A Lavanderia Comunitária do bairro Lagoinha, que durante pelo menos três décadas garantiu o sustento de muitas famílias, vai fechar as portas. O impasse sobre a manutenção da estrutura não foi resolvida, a Prefeitura não pagou a conta de energia elétrica e nessa quarta-feira (30), a CEMIG cortou o fornecimento de eletricidade. As lavadeiras comunitárias já começaram a deixar o imóvel.

As lavanderias comunitárias foram criadas para gerar emprego e renda para mulheres carentes na década de 80. No início, o Estado ofereceu a estrutura e os equipamentos e a Prefeitura continuou pagando a água e a luz. Mas no ano passado, em meio aos cortes de despesas, a Secretaria de Administração decidiu que não iria mais custear as despesas das lavanderias e deu um prazo para que elas criassem uma associação.

As lavadeiras explicam que algumas reuniões foram feitas, mas que não foi possível criar a Associação das Lavadeiras, uma vez que já existe uma Associação fundada no passado. Para criar uma nova, a Prefeitura teria que encerrar as atividades da antiga associação. O impasse não foi resolvido e esta semana as lavadeiras foram surpreendidas com o corte no fornecimento de energia.

Com os olhos marejados, a dona Luzia Oliveira, a lavadeira mais antiga do lugar, lamentou ter que deixar a lavanderia que durante quase 30 anos garantiu o sustento da família. Aos 64 anos, ela não pensa em buscar outra atividade e diz que vai continuar lavando roupas, mas em casa, por conta própria. “Isso aqui é a minha vida. Mas não tem problema não. Deus dá um jeito”, lamentou.