Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Em reunião extraordinária nesta quinta-feira (18) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, os deputados estaduais analisaram os vetos do governador Romeu Zema a dispositivos da Proposição de Lei 24.253, de 2019, que trouxe a reforma administrativa do Estado. Dos nove pontos vetados pelo chefe do executivo estadual, dois foram derrubados, entre eles o que cria a Supram em Patos de Minas.

A Instalação da Superintendência Regional de Meio Ambiente havia sido anunciada no início de maio. O órgão era uma reivindicação antiga, principal dos produtores rurais da região. A unidade mais próxima da Supram está localizada na cidade de Uberlândia e vinha causando transtornos. Existe reclamação de produtor que está há 4 anos aguardando pela análise de um projeto de licenciamento ambiental.

Mas pouco depois da comemoração veio a decepção. Após a aprovação da Reforma Administrativa, o governador Romeu Zema decidiu vetar a criação das 3 novas Superintendências de Meio Ambiente. Foi este veto que foi derrubado na reunião dessa quinta-feira na Assembleia Legislativa. O relator foi o deputado Hely Tarquínio. Além de Patos de Minas, serão criadas Suprans também em Passos e Manhuaçu.

Para vetar a criação das novas superintendências de meio ambiente, o governador Romeu Zema havia justificado a falta de recursos. Mas ao mesmo tempo, o chefe do executivo vetou o Projeto de Lei que proibia o pagamento dos chamados “jetons” aos secretários estaduais. Os deputados não conseguiram derrubar este veto e, com isso, os secretários poderão participar de conselhos que aumentam os salários de R$ 10 mil para até mais de R$ 35 mil. Antes de chegar ao Governo, Zema era um crítico ferrenho dos chamados Jetons.