349669 2216 Ok
Banner Unipam 2017 - Institucional
Publicado em 20/04/2017
Compartilhe:

Coopatos chega aos 60 anos e comemora conquistas proporcionadas pelo cooperativismo

Em seu aniversário de 60 anos, a COOPATOS agradece o apoio de seus cooperados, colaboradores e fornecedores.

Imagem ilustração.

Este ano, a COOPATOS comemora 60 anos de muito trabalho, evolução e conquistas. São seis décadas de uma história construída com esforço contínuo que permitiu à cooperativa se tornar uma das maiores de Minas Gerais. Em seu aniversário de 60 anos, a COOPATOS agradece o apoio de seus cooperados, colaboradores e fornecedores.

 História

O início dessa trajetória de sucesso se deu em 1957, quando 76 produtores se uniram para iniciar a venda em comum da produção e o fornecimento de bens de consumo, de insumos e de equipamentos, criando, assim, a Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas (COOPATOS). Os fundadores iniciaram suas atividades em uma loja estabelecida na Rua Major Gote que por muitos anos sediou a administração da cooperativa. Nela, eram oferecidos aos produtores mercadorias e insumos com preços e com condições de pagamento diferenciadas.

Em 1958, foi dado o segundo passo para a evolução da cooperativa: a aquisição de um imóvel também na Rua Major Gote que era destinado à armazenagem, ao beneficiamento e à comercialização de grãos dos cooperados, que teriam, então, um espaço para armazenar a sua colheita e vender a produção em datas favoráveis.

A década de 60 se iniciou com um grande marco: em 1964 a cooperativa adquiriu um terreno que dois anos mais tarde passaria a abrigar o seu Laticínio. Após um processo de ampliação feito entre 1972 e 1974, a efetiva produção de leite envasado, de queijos, de doce, de manteiga e de requeijão teve início em 1975. Em 1976, uma nova ampliação da estrutura da Indústria foi feita, além da transferência da loja e da administração para a Rua Major Gote. Finalizando essa década, em 1979, devido à grande expansão da atividade da COOPATOS, foi criado o Departamento de Assistência Técnica, que hoje é chamado de Departamento de Relacionamento com o Cooperado e é responsável pela disseminação eficaz de novas tecnologias, contribuindo para uma rentabilidade significativa das propriedades cooperadas.

Os anos 80 foram marcados pela construção do Posto de Recepção de Leite e da Loja Agropecuária no município de Lagoa Grande, além da aquisição dos armazéns da CASEMG em 1982, da instalação da Fábrica de Sal Mineral em 1986, e da criação da Cooperativa de Crédito Rural (Credipatos) em 1988. Desse modo, a COOPATOS foi submetida à integração dos seus setores, o que proporcionou uma maior agilidade e modernização ao processo de desenvolvimento das suas atividades profissionais.

Continuando a expansão das atividades da cooperativa, a década de 90 se destacou pela instalação de seu supermercado em Patos de Minas e em Lagoa Grande, unidades que mais tarde iniciaram a coleta a granel do leite, o fornecimento a granel da ração e a construção do sistema de tratamento de efluentes.  Ainda nos anos 90, foi realizada a construção das fábricas de queijos, de rações e de iogurtes. A COOPATOS, ainda, participou ativamente da constituição e, posteriormente, da transferência para Patos de Minas da Cooperativa Central Mineira de Laticínios (Cemil), sendo a sua principal acionista e fornecedora.

Nos últimos dezessete anos, a COOPATOS investiu em tecnologia e em ampliações, valorizando sempre os seus cooperados a fim de trazer produtos de qualidade para o mercado. A história da cooperativa foi marcada por um processo de evolução contínuo que a permitiu transformar o município de Patos de Minas no segundo maior produtor de leite do Brasil. Nos últimos anos, a sua força e a estabilidade regional foram consolidadas por meio da instalação de filiais da Loja Agropecuária nas cidades de Vazante, João Pinheiro, Presidente Olegário e Guimarânia. Foram instalados, ainda, dois Centros de Distribuição para a comercialização dos seus produtos do Laticínio em Belo Horizonte e em Brasília, além do Posto de Combustíveis, em parceria com a Petrobrás, que foi inaugurado em 2012.

Hoje, a COOPATOS comemora 60 anos e destaca o relevante papel desempenhado por cada integrante dessa família. São mais de 2 mil cooperados, 456 postos de trabalhos diretos, 120 empregos terceirizados e 7 mil empregos diretos e indiretos em virtude do seu negócio. A cooperativa sabe, contudo, que ainda há muito o que fazer e conquistar. Por isso, agradece o apoio e o esforço de todos que fizeram e que fazem parte desse ciclo que beneficia e engradece a todos – o cooperativismo –, assim como deixa um convite para que continuem ao seu lado, acreditando nesse sonho e nessa atividade, tão importante para o país e para o mundo!

Fonte: Assessoria de Comunicação da COOPATOS

Rovan - Super Banner Rodape - inicio 11-07-17
Postado em 20/04/2017
Compartilhe:

5 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Walisson Rodrigues | 7 meses, 1 semana atrás

    Parabéns, Célio Humberto! Você é a mola propulsora da nossa Coopatos.

    0 12 Responder

  • Preço do Leite | 7 meses, 1 semana atrás

    Preço do leitinho pago nas fazendas continua muito baixo em relação aos custos de produção do mesmo.

    7 0 Responder

  • Cooperado | 7 meses, 1 semana atrás

    É uma excelente empresa um exemplo para nossa cidade e região com um grande potencial para se tornar uma das maiores do setor. Mais precisa evoluir muito ainda em muitos setores, começando pela mentalidade de gestão de sua diretoria e de alguns cooperados que ali estão ligados porque potencial à COOPATOS tem de sobra.

    9 5 Responder

  • marques antonio fonseca 7 meses, 1 semana atrás

    Comentário removido pelos leitores. Este comentário foi retirado porque recebeu 20 votos negativos a mais que os positivos.

    O que vc é ? - 7 meses, 1 semana atrás

    Verdadeiro puxa saco, baba ovo, seboso, sabonetão, quer se projetar em quem agora ? o que vc é : Puxa saco sem vergonha e babão.

    9 0