Domingo de Ramos é celebrado com igrejas fechadas e transmissões ao vivo pela internet

O Domingo de Ramos relembra a entrada de Jesus em Jerusalém

publicado em 05/04/2020, por Maurício Rocha


As celebrações aconteceram com as portas das igrejas fechadas

As celebrações do Domingo de Ramos, que normalmente atraem centenas de fiéis para as igrejas católicas de Patos de Minas, este ano, foram realizadas de portas fechadas e sem a presença de público. As missas presenciais foram substituídas por transmissões ao vivo pela internet. A medida foi tomada pela Diocese para evitar aglomeração de pessoas durante a pandemia do Coronavírus.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

O Domingo de Ramos relembra a entrada de Jesus em Jerusalém, sendo aclamado pela multidão que erguia folhas de palmeiras para saudá-lo como o filho de Deus. Os ramos que dão nome a essa data eram uma espécie de presente para Jesus, geralmente dado por pessoas humildes. Por isso, as celebrações do Domingo de Ramos são marcadas por procissões e celebrações abertas ao público, ao contrário do que ocorreu neste domingo (05).  

Por causa da pandemia do Coronavírus, a Confederação dos Bispos do Brasil recomendou que os fiéis ficassem em casa e colocassem os ramos nas portas para que fossem abençoados à distância. Em Patos de Minas, os católicos atenderam ao pedido da igreja. Eles acompanharam as missas à distância através de transmissões ao vivo realizadas pelas paróquias.

Algumas pessoas até tentaram acompanhar as celebrações, mas encontraram as portas fechadas. A missa presidida pelo bispo diocesano Dom Claudio Nori Sturm pode ser acompanhada em tempo real. Mais cedo, o arcebispo Dom João Bosco Oliver de Faria também fez uma celebração pela internet. Na Paróquia de Santa Terezinha, os padres capuchinhos realizaram a celebração do Domingo de Ramos dos jardins da igreja também com transmissão ao vivo pela internet.

Mesmo que à distância, as missas tiveram boa aceitação dos fiéis, que entenderam o momento em que o mundo está atravessando. E essas iniciativas, com missas sem público e transmitidas ao vivo pela internet devem se tornar cada dia mais comuns. As igrejas evangélicas também têm adotado essa prática.

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa para os católicos. Os ramos usados na celebração são queimados e as cinzas são usadas na quarta-feira de cinzas do ano seguinte.

Imagens atualizado em 05/04/2020 • 16 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 05/04/2020
Compartilhe:

9 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Vanessa | 1 mês, 4 semanas atrás

    Muito correto essa prática e deveria ser adotada por outros credos. Afinal Deus está dentro de cada um de nós e esse momento também é uma prova de fé. #ficaadica

    0 0 Responder

  • Lilica | 1 mês, 4 semanas atrás

    Vamos a cada dia fortalecer nossa fé, sou evangélica e imagino o quanto tá sendo difícil para vocês católicos, por ser uma semana tão especial para a igreja devido as programações de quaresma, e de repente todas as igrejas fechadas, mais com isso que todos nós possamos valorizar mais a casa do Senhor, um lugar tão maravilhoso, a cada missa ou a cada culto que possamos sentir mais a presença de Deus, que possamos nos amar mais!!!! Paz a todos!

    5 1 Responder

  • Riala Mafon | 1 mês, 4 semanas atrás

    É um novo exercício da Fé. Se alguém me pergunta o que é Deus, eu confesso que não sei. Se não pergunta, eu sei. S.A.

    0 8 Responder

    Maria Valéria - 1 mês, 4 semanas atrás

    Se você não crê eu preciso te respeitar, mais você não faz ideia de quantas coisas maravilhosas você vai perder por pensar assim!!!!! Deus sem você continua sendo Deus, e você sem Deus não e nada!

    3 1

  • TEREZA RAQUEL | 1 mês, 4 semanas atrás

    Vocês poderiam divulgar a programação dos horários das missas que serão feitas de forma online de cada paróquia, é uma semana tão marcante para nós e estamos perdidos sem saber quais horários terá transmissão, qual o meio de comunicação fará. Até o PH poderia se juntar igual as rádios e NTV estão fazendo. É um bem coletivo que vocês farão.

    45 0 Responder

  • Religioso | 1 mês, 4 semanas atrás

    Como faço pra ter acesso à missa do dom João Bosco e dom Cláudio? Alguém pra enviar os links ? Não consegui ver só vivo. Muito obrigado

    12 1 Responder

    Educadora - 1 mês, 4 semanas atrás

    Segue ele no Instagram

    3 0

    Educadora - 1 mês, 4 semanas atrás

    https://instagram.com/domclaudiooficial?igshid=at9ck03k3yz6

    2 1

  • Demissão Já Denise Secretaria de Saúde 1 mês, 4 semanas atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.