Bispo comunica aos fiéis medidas para evitar transmissão do Coronavírus durante as missa

O abraço da paz foi suspenso e as pessoas devem higienizar as mãos com frequência

publicado em 14/03/2020, por Farley Rocha


Várias medidas foram propostas para serem adotadas durante as celebrações

O Bispo Diocesano de Patos de Minas Dom Cláudio Nori Sturm divulgou neste sábado (14) um comunicado com medidas a serem adotadas durante as celebrações. Os fiéis devem higienizar as mãos com frequência, cobrir boca e nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar, não compartilhar objetos pessoais e evitar tocar as mucosas dos olhos, boca ou nariz. O abraço da paz foi suspenso e comunhão será oferecida somente nas mãos. A intenção é evitar a propagação do Coronavírus- COVID-19.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Sebrae

De acordo com o comunicado, após consulta ao Conselho Pastoral da Diocese, em que se avaliou o quadro de risco nas regiões do Alto Paranaíba e em parte do Triângulo Mineiro, onde está situada a circunscrição da Diocese, tendo constatado que não há confirmação de casos da doença, ficou decidido que as atividades religiosas, no território da Diocese, serão realizadas da forma como programadas, mantendo-se as Celebrações Eucarísticas, entrementes, tomando-se os devidos cuidados higiênicos já informados pelas Autoridades Sanitárias, como: lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, na falta destes fazer a higienização com álcool em gel; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar, descartando-se o lenço no lixo e lavando-se as mãos logo em seguida; não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, copos ou garrafas; evitar tocar mucosas de nariz, olhos e boca;

Foram temporariamente suspensas as Missas com os Enfermos, restringindo-se a administração do sacramento da Unção dos Enfermos e Viático no local onde o doente ou idoso se encontra (casa ou hospital), sendo mantida a assistência pastoral com redobrada atenção e higiene. Durante as Celebrações foi suprimidoo abraço da paz para evitar contatos físicos e a Sagrada Comunhão será recebida somente na mão, sempre salvaguardando a reverência e a piedade. As Igrejas devem se manter sempre limpas e arejadas, bem como disponibilizando recipientes de álcool em gel para higienização das mãos dos fiéis.  

Por fim, o Bispo destacou que permanece em contato com as Autoridades Sanitárias que monitoram a evolução do quadro de risco na região. “Estaremos atentos a qualquer alteração da situação, sendo que a qualquer momento podem ser emanadas novas medidas e orientações. Nesse tempo de provação que passamos sejamos solidários e responsáveis! Coloquemo-nos sob o olhar maternal de Nossa Senhora da Abadia e continuemos elevando nossas preces ao Senhor, pois Ele é nossa força”, concluiu.

Autor: Farley Rocha Postado em 14/03/2020
Compartilhe:

21 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Realista | 7 meses, 1 semana atrás

    Poisé, aqui em Patos eu conheço um pessoal que tem um irmão que é padre lá em Brasília.E aqui em Patos eles possuem muitas ???? de aluguel. Todo mês estão comprando imóveis aqui em Patos.

    4 6 Responder

  • Cultos e missas | 7 meses, 1 semana atrás

    Tem que suspender as missas. Vai morrer muita gente. E os cultos também, agora o que interessa para os pastores, os fiéis podem depositar o dízimo no caixa do banco ou fazer transferencia pela internet. :back:

    12 12 Responder

    Feriado - 7 meses, 1 semana atrás

    Vocês acham que, por ser fim de semana, os vírus estão parados descansando. Estão se multiplicando e infectando a mil por hora. Não são igual aos funcionários públicos, que emendam os feriados, ou igual aos políticos, que só recebem e nunca trabalham.

    5 2

    Ufgy - 7 meses, 1 semana atrás

    E o pápa rola??

    0 0

  • Maria | 7 meses, 1 semana atrás

    Agora discordo do Bispo, acho que os católicos devem ser orientados a ficarem em casa, principalmente os idosos, que são maioria na igreja. Isso é questão de saúde pública e não somente de fé. Assistam missa pela TV, rezem em casa e evitem aglomerações, pelo bem comum. O papa tem feito isso. Não podemos esperar o pior acontecer para tomar as providências.

    31 4 Responder

  • Robin Hood | 7 meses, 1 semana atrás

    Já que eles acreditam tanto em Maria pq eles n peçam pra ela manda o vírus sumir hahahahaha pq sabem q Maria n pode fazer nd

    6 26 Responder

    Manda - 7 meses, 1 semana atrás

    Então pede para os estelionatários edir murcêgo, salas salafrário, ratoratosoares, vampiromiro, ou aos pastores genéricos da cidade, para curarem todos os infectados. Se der certo, todos aceitarão ser roubados de boa, o que ja estão fazendo, mas o único efeito é de tornar os fieís fanáticos ignorantes mais pobres.

    13 8

    Datena - 7 meses, 1 semana atrás

    Vcs acreditam em pastores, pq a gente nao pode acreditar em Maria? kkkkkkkkkkkkk

    7 4

  • Nini | 7 meses, 1 semana atrás

    Eu sei que o momento agr é de preocupação, más a Bíblia nos convida a ter uma confiança inabalável no Senhor ,qd entregamos o controle da nossa vida nas mãos de Deus ,o Espirito Santo nos ensina q nada dura para sempre ,e que Cristo q é maior do que todas essas coisas estará sempre lutando ao nosso favor ,Amém !!Que a Paz esteja com todos !



    22 13 Responder

    Morena - 7 meses, 1 semana atrás

    Verdade! O salmo 91, diz tudo sobre a fé e confiança em Deus! Eu acredito sim em Deus e nas suas palavras. Se as pessoas passarem a ter mais fé em Deus e na grande proteção Divina que ELE nos dá, está pandemia e qualquer outro mal que vier neste mundo passará por nós , mas teremos forças pra vencer mais este mal. Podem me criticar, não me atinge , tenho muita fé em Deus. Salve se quem puder , ricos , pobres.........

    13 1

    Sabão - 7 meses, 1 semana atrás

    Tudo bem, mas faça sua parte e se previna... senão o COVID vai te pegar.

    8 2

  • Na Real | 7 meses, 1 semana atrás

    Quando o ser "Humano", quer dar uma de "Deus", sempre se dá isto! O "Chinês", da região, aonde surgiu o problema do "Vírus, esta acostumado a comer o "Morcego" de todas as formas, mas vem um espertinho, e vai brincar de "Deus", e aí acontece oque aconteceu! Mas as "Igrejas", aqui no Brasil, não é só uma questão de fé, é uma questão financeira, se elas fecham, acabam com as mamatas dos "Padres e Pastores"; segundo "Deus", você é a sua "Igreja", então pratique à Cristandade, sem ter que dar satisfação para à sociedade! Salve você e o seu semelhante, ficando em casa, não adianta ir à "Igreja", para aparecer, e mantendo a maldade dentro do seu coração!

    11 27 Responder

  • Injuriado | 7 meses, 1 semana atrás

    Tem uns irmãozinho aí conversando fiado deve ser ateu porquê até hoje o que eu sei é que igrejas de todas as religiões usam o processo de cumprimento pegando nas mãos, eu sou católico e sou completamente contra, agora o que falta é a consciência da população a todo momento têm um espirrando nas mãos parece que não vê os noticiários, agora esse negócio aí de abraço da paz já deveria ter sido retirado das missas a muito tempo, vê isso aí porque eu já até falei com alguém próximo dos padres desde de a gripe suína até disse que não iria mais a igreja pôr causa disso,

    6 12 Responder

  • lobo solitário | 7 meses, 1 semana atrás

    Quem garante que o ministro tem as mãos intactas para distribuir a comunhão?

    14 29 Responder

    Duda - 7 meses, 1 semana atrás

    Vc não deve participar das missas. O ministro sempre purifica as mãos antes da comunhão e agora vão usar o álcool também

    12 12

  • Agente de Pastoral familiar | 7 meses, 1 semana atrás

    Nesse domingo 15/3 está programado o congresso diocesano da pastoral familiar em Patrocínio. Ele será mantido? Será propagado na região. A pessoa confirmada com o vírus, provavelmente já estava contaminada e teve contato com outras pessoas e aí vai. Não seria prudente cancelar? Ainda dá tempo gente. Não vamos correr pra jaula do leão. ????????

    11 5 Responder

    Sabão - 7 meses, 1 semana atrás

    Só vice não ir, faça sua parte.

    3 7

  • Sabão | 7 meses, 1 semana atrás

    Por isso que não bebo cerveja. Primeiro veio a Belorizontina e deu uma quebrada agora vem a corona com esse vírus. Tá louco.

    11 16 Responder

  • Vinícius Vieira | 7 meses, 2 semanas atrás

    :fire: :fire:As Igreja foram todas fechadas na Itália! Foram proibidas aglomerações com mais de 500 pessoas, e aqui em Patos o Bispo proíbe o abraço da Paz? Que ridículo! Já temos um caso confirmado em Patrocínio. Tinha de proibir qualquer aglomeração, inclusive missas. Na missa das 19 horas na Igreja Nossa Senhora de Fátima chegam a ter mais de mil pessoas. Que Deus tenha piedade de nós! :fire:

    44 25 Responder

    Complicado - 7 meses, 1 semana atrás

    O grande problema é que tem as pessoas que pra se fazerem de valentões ficam tirando saro é fazendo piada de quem quer se proteger, esses são os que mais vão tremer e chorar caso a situação fique complicada! Que Deus permita que não chegue a esse ponto, mas não dêem ouvido aos adptos a teorias de conspirações, se protejam da melhor maneira que puderem!

    30 18

  • Vieira | 7 meses, 2 semanas atrás

    Quando o corona vírus chegar e espalhar aqui, além do corveiro e rapaziada das funerárias, estes padres e bispos vão rezar uma missa de sétimo dia atrás da outra. Que Deus nos poupe do sofrimento.

    38 24 Responder

carregar mais comentários