que passa a ser de dez anos.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, disse que as mudanças visam reduzir a burocracia na retirada da CNH e diminuir os gastos do cidadão para obtenção da habilitação. “As aulas de simulador têm um custo diferente, mas dá para estimar que a gente vá ter uma redução de até 15%. A ideia é deixar que o mercado defina isso."

O ministro ressaltou que não há comprovação sobre e eficácia do simulador na preparação do motorista. “O simulador não tem eficácia comprovada, ninguém conseguiu demonstrar que isso tem importância para formação do condutor. Nos países ao redor do mundo, ele não é obrigatório, em países com excelentes níveis de segurança no trânsito também não há essa obrigatoriedade. Então, não há prejuízo para a formação do condutor”, disse o ministro durante entrevista ao anunciar as mudanças em junho passado.

Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é o estado onde a Resolução 778 ainda não tem validade. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região acolheu liminarmente ação do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Rio Grande do Sul (SindiCFC) contra a União, requerendo a suspensão da eficácia e dos efeitos da norma.

Com isso, até decisão em contrário, vale no estado a situação anterior, que obriga a realização de aulas em simulador de direção para a categoria B (carro).

Fonte: Agência Brasil

Postado em 16/09/2019
Compartilhe:

7 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Na Real | 1 mês atrás

    Desde o primeiro governo do outro Presidente Ladrão que foi o Sr. Fernando Henrique, que os velhinhos Ladrões do DENATRAN, se auto intitularam os Deuses da CNH! Passaram á criar um monte de merda para formar motoristas e motociclistas da pior espécies! São pessoas que acham que a partir da hora que estão portando o documento, não precisa mais cumprir as normas de trânsito, passam a fazer barbaridades, enquanto estão dirigindo! Não respeitam mais as normas e nem o seu semelhante, alí naquele momento, ele tem direito á tudo, e o seu semelhante, não tem direito a nada!

    8 0 Responder

  • Eva | 1 mês atrás

    Patos hoje, faz uma matéria pra nós aí nas auto escolas, e pergunta pra eles o porquê não tem uma cartilha explicando certinho o que eles ensinam nas aulas práticas e teóricas e de outro lado ter outra cartilha com as exigências da polícia civil na hora da prova final, muita reprovação por erros simples, . Está muito caro pra tirar uma carteira de motorista, quase ninguém passa nos exames.Resumindo: acho que as auto escola ensinam de uma forma , na hora da prova final os policiais querem outra técnica de dirigir.Somos alunos reféns de auto escola e Detran, sem direito a não abrir a boca pra reclamar nada.Quem fala , uma coitada que já levou várias reprovação, e não é só eu vou, a maioria e reprovado várias vezes.Nos ajude, com alguma informação.Obrigada!

    7 1 Responder

    Na Real - 1 mês atrás

    Eva... vou lhe responder: Mafia, extorsão, roubo! Estes dias eu fiquei vendo um instrutor de Auto escola, ministrando uma aula pratica na porta da minha casa... que vergonha o cara não tem formação nenhuma para ser um instrutor, não sabia ensinar nada para á pessoa, quando eu o questionei, oque fez foi me desacatar, e mandou que o aluno sair dali! Aqui, carteira de Habilitação é fonte de receita para os governantes, lá fora em países de primeiro mundo á história é outra! Lá fora tem rodovias para você andar no limite máximo da capacidade do veiculo...aqui nem abaixo da capacidade do mesmo, você não consegue segurar um veiculo nem em uma rua, andando abaixo da velocidade permitida!

    7 0

    Eva - 1 mês atrás

    Muito obrigada, vc que me respondeu ( Na real), e isso tudo que vc falou mesmo, eles ensinam os coitados dos alunos de uma forma, no dia da prova a polícia civil quer de outro jeito, não sei ate quando vai essa máfia de auto escola e detran.

    5 0

  • horace | 1 mês atrás

    Fico pensando em quem fez investimento e comprou o simulador que não é barato.

    5 2 Responder

    Eva - 1 mês atrás

    ..., não aprendi nada com esse simulador.Joguinho de vídeo game puro, meus 300 e tantos reais foi pro ralo.

    9 1

  • Observador | 1 mês atrás

    Aném devia ter esperado o mês de setembro passar tragico..

    3 5 Responder