Defesa Civil confirma 30 mortes na Grande BH por causa das chuvas

Além dos óbitos, há 17 pessoas desaparecidas, 620 desalojados e 911 desabrigados 911, além de sete feridos.

publicado em 25/01/2020, por Maurício Rocha


Em Belo Horizonte, somente ontem (24) foram registradas 72 ocorrências de deslizamentos.

O número de mortes em razão das chuvas em Minas Gerais subiu para 30. O número foi atualizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil no início da noite deste sábado (25). Além dos óbitos, há 17 pessoas desaparecidas, 620 desalojados e 911 desabrigados 911, além de sete feridos.

De acordo com a Defesa Civil, há risco grande de deslizamento em nove cidades da região metropolitana de Belo Horizonte: Sabará, Rio Acima, Brumadinho, Contagem, Nova Lima, Betim, Ribeirão das Neves e Ibirité, além da própria capital. Em Belo Horizonte, somente ontem (24) foram registradas 72 ocorrências desse tipo.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

Entre a quinta e a sexta-feira, o volume foi o maior registrado desde que teve início o monitoramento, no ano de 1910.

A previsão é que a intensidade das chuvas reduza-se a partir deste domingo (26).

A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar continuam trabalhando no atendimento de ocorrências tanto de risco geológico (como deslizamentos e soterramentos) quanto de risco hidrológico (como alagamentos e inundações).

Situação de Emergência 

O governo federal decretou, de forma sumária, situação de emergência em Belo Horizonte e Contagem, Minas Gerais, e também em quatro cidades capixabas..

Equipe do Ministério do Desenvolvimento Regional atua em apoio aos trabalhos de resposta às fortes chuvas que atingiram a região metropolitana de Belo Horizonte e o Espírito Santo. Profissionais da Defesa Civil Nacional estão em ambas as localidades para auxiliar na mitigação dos danos humanos e materiais causados pelos desastres.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional, elevou o status de operação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) para alerta máximo.

Neste sábado (25), o governo realizou reunião com representantes de diversos órgãos para traçar um plano de ação nos municípios mais afetados pelas chuvas.

Fonte: Agência Brasil

Autor: Maurício Rocha Postado em 25/01/2020
Compartilhe:

4 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Zázá | 4 meses, 1 semana atrás

    O governador deu entrevista hoje e disse que devida as chuvas , vai fechar os supermercados , igrejas , hospitais , escolas , todo estado é pra entrar de férias pra não gastar o dinheiro do estado , defesa civil também é para estar fechada por que o estado nao tem dinheiro , Zema pior governador de Minas não vai ajudar com nada , depois dessas chuvas , Deus tenha misericórdia do povo para recuperar das tragédias , por que se depender do Zema só não vai fechar os seus postos de gasolina e suas lojas , e desde quando governo federal ajuda as vítimas de alguma tragedia

    0 0 Responder

  • [email protected] | 4 meses, 1 semana atrás

    A culpa não é da chuva, a culpa é do ser humano que constrói próximo aos córregos e rios. Burrice e ganância!

    3 3 Responder

  • Injuriado | 4 meses, 1 semana atrás

    É muito triste esse tipo de acontecimento e o governo do estado deu entrevista hoje na globo e segundo ele foram retiradas famílias desses locais de riscos e depois eles voltaram pra casa de novo sem autorização e foram soterradas é lamentável mais nessa mesma conversa o comandante dos bombeiros disse que estão tendo que pegar mandado judicial pra retirada dessas famílias infelizmente muitos não querem ajuda.

    2 0 Responder

  • valde | 4 meses, 1 semana atrás

    misericórdia deus pai é o que precisamos principalmente as crianças têm misericórdia de nós e do mundo inteiro

    5 1 Responder