Dr.Antônio José de Oliveira Jehá  é especialista em ortopedia e traumatologia.

O sonho de muitos de trabalhar em casa se tornou uma necessidade da noite para o dia, e nessa correria muitos se viram organizando e montando escritórios improvisados às pressas em casa. Devido ao isolamento social todos fomos obrigados a mudar nossa rotina para evitar a disseminação do novo coronavírus e com essas mudanças também vieram os problemas de postura e as dores lombares.

Com o fechamento das academias, a redução na intensidade das atividades físicas e o improviso na montagem do escritório, a cadeira e a mesa que temos em casa já não são tão confortáveis quando prolongamos o tempo que passamos nelas, mas acalme-se nem tudo está perdido, existem algumas medidas que podem ser tomadas para diminuir os danos causados por essas mudanças. Aí vão algumas dicas:

- Fazer alongamentos: as nossas articulações dependem da movimentação para oxigenação e nutrição da cartilagem e das estruturas estabilizadoras.
- Faça intervalos regulares: o ideal é que hajam pelo menos 10 min de intervalo a cada 1 hora, isso também te ajudará na concentração, evite ficar mais que 2 horas na mesma posição.
- Cuidado com o celular: quando possível usar o aplicativo no computador ou dispositivos de áudio, evite ficar com o pescoço pendente ou segurando o aparelho muito tempo com as mãos.
- Use apoio para a coluna lombar: a nossa coluna lombar tem uma curvatura natural, ao colocar uma pequena almofada na região inferior e mantê-la encostada, respeitamos essa curvatura e permitimos um melhor relaxamento da musculatura evitando dores lombares, associado a almofada procure manter os pés apoiados no chão.
- Apoio para os antebraços: se a cadeira não possuir apoio mantenha o antebraço apoiado sobre a mesa, isso reduzirá as dores na escápula ombros e na cervical.
- Regule corretamente a altura do monitor: o centro da tela deve ficar ao nível dos olhos para evitar sobrecarga no pescoço. Se necessário coloque um apoio embaixo da tela.
- Lembre-se: a cama é um local de descanso não use computadores ou celulares deitados, pode ser extremamente prejudicial a sua coluna, ombros, cotovelos e punhos
- Exercite-se: manter uma musculatura condicionada ainda é o principal fator que influenciará na adaptação do seu corpo a essa nova postura.

Lembre-se um bom profissional pode avaliar e te auxiliar no diagnóstico, no tratamento e na prevenção de lesões e dores decorrentes da postura ou de doenças associadas.

Dr.Antônio José de Oliveira Jehá  é especialista em ortopedia e traumatologia, coordenador do serviço de ortopedia e residência médica do Hospital Regional Antônio Dias e atende na Clínica  Medic Imagem Diagnósticos – Telefone /Whatsapp 38268400.

Informe Publicitário