O astrofotógrafo Gilberto Dumont registrou o fenômeno.

Os admiradores do sol e da lua tiveram mais um grande motivo para olhar para o céu nesta terça-feira (02). Moradores de Patos de Minas e de outras regiões puderam apreciar um eclipse solar parcial. O fenômeno mudou as cores no horizonte, pintando um quadro de rara beleza. As imagens registradas pelo astrofotógrafo patense Gilberto Dumont não deixam mentir.

O eclipse solar parcial aconteceu no final da tarde desta terça-feira. No Sudeste, a Lua chegou a cobrir em torno de 40% do Sol. Em Patos de Minas, apreciadores das chamadas efemérides astronômicas se reuniram no Alto Limoeiro, numa região conhecida como “por do Sol na pedreira”.

O fenômeno iniciou-se por volta das 17h15 e terminou com o Sol ainda eclipsado, pondo-se no horizonte.

O astrofotógrafo Gilberto Dumont registrou o fenômeno. As fotos mostram as cores se misturando e parte da lua obstruindo o sol. Algo realmente de se admirar. Ele explicou que, em determinadas datas, a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, podendo cobrir parcialmente ou totalmente nossa estrela, dependendo da região do globo de onde se observa. No caso do Brasil, as regiões Sudeste, Sul e Centro-oeste observaram o eclipse parcial. O eclipse total só foi presenciado em algumas regiões do Chile e da Argentina.

Segundo o astrônomo, em 2023 a região Norte do Brasil poderá acompanhar um eclipse anular, quando a Lua deixa um halo do Sol a fundo. Um eclipse solar total no Brasil só ocorrerá no ano de 2045. Gilberto atentou para outro eclipse que ocorrerá neste mês de julho, no dia 16, porém desta vez será um eclipse parcial da Lua, onde ela surgirá já eclipsada no horizonte Leste por volta das 17h50 (horário de Brasília).