Hoje, falaremos dos leilões promovidos pelo Detran. Esses são mais comuns no Detran do estado de São Paulo. Em razão da maior quantidade de condutores e da maior frota de veículos. Incluindo veículos apreendidos.

De fato, o Departamento de Trânsito do Estado apreende esses veículos, para quitar as dívidas de seus donos. E, essa quitação se dá no ato da venda dos mesmos. Através dos leilões.

Esses eventos se mostram como uma oportunidade para quem deseja adquirir veículos a preços mais acessíveis. Porém, é preciso se atentar aos editais de leilões, no Detran do seu estado. Ou do estado em que você tem interesse.

Isso pois cada leilão possui suas regras próprias. No entanto, algumas delas são comuns a todos. E é sobre elas que falaremos hoje.

Contaremos como esses leilões funcionam. Destacando, é claro, os pontos principais, que tendem a ser as maiores dúvidas de quem se interessa por esses eventos.

Além disso, falaremos, um pouco sobre o próprio Detran, visto que ele viabiliza essas oportunidades. Isso pois sua atuação é bastante ampla. Fique com a gente para saber mais e tenha uma boa leitura.

O Que é o Detran?
Antes de falarmos do leilão do Detran, é interessante falarmos do próprio órgão. Sua sigla significa Departamento Estadual de Trânsito. Assim, ele descreve, também, o seu escopo de atuação.

Esse nome perdura, mesmo no Distrito Federal, mantendo também, suas atribuições. Outra mudança que não altera as atribuições do órgão é que, em algumas Unidades Federativas, ele é uma autarquia.

E quais são essas atribuições? Basicamente, o Detran gere sobre todo o transporte terrestre do estado onde está inserido.

Isso quer dizer que ele fiscaliza a correta execução do Código de Trânsito Brasileiro. E, quando de seu descumprimento, aplica as sanções que se fizerem necessárias.

Além disso, o Detran atua como viabilizador desse mesmo trânsito. Isso fornecendo os documentos solicitados. Tanto para condutores quanto para proprietários, na figura de seus próprios automóveis.

Como trata-se de uma atuação bastante ampla, o Detran não atua sozinho. Na esfera federal, por exemplo. Existem o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Já nas cidades, existem as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran). Essas são mais presentes em cidades do interior, onde não existem unidades do Detran.

As responsabilidades desses órgãos são concorrentes. Porém, existe uma preferência pelo atendimento do Detran, por conta da sua celeridade e da ampla gama de serviços oferecidos.

Como Funciona o Leilão do Detran?
O funcionamento do leilão do Detran é bastante semelhante ao funcionamento de outros leilões. Mais especificamente, leilões de carros.

Primeiramente, é bom saber que todos os carros e motos são usados. Porém, alguns estão em perfeitas condições, parecendo, até mesmo, que nunca foram usados.

E você pode adquirir o carro tanto para uso próprio quanto para venda posterior. Porém, todos eles são arrematados por valores abaixo da Tabela FIPE.

No entanto, a maior parte deles possuem melhorias a serem feitas. Como a manutenção física, no próprio veículo. Após essa recuperação é possível, até, vendê-los pelo valor de mercado, se desejado.

Para ter resultados melhores, é sempre interessante consultar com o Detran de seu estado. Todos eles disponibilizam a lista, detalhada, dos lotes a serem leiloados.

Os veículos leiloados no Detran são carros ou motos. Esses estão com atraso no licenciamento ou pegos em blitz, por alguma irregularidade. Nesses, os débitos não foram regularizados em, até, 60 dias.

Os leilões funcionam da mesma maneira que os demais. Ou seja, durante o tempo determinado, quem dá o maior lance ganha. Tanto para os leilões presenciais, quanto para os realizados online.

 

Quem Pode Participar do Leilão do Detran?
Isso varia de edital para edital. Neles, estão listadas as condições para que se participe. Mas, a princípio, toda e qualquer pessoas física ou jurídica está habilitada.

A exceção, nos leilões do Detran são servidores do órgão, da Polícia Civil ou da Militar. E isso inclui os terceirizados.

Pessoas com o nome no Cadin ou no Serasa podem, também, participar dos leilões. No entanto, estão excluídos menores de idade e pessoas, que, por uma razão ou outra, não possuem CPF.

Estrangeiros podem participar. No entanto, é necessário que esse possuam residência, registrada, no estado referente ao Detran que está promovendo o leilão.

Por fim, você não precisa ser condutor para participar do leilão. Mas, mesmo que o carro esteja apto a rodar, você não poderá guiá-lo.

Quais As Diferenças Entre o Leilão Online e o Presencial?
Apenas o local. Enquanto no online, é disponibilizada uma página própria para o evento, no presencial, você precisa comparecer ao local.

No entanto, em ambos os casos, o dia e hora precisam ser respeitados. Assim como as demais obrigações.

Como É o Estado dos Carros Leiloados?
Para saber em qual estado os carros se encontram, você pode comparecer ao local do leilão. Existem horários de visitação em cada edital. Verifique o seu, se tiver interesse em conhecer anteriormente.

É bom lembrar que todos podem comprar carros considerados aptos a rodarem. No entanto, se você deseja adquirir sucata, é necessário ter um desmonte credenciado pelo Detran do seu estado.

Como É O Pagamento?
Em carros com direito a documentação, o arrematante só pagará o valor acordado no ato do leilão Mesmo que, anteriormente, o carro possuísse dívidas. Isso pois essas foram quitadas, no ato da aquisição.

Porém, após o pagamento, o seu veículo estará livre para ser vendido. Sem tempo de carência nenhum.

O pagamento, no entanto, será feito à vista. Ou, em caso de leilão online, em, até, 5 dias úteis, através de boleto.

Depois desse pagamento, o veículo e documentação são entregues em, até, 90 dias. Porém a nota de venda é emitida no ato do pagamento. Assim como o veículo é passado para o nome do arrematante.

Todos os documentos faltantes poderão ser retirados no ato de retirada do veículo. Que poderá ser feita pelo arrematante ou por representante devidamente constituído.

Os leilões do Detran se mostram como uma forma de adquirir veículos a um preço mais acessível. Desde que se tenha o valor a vista e paciência para procurar e regularizar os veículos.