Economia já está comprometida e cabe ao governo propor medidas para salvá-la, diz economista

O economista alertou que o Governo Federal deve adotar medidas urgentes para tentar salvar a economia.

publicado em 26/03/2020, por Maurício Rocha


 

Doutor em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Hermano Caixeta participou do programa Contraponto do Patos Hoje nessa quarta-feira (25) e alertou que o Governo Federal deve adotar medidas urgentes para tentar salvar a economia. Ele esclareceu que em momentos de forte crise como agora existem mecanismo que podem ser usados para socorrer setores e populações mais afetadas, como fizeram os Estados Unidos que divulgaram ontem um pacote de 2 trilhões de dólares.

Hermano afirmou que a crise econômica se instalou antes mesmo do novo coronavírus chegar ao Brasil. Ele explicou que as bolsas de valores começaram a perder valor quando a contaminação em massa começou a acontecer na China.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

Ao contrário de alguns argumentos colocados nos últimos dias, para o economista, salvar a economia depende primeiramente de evitar que o Coronavírus cause uma contaminação em massa. Ele explicou que nenhuma economia sobrevive se a população estiver vivendo em constante ameaça de ficar doente.

Com relação ao dilema de manter as pessoas em casa e prejudicar a economia ou tentar salvar a economia e por as pessoas em risco de contaminação, Hermano Caixeta esclareceu que países que hoje enfrentam grandes níveis de mortalidade em decorrência do Coronavírus também passaram por este momento.

Por fim, o economista afirmou que cabe ao Governo Federal adotar medidas econômicas para salvar os setores mais afetados e as pessoas mais atingidas pela pandemia da Covid-19. Ele afirmou que existem mecanismos para isso e outros países, como os Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, já estão fazendo.

Autor: Maurício Rocha Postado em 26/03/2020
Compartilhe:

35 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Johny | 3 meses, 2 semanas atrás

    Se fosse bom não estaria em Patos!

    2 9 Responder

  • Lagoense | 3 meses, 2 semanas atrás

    Tem uns vereadores aqui de patos que defende a paralização e fica criticando o presidente, o bom deles é que o salário dele de uns 10 mil tá garantido, aí desse jeito fica fácil falar pra ficar tudo parado!

    7 4 Responder

  • NINGUEM | 3 meses, 2 semanas atrás

    parem um minuto e façam essa reflexão, os sintomas aparecem em poucas pessoas certo? isso começou na china em novembro, e só quando começaram os óbitos que eles divulgaram, isso que dizer que pode ter começado antes, bem com isso quantas pessoas tiveram na china ou chineses tiveram no brasil depois disso?, tivemos o carnaval lembram? São paulo, Rio de Janeiro até Mesmo BH, onde concentra a maior parte das mortes e infectados, imagina agora todo mundo trancado dentro de casa 1 infectado com 5, 6 pessoas da família, não se iluda metade da população já esta infectada.

    5 11 Responder

    Toim - 3 meses, 2 semanas atrás

    Eu até parei um minuto para fazer essa reflexão. Minuto perdido com uma reflexão típica de alienado que se acha mais entendido que todo mundo.

    3 2

  • Bolsonaro | 3 meses, 2 semanas atrás

    Agora começa o discurso de culpar o governo. A população já percebeu o motivo desse vírus. Querem inviabilizar o governo e jogar o povo contra para voltar a ser como era antes.

    24 18 Responder

    Siqueira Junior - 3 meses, 2 semanas atrás

    Acorda pra vida meu filho! Tira essa venda de cavalo da cara! Quem inviabiliza o governo é o próprio chefe dele que é incompetente! O povo acordou e viu o traste que esse Bolsonaro é! Sugiro que faça o mesmo!

    15 14

    Toim - 3 meses, 2 semanas atrás

    Fale por você, amigo. A população não viu nada e a sua maioria está contra esse palhaço que está no Governo. Não se engane achando que Bolsonaro está por cima. Seu gado medíocre!

    5 5

  • Baba | 3 meses, 2 semanas atrás

    Fique em casa , morram.de fome , bjos da miseria

    14 15 Responder

    Caio - 3 meses, 2 semanas atrás

    A fala sério! Morrer de fome nesse país não é nada novo, antes do corona isso já acontecia todos os dias. Nenhuma novidade. Vocês estão preocupados é em manter o status social fútil em dia e as mordomias, pq pobre que é pobre mesmo e ainda não morreu de fome, elé pq dia a dia lutou e luta pra ter o que comer. Esse mimimi de ter que ir trabalhar é uma balela, pois os patrões vão ficar isolados enquanto irão colocar a massa pobre trabalhadora no risco e tá tudo certo. Quero mais é que essa economia exploda e esses bacanas sonegadores de impostos e beneficiados pelo governo coma lavagem igual os pobres pra eles perceberem que não são melhores que ninguém. Um dia a conta chega meus caros.

    2 0

  • Simples | 3 meses, 2 semanas atrás

    Assim que esse belíssimo decreto terminar dia 31/03, vou abrir minha empresa, os funcionários que quiserem ficar na quarentena pessa demissão e pronto, respeito a vontade deles, mas não posso ficar fechado .

    17 15 Responder

    Inimigo do Bozo - 3 meses, 2 semanas atrás

    Quem escreve "pessa" ao invés de "peçam" não deveria abrir empresa alguma, deveria se matricular em alguma aula de Português.

    5 0

  • Patos de Minas | 3 meses, 2 semanas atrás

    O Governo Federal já propôs uma solução, excelente por sinal, é só essa turma sadia que gira o Brasil voltar a trabalhar que aquece a economia, porque tratar de malandro dentro de casa com medo é complicado, não existe quantidade de dinheiro que dê conta. Só cuidarmos das pessoas do grupo de risco bem protegidas, cada um cuida dos seus. Ficar dentro de casa, sem produzir, não existe equação que fecha, não existe nação que sustenta. Temos que ter responsabilidade sim, e cuidar sim de nossas saúdes. Só que se acovardar e bater queixo de medo não salva ninguém. Vamos trabalhar Brasil, senhor Prefeito vamos encorajar a cidade, não adianta essa ditadura de obrigar ficar em casa não. Vamos tirar os tapas de burros de carroça e enxergar, formar nossa própria opinião e conceitos, deixar de ser Maria vai com as outras. Ninguém vai tratar da gente dentro de casa não. Deixemos de ser covardes, vamos a luta.A morte é a certeza de todos, vamos lutar pra VIVER...

    26 9 Responder

  • Valder | 3 meses, 2 semanas atrás

    A economia pode ser salva pelo menos em parte sem que as pessoas morram isto seria radicalizar o bom senso deve sempre prevalecer acredito no meio termo

    8 0 Responder

  • Chico | 3 meses, 2 semanas atrás

    Uai cadê meu comentário?

    0 1 Responder

  • Lilica | 3 meses, 2 semanas atrás

    Se lasca a economia, quero e minha família viva comigo e saudável

    21 37 Responder

    Gabi - 3 meses, 2 semanas atrás

    O que depende de economia ... Hospitais , aposentadoria, salário de médicos e enfermeiras, salário dos bombeiros , salário dos policiais, remédio para os idosos que não podem pagar pelos remédios , bolsas famílias , auxílio doença , saneamento básico, seguro desemprego para os que já estão desempregados e ainda vão ficar , ramo alimentício , agricultura e por aí vai espero que sua família consiga sobreviver sem isso ... isso é economia e lembrando que vacina só sai daqui um ano o que significa que sua família terá que ficar um ano em quarentena porque o vírus ???? não some em 3 meses . Que Deus nos ajude .

    7 0

    SEIII - 3 meses, 2 semanas atrás

    AH TA! E DEPOIIS?

    0 0

    uai - 3 meses, 2 semanas atrás

    vc deve se preocupar com as duas coisas pois se a economia estiver ruim sua familia passará por tempos dificeis

    5 3

    SEIII - 3 meses, 2 semanas atrás

    MAIS SE NAO TIVER A ECONOMIA NÃO TERA COMO TRATAR DA SUA FAMILIA, INFELIZMENTE AS COISAS DEPENDEM UMAS DAS OUTRAS

    2 1

carregar mais comentários