As mangueiras hidráulicas são componentes de ligação muito importantes para transportar os mais diferentes tipos de substâncias, sejam elas líquidas, gasosas ou sólidas.

Elas apresentam características que são bastante únicas e são muito úteis para uso em diferentes tipos de aplicações nos mais variados segmentos do mercado.

Por isso, conhecer mais a respeito destas mangueiras e quais os tipos que existem no mercado permite que você possa escolher a melhor opção conforme as suas necessidades.

Afinal, por conta das características que possui, dá para usar estas mangueiras mesmo como um substituto para as tubulações e para aplicar tanto em espaços menores quanto para máquinas que precisam ficar a longas distâncias.

Não deixe de acompanhar este conteúdo até o fim para conhecer os tipos principais de mangueira hidráulica. Acompanhe!

Mangueira hidráulica: Conheça as suas características
Para entender melhor sobre as mangueiras hidráulicas, é importante saber quais são as características desse produto.

Ele é dividido por três partes distintas, que são o tubo, o reforço e a cobertura, sendo que cada uma dessas partes é produzida usando um determinado material, o que faz com que eles tenham características e funções diferentes.

A primeira parte é o tubo, que é aquela camada que fica mais interna na mangueira e é feita usando borracha sintética, ajudando assim a aumentar a resistência às pressões elevadas.

A parte do meio é chamada de reforço e ela é composta por um reforço que é traçado ou ainda espiralado, o que traz uma maior resistência à pressão e aos esforços externos.

A parte externa é a cobertura, sendo feita de diferentes formas, como lisa ou enfaixada, e cuja finalidade principal é proteger o tubo, trazendo um bom reforço contra os danos, tais como abrasão e as intempéries.

Qual é a durabilidade da mangueira hidráulica?
A realidade é que não existe uma durabilidade definida para uma mangueira hidráulica e isso é algo que você precisa sempre ter em mente.

Quanto melhor você cuidar desse produto e fizer a instalação adequada dele, então mais irá durar, podendo chegar até mais de 10 anos, um período de tempo que é considerado como realmente bom.

Veja também: Compressores de ar direto

Quais são os tipos de mangueira hidráulica que você pode encontrar no mercado?
Depois de ver esses pontos, é hora de chegar ao cerne da questão deste artigo: quais os tipos de mangueira que você pode encontrar para comprar?

No caso das mangueiras hidráulicas da Rexon, são 4 os tipos existentes, sendo que cada um deles é produzido com o intuito de realizar operações bastante específicas e com capacidades de pressão máxima que suportam.

Veja a seguir quais são os tipos (baixa pressão, média pressão, alta pressão e super pressão) para que você possa escolher o mais adequado aos seus objetivos necessidades:


Mangueira hidráulica de baixa pressão: essas mangueiras são mais comumente usadas para conduzir materiais como água, óleos diversos e ar

Mangueira hidráulica de média pressão: esta mangueira é ideal para fazer o transporte dos produtos químicos e também de produtos em forma de vapor, isso porque ela possui circuitos e fluídos que são hidráulicos feitos à base de éster e de petróleo

Mangueira hidráulica de alta pressão: estas mangueiras são consideradas como ideais para atender às mais variadas necessidades dentro da indústria de alimentos, de modo a suportar as condições de trabalho mais extremas, como é o caso das mangueiras usadas em lava jato. Este tipo de mangueira conta também com uma alta flexibilidade e com um revestimento que permitem a ela ser bem resistente e adaptada aos ambientes mais irregulares

Mangueira hidráulica de super pressão: esta mangueira hidráulica é muito usada nos lava rápidos porque possuem uma performance superior e permite a realização do hidrojateamento com maior eficácia

É importante tomar cuidados ao usar a mangueira hidráulica

Para que a sua mangueira hidráulica possa durar mais, há alguns cuidados que devem ser tomados, como os seguintes:

Nunca operar o seu sistema hidráulico acima da temperatura considerada como máxima e abaixo daquela mínima ideal
Sempre observar a necessidade de comprimento da mangueira para que não ocorra uma tensão no conjunto sempre que o mesmo estiver sob uma grande pressão
Sempre usar as conexões adequadas conforme o tamanho da mangueira, para que não ocorram estrangulamentos que acabem afetando o material e impactem na sua qualidade
Fazer a montagem dos terminais sempre seguindo a tabela de prensagem que é fornecida pelo fabricante

Conclusão

Como visto aqui, a mangueira hidráulica é um tipo de elemento de ligação muito importante para o transporte de materiais variados, por isso mesmo deve-se conhecer os modelos disponíveis para encontrar o melhor para seu negócio. 

Neste conteúdo, mostramos um pouco mais sobre essas mangueiras e os tipos que você encontra no mercado, desde as de baixa pressão até as de super pressão.

O que achou do texto sobre quais tipos de mangueira hidráulica?