(Imagem: Arquivo Patos Hoje)

O Ministério da Saúde (MS) anunciou, em coletiva realizada nesta quinta-feira (27), a antecipação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas com gripe nesse inverno. A previsão é de que a campanha tenha início em 23 de março e não mais na segunda quinzena de abril. A medida é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem influenza na triagem de casos para o coronavírus

De acordo com o Ministério, a estimativa populacional para o estado de Minas Gerais é de 7.000.000 de pessoas incluídas nos grupos prioritários da Campanha. Assim como em anos anteriores, por se tratar de uma campanha com grande número de pessoas incluídas como grupos prioritários, a vacina será entregue em etapas.

Primeiro, devem ser vacinadas gestantes, crianças até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos, historicamente mais vulnerável à doença, que pode levar até a morte.

Para as pessoas incluídas nos grupos prioritários da Campanha, a vacina ficará disponível no período da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

E durante todo o ano está disponível nos Centros de Referências para Imunobiológicos Especiais (CRIE) para o atendimento da população aos imunobiológicos especiais, em especial das pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida e de outras condições especiais de morbidade ou pessoas expostas a situações de risco.

Casos de Coronavírus

O Brasil já conta com um caso confirmado da doença e, até esta quinta-feira (27), monitora outros 132 casos suspeitos de coronavírus. Os dados demonstram o aumento da sensibilidade da vigilância da rede pública de saúde devido à inclusão de 15 países, além da China, que apresentam transmissão ativa do coronavírus. No total, 16 estados informaram ao Ministério da Saúde sobre os casos suspeitos.

Com esta mudança, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde/ Ministério da Saúde