Casos de Dengue já passam de 1.500 em Patos de Minas e mortes na região preocupam

As autoridades de saúde também investigam pelo menos cinco mortes pela doença na região.

publicado em 15/04/2019, por Maurício Rocha


UPA Patos de Minas (Foto: Arquivo Patos Hoje)

Os casos de dengue continuam avançando de forma rápida e preocupante em Patos de Minas. O número de notificações segundo a diretoria de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde ultrapassou a marca de 1.500 nesta segunda-feira (15). As autoridades de saúde também investigam pelo menos cinco mortes pela doença na região.  

Segundo Erivaldo Rodrigues, da diretoria de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas, de cinco a seis mortes de pacientes da região estão sendo investigados. Os óbitos ocorreram na cidade, mas os pacientes são de outros municípios, principalmente de João Pinheiro. Nesse final de semana, a causa da morte de uma mulher chegou a ser apontada como Dengue, mas esta hipótese foi descartada.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

A mulher de aproximadamente 32 anos teria dado entrada na UPA por volta de 13h de sábado e morreu a 1h da madrugada de domingo (14), por tanto, apenas 12 horas após a internação. A suspeita de dengue chegou a ser ventilada, mas foi prontamente descartada pelas autoridades de saúde. De qualquer forma, a situação é preocupante em Patos de Minas e principalmente na região.

Em algumas cidades, além do número elevado de notificações, mortes por suspeita de Dengue também estão sendo registradas. Erivaldo Rodrigues, confirmou que de cinco a seis mortes de pacientes da região que foram trazidos para Patos de Minas estão sendo investigadas. A maioria dos casos é da cidade de João Pinheiro.

Não há óbitos de moradores de Patos de Minas, mas a grande quantidade de casos é uma grande preocupação. A cidade está enfrentando uma das mais graves epidemias da doença na cidade. Números apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (15) indicam mais de 1.500 notificações de Dengue somente este ano.

O grande número de pacientes acometidos pela Dengue não param de chegar e sobrecarregam o trabalho dos médicos na única Unidade de Pronto Atendimento da cidade. De um tempo para cá, a UPA está fazendo uma média de 800 atendimentos por dia, segundo o prefeito José Eustáquio.

Agentes de endemias têm realizado ações nos quatro cantos da cidade para conter o Mosquito Aedes Aegypti. Com mais poder conquistado através do Decreto Municipal que autoriza a entrada em domicílios mesmo sem autorização do proprietário, os agentes combatem focos do mosquito transmissor. Eles também estão utilizando bombas costais e motocicletas para aplicar o chamado fumacê.

Os moradores mais uma vez estão sendo convocados para combater o mosquito. Eliminar recipientes que possam acumular água é o primeiro passo para evitar que o Aedes Aegypti continue transmitindo a doença.

Autor: Maurício Rocha Postado em 15/04/2019
Compartilhe:

35 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Ana | 2 meses atrás

    Minha neta estuda na escila frei leopoldo, e lá é um criador de mosquisto. Uma água limpa tá sempre nas manilias colocadas no chão. Esgoto tá aberto, um.mal cheiro horrososo e não conseguem resolver. Embaixo da escola tem mina porisso sempre tem água limpa e parada. Imagina que funcionários e alunos estão em perigo constante.

    1 0 Responder

    Cida - 2 meses atrás

    Uma equipe de pais e mães vêem tentando resolver esse problema que se arrasta a vários anos e não conseguem. É uma escola abandonada literalmente, apesar dos bens resultados na educação não se consegue resolver os problemas fisicos da escola.

    0 0

  • Jose | 2 meses, 1 semana atrás

    cidade largada abandonada, so na minha rua tem 2 lotes vazios abandonados pelos donos, ambos com bastante entulho, mato alto, os donos não colocam nem a cara aqui, inclusive um desses lotes e de uma construtora da cidade, tem ate o outdoor deles na frente do lote cheio de entulhos que deve estar infestado de larvas de mosquito, uma cidade do tamanho de patos ter quase 2 mil casos de dengue e um absurdo, virou calamidade publica, e no periodo da chuva vira infestação com os lotes abandonados, pneus largados, milhares de buracos na cidade com poças de agua, meu pai ta com sintomas da dengue, dengue que e causada tanto pelo descaso do poder publico e do descaso da população. :rage:

    1 0 Responder

  • Amazonas | 2 meses, 1 semana atrás

    OHHH CIDADÃO. A PREFEITUR NÃO PODE CONTRATAR MAIS NINGUEM NÃO , NAO ESTA DANDO CONTA NEM DE PAGA O SALARIO DOS.QUE JA TA LÁ , UM DI HEIRO QUE IRIA RENDER MUITO NOS COFRES DA PREFEITURA É O VALE TRANSPORTE QUE ELES DADEGRALA PRA ESZES ESTUDANTES CEM EDUCAÇÃO. HOO POVO QUE NÃO RESPEITA NINGUEM CREDO! TA PASSANDO DE JORA DE CORTA ISSO.

    0 0 Responder

  • Cidadao | 2 meses, 1 semana atrás

    Por que a prefeitura não chama os candidatos que fizeram a prova para ACE, para intensificar mais ainda , tem 1 ano de prova já e não chamou ngm , ainda mais com a cidade nesse caos.

    2 0 Responder

  • Antônio | 2 meses, 1 semana atrás

    Moro no Ipanema fiquei quatro dias sem dormir e sem comer não quero isso nem pro meu pior inimigo,e tem um ferro velho a céu aberto aqui na avenida Tancredo Neves o bairro aqui só se falam em dengue será que vai esperar morrer alguém pra tomarem precauções?

    4 0 Responder

  • Ambientalista | 2 meses, 1 semana atrás

    Sera ate quando vamos tolerar a sociedade jogar lixo nas ruas? Tem que pegar e multar o minimo gesto possivel p que o povo aprenda! Aqui virou ato comum jogar garrafas pet, sacolinhas, papel pelo vidro do carro, nas ruas e enfim.. ninguem fala nada e a policia vê e nao diz nada, desse jeito nao da uai, o povo tem que sentir no bolso p aprender e tem que ser tolerancia zero pros mal criados, p porcalhoes! :rage: :pray:

    5 0 Responder

  • Pirilampo | 2 meses, 1 semana atrás

    Isso é pra quem tava achando que esse prefeito não ia conseguir aumentar alguma estatística na sua gestão. Taí na matéria, rumo ao recorde municipal de casos de dengue, parabéns senhor prefeito, o senhor conseguiu ficar na história com essa façanha.

    6 0 Responder

  • Forasteiro | 2 meses, 1 semana atrás

    Tanto população e governo municipal são culpados os moradores por não limpar os lotes alem de jogar lixo nos mesmos ...A administração por não te feita uma campanha antes de prevenção e limpeza da cidade ...tem que ser antes do período chuvoso ..

    2 0 Responder

    MADAME QUE LEVA O DOG PRA KH NA PRAÇA - 2 meses, 1 semana atrás

    Se for multar, a turma dá "indústria dá multa" reclama. Se não multar, a outra turma reclama. Então, a jeito é escolher um lado e partir pra briga. MULTA QUEM TEM CRIADOURO DE MOSQUITO EM CASA.

    3 0

    Prof - 2 meses, 1 semana atrás

    Agora é culpa do prefeito também? Ele que manda a população jogar lixo na rua? O povo não cuida dos quintais e lote. Cada um tem que ter consciência disso.

    2 0

  • A favor da verdadeira justiça | 2 meses, 1 semana atrás

    Hoje fui na UPA, estacionei o carro no finalzinho, embaixo. Quando olho para os lados, garrafas pets, copos descartáveis, sacos plásticos, Marmitex e outros materiais cheios de água... Aí a prefeitura vem com história de que a dengue está fora de controle. Claro que está, vcs não fazem metade do que era pra ser feito. Está lá pra quem quiser ver. Esses acessores de vereadores, tirem o rabo da cadeira e vá pra rua, nem digo vereadores, porque não fazem nada mesmo.

    5 1 Responder

    QUEM NÃO LUTA POR UMA SOLUÇÃO É PORQUE FAZ PARTE DO PROBLEMA. - 2 meses, 1 semana atrás

    Percebeu que o Ser Humano é porco. Jogam o lixo em qualquer lugar, pensando que o problema não é dele. Mesmo se outros Seres Humanos verem o lixo, que potencialmente poderá ser um criadouro do mosquito dá dengue, O quê faz? Não vem ao caso! O problema também não é dele! Claro! O problema é do prefeito!

    3 0

    Verdade !? - 2 meses, 1 semana atrás

    N é a prefeitura de patos q jogou esse lixo aí, tá certo que ela deveria limpar, mais quem foi o leitão q jogou? Não tô defendendo em povo da prefeitura que nunk trabalhar , mais esse lixo aí e da população, *fila pra crítica tem mais de mil * fila pra opinar centenas * e pra fazer alguma coisa neh

    4 0

  • Patense | 2 meses, 1 semana atrás

    Eu nem ia falar nada nao. Mas como faz com esse desleixo que essa cidade virou? É mato pra todo lado. É um buraco atras do outro cheio d'agua. So cratera cheia de poças. Claro que a população precisa colaborar, mas e a cidade que está em estado de abandono? Eu viajo muito e não vejo nenhuma cidade nesse estado de tanta calamidade. Cade os funcionários da prefeitura, os concursados? Pra eles trabalharem precisam de dinheiro do estado não, precisa? Precisa dinheiro pra podar mato de avenida? Pqp, que administração ruim, vem só na descrescente. Patos era uma das cidades mais bonitas de MG, tinhamos tanto orgulho disso, hoje tá pior que Montes Claros dos anos 80. Na boa se eu fosse esse prefeito, eu já tinha pedido arrego. Num é possível que ele nao goste da cidade e não ta vendo que não da conta nem do basico prioritário. Aposto quanto for que a sujeira que essa cidade virou está impactando nesses casos de dengue.

    9 2 Responder

carregar mais comentários