Tiro de Guerra 04-013 de Patos de Minas

O Tiro de Guerra 04-013 de Patos de Minas e a Junta do Serviço Militar abriram a comissão de seleção para o processe seletivo para prestação do serviço militar 2021. Este procedimento teve início nessa segunda-feira (19) e vai até o dia 29 de outubro.

Deverão participar desta Seleção todos os jovens que se alistaram por via online ou presencial na Junta do Serviço Militar até o dia 30 de setembro de 2020. O jovem que se alistou deverá acessar o endereço eletrônico www.alistamento.eb.mil.br/ e verificar o dia e horário para comparecimento.

A Comissão de Seleção está sendo realizada no Tiro de Guerra de Patos de Minas, localizado na Rua Vereador João Pacheco, nr 250, Bairro Santo Antônio - na parte manhã das 07:00h às 11:00h e na parte da tarde das 13:00h às 16:00h. Não haverá atendimentos nos dias 24 e 25 de outubro (sábado e domingo).

A Comissão de Seleção faz parte da segunda fase do Processo Seletivo para o Serviço Militar Inicial e constará de Inspeção Médica, Psicológica e Entrevista. O cidadão deverá estar portando no dia marcado para apresentação na Comissão de Seleção a sua Carteira de Identidade, Motorista ou prova equivalente, conforme disposto no artigo 2º da Lei 12.037, de 1º de outubro de 2009.

Recomenda-se ainda que o cidadão evite comparecer usando chinelo, bermuda ou camiseta cavada. O brasileiro alistado que não se apresentar durante a época de seleção de sua classe ou que, tendo-o feito, ausentar-se sem a ter completado, estará em débito com o Serviço Militar na situação de “REFRATÁRIO”.

Nesta condição deverá retornar a Junta de Serviço Militar e realizar o pagamento da multa prevista na legislação vigente para ser encaminhado novamente à seleção geral em outra data e ano.

O cidadão que estiver em débito com o Serviço Militar não poderá:
- Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
- Ingressar como funcionário, empregado ou associado em - instituição, empresa
ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
- Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
- Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
- Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou
inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
- Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
- Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento,
qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e
- Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios
ou Municípios. Essencial para a mobilização do povo brasileiro em defesa da soberania nacional, o Serviço Militar Obrigatório visa o provimento de quadros para as Forças Armadas, a partir da seleção e incorporação de jovens representantes de todas as classes sociais e regiões do País.

Todo ano, o Tiro de Guerra matricula 150 (cento e cinquenta) jovens para a prestação do Serviço Militar Obrigatório por força de Lei. Dúvidas quanto a pendências com o Serviço Militar poderão ser tiradas com a Junta do Serviço Militar de Patos de Minas pelo telefone (34) 3822-9783 no horário de 12:00h às 18:00h.