Em noite especial, melhores cafés de toda Minas Gerais são premiados em Patos de Minas

A solenidade terminou com uma apresentação da Escola de Samba Grande Rio.

publicado em 28/11/2014,


O evento teve a participação dos principais produtores e compradores de café de toda a região.

Um evento especial foi preparado nessa quinta-feira (27) em Patos de Minas para premiar os melhores cafés de Minas Gerais. A solenidade que anunciou os vencedores do 11º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais recebeu diversos produtores rurais, autoridades e empresários. A solenidade terminou com uma apresentação da Escola de Samba Grande Rio que está preparando uma homenagem ao café.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

Foram escolhidos os melhores cafés em cada região produtora nas categorias Café Natural e Café Cereja Descascado. Entre os cafés vencedores, os dois com maior pontuação em cada categoria foram eleitos os campeões estaduais. A solenidade também homenageou o cafeicultor com o melhor café produzido com sustentabilidade, de acordo com a certificação oficial do Estado, e entregou o diploma aos primeiros colocados em cada categoria e o certificado aos cafeicultores finalistas.

Para a edição deste ano, foram inscritas 1.025 amostras das quatro regiões cafeeiras do Estado: Cerrado Mineiro, Chapadas de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas. Os lotes foram entregues pelos cafeicultores nos escritórios da Emater-MG, sendo aceitos somente cafés da espécie Arábica, safra 2014, tipo 2 para melhor.

Imagens atualizado em 28/11/2014 • 126 fotos

Clênio Robson, diretor da Origem, empresa que trabalha no mercado de exportação de cafés especiais e no mercado interno, esteve presente ao evento e destacou a importância do concurso. O empresário informou que o evento é uma grande oportunidade para selecionar os melhores cafés e apresentá-los ao mercado Brasileiro e internacional. Ele explicou que, como trabalha com cafés de alta qualidade, é importante participar para estar sempre oferecendo o que é de melhor para seus clientes. “A origem exporta cafés especiais para o Japão, Europa e USA. Este ano, a Origem também lançou sua própria marca no mercado de cafés torrados, Café da Origem”, destacou.

A Origem destaca que o consumidor de café está cada dia mais exigente, em se tratando de qualidade e a busca por produtos “Premium” é uma realidade tanto no Mercado de café nacional quanto internacional. Atualmente, há vários concursos: no âmbito regional, no estadual e no nacional, que visam divulgar e premiar os cafeicultores que produzem cafés de altíssima qualidade. Em função disso, agrega-se valor ao seu produto, bem como estimula, no dia a dia, à conduta correta das atividades do campo, promovendo o manejo adequado das lavouras, da colheita, do pós-colheita e, também, da armazenagem.

Posteriormente à realização desses concursos, os cafés, com melhor colocação, são oferecidos ao comércio, geralmente, via leilão, a preços com valorização, às vezes, de até 500 por cento em comparação com o “mercado comum”. Confira os vencedores:

Cerrado Mineiro- Café Natural

1º Versi Crivalenti Ferrero- Patos de Minas

2º Eduardo Pinheiro Campos- Presidente Olegário

3º Geraldo Alves de Melo- Serra do Salitre

Cerrado Mineiro- Cereja descascado

1º Décio Bruxel- Patos de Minas

2º AC Café S/A- Araxá

3º Afonso Maria Vinhal- Serra do Salitre

Matas de Minas- Café Natural

1º Roberto Carlos Miranda -Arapongas- campeão estadual.

2º Leônio Carlos Filho- Arapongas

3º Rafael Bastos Silva- Santa Margarida-

Matas de Minas- Cereja descascado

1º 6 Greciano Lacerda Moura – Espera Feliz- campeão estadual.

2º Manoel Protásio de Abreu- Espera Feliz

3º José Alexandre Abreu de Lacerda- Espera Feliz

Sul de Minas- Cereja descascado

1º Sebastião Nogueira- Carmo de Minas

2º Ipanema Agrícola- Conceição do Rio Verde

3º Henrique Dias Cambraia- Santo Antônio do Amparo

Sul de Minas- Café Natural

1º Giovanni Leto Barone- Guaxupé

2º Francisco Otávio Lotufo- Poços de Caldas

3º Luís Antônio dos reis- Guaxupé

Chapadas de Minas- Cereja descascado

1º Primavera Agronegócios LTDA- Angelândia

2º Cláudio Esteves- Capelinha

Chapadas de Minas- Café Natural

1º Cláudio Fujio Nakamura- José Gonçalves de Minas 

Autor: Farley Rocha

Postado em 28/11/2014
Compartilhe:

2 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Édio Batista da Fonseca | 5 anos, 7 meses atrás

    Parabéns aos organizadores deste evento tão importante,hoje o cliente é cada vez mais exigente.O café sendo um dos carros´chefes de exportação do Brasil a cada dia tem que ter novas tecnologias para o melhoramento genético.E não tem nada mais gostoso que um cafezinho de boa qualidade,pena que no Brasil90% do bom café vai para exportação e nós brasileiros só tomamos os de quinta categoria e caro.

    4 7 Responder

  • Apreciador | 5 anos, 7 meses atrás

    Parabéns pela organização do concurso e do evento, foi uma belíssima festa.

    1 3 Responder