Audiência pública na Câmara Municipal escancara problemas da saúde em Patos de Minas

O proprietário e atual gestor do Hospital São Lucas, Sérgio Piau, levou ao plenário a real situação do hospital e também uma proposta direcionada a Secretaria Municipal de Saúde.

publicado em 12/09/2019, por Maurício Fernandes


Sérgio Piau, levou ao plenário a real situação do hospital e também uma proposta direcionada a Secretaria Municipal de Saúde.

Várias autoridades se reuniram no plenário da Câmara Municipal durante toda a tarde desta quarta-feira (11) para discutir assuntos referentes à saúde municipal. Foram debatidos temas como a situação do Hospital São Lucas, superlotação da UPA e por vezes o debate ficou bastante acalorado. Vários problemas foram levantados e ao final, os participantes da reunião ficaram se perguntando qual seria a solução para o problema da saúde em Patos de Minas.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––

O proprietário e atual gestor do Hospital São Lucas, Sérgio Piau, levou ao plenário a real situação do hospital e também uma proposta direcionada a Secretaria Municipal de Saúde. Segundo Sérgio, no Hospital São Lucas não faltam insumos e nem remédios. "Não faltam remédios e nem insumos, nós priorizamos sempre os medicamentos e também a hemodiálise e o neonatal estão funcionando perfeitamente". Na proposta levada pelo médico, existem sugestões para que em, situações como as que o SAMU atende, os pacientes sejam levados direto para o hospital ao invés de serem levados para a UPA.

"Essa medida desafogaria aquela unidade hospitalar e se o paciente precisar ficar internado, nós mesmos vamos entrar com os papéis dele no SUS e ele já fica no hospital ao invés de precisar de transferência da UPA".  Além disso, Sérgio Piau disse que o Hospital São Lucas poderia atender cerca de 100 pacientes por dia encaminhados pela UPA. "Em um mês seriam 3.100 pacientes atendidos pelo São Lucas" disse o médico. Nós conversamos também com a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fátima Gomes. De acordo com ela, a saúde em Patos de Minas é precária e que ela esperava mais da reunião dessa tarde. "Eu te confesso que esperava mais, pessoas importantes para a discussão do assunto como o prefeito não estiveram aqui. Nós viemos também para buscar respostas, contudo a avaliação que eu faço dessa reunião é muito positiva".

Fátima questionou leitos parados no Hospital São Lucas. "Existem leitos parados no hospital e pacientes internados na UPA. A UPA não é lugar de internação e sim de urgência e emergência". Em resposta, o gestor do hospital, Sérgio Piau, disse que os leitos só estão parados devido ao roubo feito pelo ex administrador do hospital Rui Muniz. "Ele levou diversos equipamentos, cabos, desfibriladores e por causa disso nós estamos com 20 leitos de UTI parados". Ainda segundo ele, até semana que vem tudo estará normalizado. "Gastamos R$56 Mil em novos equipamentos e acreditamos que semana que vem nós já acionaremos a vigilância sanitária para que eles possam ir até o hospital e liberar os trabalhos".

De acordo com o Vereador Isaías Martins, o papel do legislativo é fiscalizar e buscar soluções para melhor atender aos patenses. "A reunião foi bastante longa, cansativa, mas nós estamos aqui para isso. Hoje nós estamos com um grande problema da saúde em Patos de Minas e recebemos reclamações de pacientes e funcionários do hospital. Diante disso resolvemos conversar mais de perto para ao menos amenizar essa situação". O Promotor de Justiça, Rodrigo Tauffic, disse que ainda não foi encontrada uma solução, mas que estão surgindo algumas sugestões para melhorar o quadro da saúde na cidade, principalmente no fluxo de pacientes. Segundo ele, não é possível decidir sobre alguns assuntos relacionados à saúde porque são decisões que cabem exclusivamente ao município e o prefeito não esteve presente na reunião.

Um dos médicos que atendem no Hospital São Lucas disse que tanto a unidade hospitalar quanto Sérgio Piauí são sucateados pelo município. "O doutor Sérgio Piau e o Hospital São Lucas são explorados pelas pessoas e pelo município de Patos de Minas há 35 anos. O hospital não pode servir a população como serve e ainda sim ser massacrado por todos. Os hospitais mais bacanas da cidade deixaram de atender pelo SUS há vários anos. Se a vereadora enfartar hoje, eu tenho certeza que ela não será internada na UTI do Hospital São Lucas" disse o médico. A reunião que durou mais de quatro horas terminou sem nenhuma solução e com pessoas ainda se perguntando o que será feito com a saúde de Patos de Minas.

Autor: Maurício Fernandes Postado em 12/09/2019
Compartilhe:

48 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • JURIDICO | 6 dias, 7 horas atrás

    Dr Rodrigo do Ministério Publico, GRS, Prefeito a discussão é eterna e enquanto isso vidas ceifadas dentro de uma calamidade assistencial. A Pergunta é Simples. Se todos ja sabemos que a prestação de serviço é péssima e não há perspectiva de melhora para atender critérios mínimos necessários PORQUE O MUNICÍPIO NUNCA ABRIU NOVO PROCESSO DE CONCORRÊNCIA PUBLICA para que novas empresas possam prestar serviços de Oncologia, Hemodialise etc? Diversos serviços não precisar ser Intra hospitalar. Então que venha novos credenciamentos e novas empresas.

    9 0 Responder

  • Servidor | 6 dias, 9 horas atrás

    Sergio Piau ta morrendo de medo do prefeito construir um Hospital Municipal pq assim sua forca estará armada. A única fonte de renda atual dessa espelunca é vinda do SUS porque alguém que tenha plano de saúde ou dinheiro e o mínimo de bom senso não vai pra lá. Com o hospital municipal, o município não dependeria mais do São Lucas e deixaria de ser refém do mesmo. Não falta medicamento e insumos Dr. Sérgio, pq vc deve empréstimo para todos os hospitais da cidade! Espero que o prefeito realmente tire esse projeto do papel!

    18 0 Responder

  • Vildinha | 6 dias, 12 horas atrás

    Cadê nosso salário seu vagabundo.

    15 0 Responder

    Rafaela - 3 dias, 5 horas atrás

    Era o q eu tbm queria saber, meu ex marido trabalhou nessa ...desse hospital com dedicação , cansado de receber atrasado e de faltar as coisas na minha casa e mesmo assim ele continuou lá se esforçando por essa..., e de repente deixaram essa ...desse homem assumir de novo e ainda demitir quem fazia pelo menos alguma coisa por eles ali e sofrendo ainda sem salário e correndo riscos de nem acerto ter...esse Pial tinha que ter vergonha na cara pq as pessoas q trabalham aí tem família e filhos p sustentar, minha filha tá aqui sem a pensão dela, com o pai cumprindo aviso e correndo riscos de nem receber...Esse homem é ... pq todo mundo sabe q já foi dinheiro para as mãos dele p ele pagar seus funcionários e ele nada de pagar, tá pegando o boi q pelo menos eles pensam nos pacientes q estão internados aí pq se não pensassem o certo era todo mundo parar de trabalhar p ver se ele ia aguentar....Para ... Moss e falo mais, se ele não pagar a porra do salário do pai da minha filha eu mesma vou na casa dele e deixo minha menina lá esguelando pela falta do leite p ele se virar...pq caso ele não saiba o pai dela tá aí cumprindo o aviso, q ele mandou embora sem nem poder pagar o acerto pq se n paga o pagamento do mês imagina acerto q ele já tem mais de um ano de trabalho aí ...vou na porta da casa dessa merda e faço o barraco.

    0 0

  • Rosemar | 6 dias, 15 horas atrás

    E o nosso prefeito simplesmente não aparece a reunião q e de maior importância para resolver os problemas d saúde d patos q está uma situação precária gravíssima. Pq será q o excelentiissimo prefeito não pode aparecer ne ?? Esperando o que Sr prefeito? Vc não pensa em trabalhar não?

    4 3 Responder

    Funcionario - 6 dias, 1 hora atrás

    Ele tá é certo....O POVO TE APOIA PREFEITO. Não tem mesmo que se misturar com Esse Doutorzinho Vagabundo. E que venha o Hospital Municipal. Nós Funcionários não aguentamos isso mais. Apoiamos você prefeito.

    3 2

  • Frouxo | 1 semana atrás

    Muito simples, se é um hospital particular e o proprietário o quer funcionando, coloque dinheiro, invista, administre. E não venha falar que é porque atende o SUS, a prefeitura, etc... se atende saúde pública, é remunerado por isso. Com certeza esse Dr. Piau possui grande patrimônio pessoal, e fica querendo que o dinheiro do povo salve seu negócio particular. Se acha que não consegue recuperar, coloque a venda, seja feliz e deixe de mimimi. O povo não é obrigado a consertar sua má gestão e incapacidade de administrar o hospital. Não adianta também ficar fazendo reunião com vereadores, nada vão resolver e ainda vão tentar tirar vantagens da situação. Muito simples, invista, administre e recupere... ou venda e vá aproveitar seu rico patrimônio pessoal.

    14 1 Responder

  • Maria | 1 semana atrás

    Funcionário do São Lucas? Estou perplexa com a sua visão e reclamação! Ele falou sim do atraso do pagamento dos funcionário da alimentação , das demissões. Não sei porque tanto contrário de sua parte! Não está disposto a trabalhar pede demissão. Ali não é um hospital público que algumas pessoas atendem mal e fica por isso mesmo. Não existe esse negócio de tomar o hospital não. É só comprar esse hospital e por para funcionar. Pelo amor de Deus respeita a população e não expõe sua má vontade não. Fico indignada com um comentário desses! Acorda!

    2 13 Responder

    OBSERVADOR - 6 dias, 8 horas atrás

    É no minimo cômico ter que ler isso. Pessoas que ainda defendem Bandidos. Dinheiro do povo não vai salvar patrimônio pessoal dessa família de Hipócritas e Ordinários. A boa família de Faz de contas. Um verdadeiro conto de Fadas. Que Caiam as Cortinas e que a verdadeira Historia de Terror possa aparecer. Que o Ministério Publico de Fato passe a Analisar o tipo de serviço que esse hospital e seu dono vem prestando à população. Que avaliem as taxas de Mortalidade extremamente elevadas e as insatisfações dos que ali são tratados. Parabéns Prefeito, Equipe da Gerencia Regional de Saúde e Ministério Publico pelo controle e pela idealização do Hospital Municipal.

    6 0

  • Funcionário São Lucas | 1 semana atrás

    Dr Sérgio fica aí pagando de bom moço, mas devia divulgar que estamos com os salários atrasados, foram tirados as refeições, demitiu 10 dos 14 funcionários da farmácia e quer que trabalhemos da mesma forma e atendendo a mesma qtde, é humanamente impossível!!! O hospital depende 100% da farmácia é um absurdo 4 pessoas fazer o que 14 faziam.. triste demais ver o hospital nessa situação, depois de tantos benefícios conquistados ir pelo ralo!!! Alguém toma o hospital desse Sérgio Piau!!!!!

    20 3 Responder

    colega - 1 semana atrás

    Tomar o bem de alguém é roubo.. os salários estão assim desde RUI MUNIZ.... funcionário comprado, e desonesto. O Hospital é dele, se n ta satisfeito pede pra sair. O Salario é seu direito.. mas a partir do momento que voce o ofende voce perde ele...

    3 14

    Ricardo - 1 semana atrás

    Tem que reduzir mesmo era 14 no zap zap e 4 trabalhando cambada de reclamão .. do sabem reclamar trabalhar que é bão ninguém quer chega lá na upa tá todo mundo no zap zap

    7 13

    NUTRICIONISTA - 6 dias, 7 horas atrás

    Os serviços de Saúde tem quantitativos de Funcionários determinados pela Legislação. Cabe ao Ministério Publico analisar esse quantitativo. E não adianta espernear. A Justiça ta de olho e vai continuar de Olho nesse Doutorzinho. Ou será que ele acha que ninguém ta observando ele? vai acabar é nas Grades. Trabalho nesse hospital ha 10 anos e ele sempre com essa forma de fazer ERRADO. Recebe para tratar os pacientes, coloca a grana no bolso da Família e acha que vai ficar de boa no final das contas. CUIDADO HEM, MUITO CUIDADO DR. VAI APARECER NAS PAGINAS POLICIAIS.

    7 0

  • carlos | 1 semana atrás

    so a prefeitura comprar esse hospital e virar hospital municipal

    4 2 Responder

    Rose - 6 dias, 15 horas atrás

    Isso seria ótimo.se a prefeitura desse conta d comprar .mas o prefeitura não cuida nem do Hospital Regional q ta as moscas. E a upa entupida d pacientes. Tá um verdadeiro caos. O prefeito tá se lixando p SUS.a população que se ferre.muito triste.

    1 3

    OBSERVADOR - 6 dias, 7 horas atrás

    Hospital Regional é FHEMIG. Gestão Estadual...não Municipal. Pare de conversar merda e vá estudar Primeiro sua asno.

    2 1

  • Farmacêutica | 1 semana atrás

    Isso aí prefeito. Vida que segue. Quem venha o Hospital Municipal. Esse DR BANDIDO de bondade não tem nada. Agora que se mostrar o bom moço do SUS e em Prol do SUS. O Dr Deve achar que o prefeito e o povo é tolo com esse discurso Hipócrita. Ele atende SUS Porque é o que sobrou para ele atender naquela espelunca que ele chama de hospital. E todos nós que trabalhamos lá sabemos bem que se o Administrador anterior de fato retirar os equipamentos que ainda estão lá é que não pertencem ao São Lucas esse hospital vai é Fechar kkkkk.

    11 7 Responder

    Tida - 6 dias, 14 horas atrás

    Tive 3 filhos com ele e fui muito feliz. É o único hospital de patos onde pobre pode ficar internado. Só denigre a imagem dele quem nunca precisou de atendimento e nem a ele pediu. O complô de outros hospitais contra ele é justamente por isso, muita inveja. Ele tem um hospital e quer ajudar a cidade. Quem não gosta, simplesmente deixa ele atender os necessitados e o apoie.

    1 7

    Justiça - 6 dias, 13 horas atrás

    Minha neta nasceu lá pelo IPSEMG, todos os hospitais da cidade cobram adicional do parto. Dr. Sérgio não cobrou e foi taxativo:" não faço coisa errada". Foi extremamente zeloso e cuidadoso com minha filha e minha neta. Não tenho reclamação. Só elogio.

    1 6

    JUNIOR - 6 dias, 7 horas atrás

    Ta bem desenformada Hem. Existe Processos por Trocas de Bebes, Cobranças indevidas, Duplo Faturamento SUS. Sem falar no que ta por Vir e que ainda vai explodir. Depois pesquise no TRJ o numero de processos acumulados nos últimos 10 anos pelo Dr Sergio e Hospital São Lucas.

    4 1

  • Datena | 1 semana atrás

    Tem que fechar essa Charqueada vulgo São Lucas.

    7 6 Responder

carregar mais comentários