A Aeronave é uma UTI aérea.

Uma criança recém-nascida foi encaminhada na tarde desta terça-feira (13) para Uberlândia por uma aeronave do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte. O avião é uma UTI Móvel que é acionada em casos extremos de pacientes que não suportariam uma transferência terrestre. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte veio a Patos de Minas para fazer o translado. Embora muitas vezes seja alvo de críticas, esse serviço é mantido pelo SUS e é digno de elogios.

A criança nasceu na segunda-feira no Hospital Regional em Patos de Minas com má formação congênita múltipla e precisava ser transferida com urgência para outro hospital para receber cuidados especiais. Com risco de perder a vida, ela precisava ser transportada em uma UTI aérea. De acordo com o Capitão Peterson do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, no caso específico da criança recém-nascida, o transporte aéreo é de fundamental importância para auxiliar no translado e no salvamento de sua vida.

Peterson explica que não são todos os casos em que a aeronave é recomendada. “Existem critérios técnicos e lógicos para que o serviço seja prestado”, afirma o militar. Segundo o capitão Peterson, a equipe médica do local é quem avalia se o paciente precisa ser transportado do ponto A para o ponto B e se faz necessário que seja por meio aéreo, quando o paciente não suportaria uma transferência terrestre. A partir daí, ele conta que o paciente entra em um sistema informatizado vinculado ao SUS onde todas as informações do paciente devem ser repassadas para que o SUS indique se há ou não necessidade de transferência.

Nestes casos, segundo o Capitão Peterson, o sistema avalia ainda se há ou não disponibilidade de leitos em um outro hospital antes de fazer a transferência. “É importante lembrar que, o paciente só saí de uma cidade depois que um hospital, em qualquer outro lugar de Minas Gerais, tenha preparado tudo para recebê-lo, ou seja, no caso desta criança, ela está indo para Uberlândia porque a vaga disponível existe em um hospital de lá e não em outra cidade do estado”.

A Aeronave é uma UTI aérea. Segundo o Capitão, o transporte é acompanhado de uma equipe médica e que durante o transporte, o paciente tem tudo o que precisa para garantir sua sobrevida. “A aeronave possui respirador, oxigênio, incubadora neste caso específico e todos os materiais que a medicina moderna oferece. Então o paciente tem todo o suporte avançado e é acompanhado de uma equipe médica que garante que ela chegue no local de destino da mesma forma que saiu do local de origem”.