Com alta de 140% nos casos de Covid-19 em uma semana, Patos de Minas preocupa o Estado

Chefe do Executivo patense e secretário municipal de Saúde participaram da videoconferência e expuseram preocupação com o cenário que vem se desenhando.

publicado em 03/06/2020, por Farley Rocha


A videoconferência foi realizada nessa terça-feira (2).

O crescimento do número de confirmações de Covid-19 na macrorregião de saúde Noroeste, da qual Patos de Minas é cidade polo, é acompanhado com preocupação pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Nessa terça-feira (2), por videoconferência, o titular da pasta, Carlos Eduardo Amaral, conversou a esse respeito com representantes de municípios que integram a macrorregião. O prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves e o secretário municipal de Saúde, Carlos Rezende, participaram da reunião e também expuseram apreensão com o cenário que vem se desenhando. 

Segundo Amaral, o Governo estadual tem acompanhado os efeitos das flexibilizações por meio do número de notas fiscais emitidas na região, em especial em Patos de Minas. “Segundo o secretário, o município está emitindo notas fiscais acima da média de outras cidades mineiras, o que mostra comércio e serviços bastante ativos em tempo de pandemia. Ele deixou manifestada a preocupação com o aumento dos casos aqui, ressaltando que exercemos liderança na região e recebemos pacientes de fora”, disse Carlos Rezende. 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

Ainda conforme o secretário municipal de Saúde, embora buscam-se formas de ampliar a estrutura hospitalar local, essa ampliação é limitada e pode não ser suficiente sequer para suprir a necessidade dos municípios mais próximos a Patos de Minas. “Hoje o Hospital Regional tem dez leitos de UTI e nove leitos clínicos para Covid-19. Temos alguns agravantes que precisam ser considerados, como o fato de recebermos cerca de 25 mil trabalhadores safristas, de contrato temporário, e estarmos entre os eixos Rio de Janeiro-Brasília e São Paulo-região Nordeste”, ponderou. 

As considerações do secretário de Saúde de Minas causaram preocupação também na diretora-adjunta da Superintendência Regional de Saúde, Noemi Portilho, que acompanhou a videoconferência. “Vimos que a velocidade de crescimento da curva de contaminação por Covid-19 na macrorregião Noroeste é 1.57, maior do que o 1.27 do estado. As medidas de isolamento surtiram efeito por um bom tempo, e isso foi importante. É preciso seguirmos cautelosos para não entrarmos em colapso.”

Medidas –  Mediante o aumento do número de pacientes com Covid-19 no município, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus deliberou a adesão irrestrita ao Programa Minas Consciente, o que resultará em mudanças. A decisão segue também recomendação do Ministério Público Estadual. Por sua vez, a Secretaria de Saúde anunciou ações mais enérgicas, como a instalação de barreiras sanitárias restritivas.

Detalhes dessas decisões serão anunciados em coletiva de imprensa marcada para às 9h desta quarta-feira (3). A entrevista será transmitida ao vivo pelo Instagram (@prefeiturapatosdeminas) e pelo canal do Youtube (Prefeitura Patos de Minas) do Executivo local.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Autor: Farley Rocha Postado em 03/06/2020
Compartilhe:

57 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Doidão | 2 meses, 1 semana atrás

    Abre abre abre abre abre deixa o pau quebrar

    0 0 Responder

  • Falo mesmo | 2 meses, 1 semana atrás

    Igrejas sérias de nossa cidade estão fechadas em meio a pandemia, mais essas que estão abertas devem ser notificadas ou até mesmo lacradas.

    7 2 Responder

  • Luciana | 2 meses, 1 semana atrás

    Pensando aqui... nos bares as pessoas devem beber de máscaras :smirk:(claro que é ironia) O comércio ser aberto em tempo integral muda pouca coisa né pq só aumentou o tempo afinal o vírus não tem hora para circular... o problema maior é a falta de compromisso das pessoas de não fazer aglomerações, festas, churrascos, almoços e jantares... vivendo como se estivessem de férias, não usarem máscaras... enfim o distanciamento sócial e se puderem ficar em casa.... enfim cada um sabe de sim... mas eu sempre que posso #ficoemcasa

    11 1 Responder

  • Max | 2 meses, 1 semana atrás

    É de uma hipocrizia sem tamanho...O prefeito permite abertura do comércio e outros serviços, irresponsavelmente...Agora que vem o resultado dessa responsabilidade vem mostrar preocupação...Todo mundo sabe que o único meio de combate dessa doença e a prevenção...E ele sabe disso...Ele tomou as decisões sabendo o resultado, portanto não tem surpresa...ele sabia que pessoas morreriam...

    10 5 Responder

    Bob - 2 meses, 1 semana atrás

    Vai entender,agora que abriram as pernas,querem que as coisas melhorem. Embora que eu acho que todos tem que trabalhar pra sobreviver, então o fechamento não será a solução mesmo!

    0 2

  • Pafuncio | 2 meses, 1 semana atrás

    Só pra saber se é pra todos ficar em casa como vamos fazer pra viver ? Eu preciso de alimentação e em quase 50 anos que tenho o meu alimento nunca veio sozinho até minha casa exceto quando era criança. E esse vírus não vai embora tão cedo talvez nunca. Alguém tem uma solução?

    7 7 Responder

  • Véio | 2 meses, 1 semana atrás

    O prefeito tá tão preocupado com isso, que praticamente liberou tudo. Não tá p entender.

    16 9 Responder

  • Pessoa em Quarentena e Trabalhando | 2 meses, 1 semana atrás

    Tem muitas pessoas com suspeita de covid-19 e com recomendação de ficar em casa de quarenta . mas não ficam em casa estão trabalhando e contaminando outras pessoas . Passeando nas ruas sem máscaras. Na avenida Maraba Tem comerciante com suspeita de Coronavírus e ta trabalhando material construção

    27 2 Responder

  • Alex | 2 meses, 1 semana atrás

    A culpa não é do prefeito nem do vírus, é do povo burro que segue o que o presidente fala e não acredita no vírus

    41 28 Responder

    Riala Mafon - 2 meses, 1 semana atrás

    Olha os PTzada dando bobeira

    22 38

    O que? - 2 meses, 1 semana atrás

    É só uma gripezinha que matou mais de 31 mil pessoas

    20 5

    Pafuncio - 2 meses, 1 semana atrás

    Realmente a culpa não é de nenhum dos dois. É do PT que perdeu a eleição.Se tivesse ganhado aí sim era só mais uma gripesinha.

    6 10

    Rodrigo - 2 meses, 1 semana atrás

    A culpa é sua , é minha ..... é de todos nós......pare de apontar o dedo.....quando vc aponta um, tem três voltados pra vc.......

    1 0

  • FAmosa | 2 meses, 1 semana atrás

    Igreja famosa no país, aberta na Av. Brasil a todo vapor e contaminando. E surrupiando o dinheiro dos fanáticos incautos. :facepunch: :facepunch: :facepunch:

    44 6 Responder

  • CRITICO | 2 meses, 1 semana atrás

    Algumas considerações: 01..que ignorância olhar movimento de Notas fiscais enquanto na realidade 70% vem de vendas online ou homi office em transacções virtuais. Outra é o que vem salvando o municipio é o agronegócio (Soja, milho, algodão, suínos, pecuária corte e leite e industrias de processamento mais a alimentícia)..02...Fui varios comercios hoje e internamente niguem usava mascaras pois atendimento é externo. 03...Na rua o que se vê é parte da população com máscara no queixo ou sem...04...As empresas de turismo continuam a transportar trabalhadores rurais do nordeste para região pra colheita de café...05...nossos comerciantes continuam indo buscar mercadorias dentro e fora do estado em onibus de turismo (basta vir em lojas vizinhas e ver mercadorias)...06...Nossos leitos são insuficientes pra emergências já que população esta deixando pra procurar socorro na ultima ora já ha discriminação pelas pessoas ao contar que está com vírus que é pior...07...abrir o comércio estendido em horário normal e uma forma de desafogar o acumulo de pessoas e principalmente as loterias....08..Vamos previnir e evitar quem pode, esse vírus não tem super heróis pra vencer.

    16 4 Responder

carregar mais comentários