O primeiro quadrimestre deste ano foi muito bom para o ramo de  entregas, já que o aumento foi de 38% em relação ao mesmo período do ano anterior, por isso, vamos entender melhor por que o setor de logística registra crescimento considerável em 2021.

De acordo com o Índice de Movimentação de Cargas do Brasil que é publicado pela AT & M, cerca de 2,1 trilhões de reais foram movimentados por esse setor no ano anterior e, este ano, foram movimentados mais de 3 trilhões de reais até abril.

O que explica isso é o aumento da tecnologia que proporciona a chamada logística 4.0 para acompanhar outros setores que formam, segundo especialistas, a Quarta Revolução Industrial.

O campo da indústria se expandiu muito no setor tecnológico e, com isso, puxou o mercado logístico junto para cima, já que, o aumento na produção proporciona o aumento no número de entregas e frotas, consequentemente.

Por que o setor de logística registra crescimento considerável em 2021
Como dissemos, o principal fator que explica porque o setor de logística registra crescimento considerável em 2021 é o advento das tecnologias que estão cada vez mais presentes na vida dos empresários dos mais variados setores, inclusive na indústria que é a principal parte da economia que aquece o mercado de transportes.

Um relatório emitido pela AT & T revela que de 2019 para 2020, aconteceu um aumento na demanda do mercado de entregas de 10% em movimentação de produtos, indo de 6,8 trilhões para 7,5 trilhões de reais.

Isso aponta, então, um crescimento constante no setor, já que a logística tem ganhado cada vez mais espaço no mercado econômico, principalmente pela transformação tecnológica que tem passado nos últimos anos.

Claro que o início da pandemia fez com que esse setor aumentasse ainda mais por causa do isolamento social, da impossibilidade das pessoas de irem às lojas comprarem, o que aumenta o número de aplicativos que promovem entregas como o Mercado Livre e o Magalu, por exemplo, dois grandes varejistas que atuam no mercado digital.

Mas, com certeza, um fator fundamental é o aumento de empresas de tecnologia como a FleetDesk, por exemplo, que oferece sistemas de rastreamento veicular, proporcionando, assim, uma melhoria contínua do dia a dia de trabalho dos gestores de frotas que produzem muito mais com o auxílio desses métodos.

Origem do crescimento logístico brasileiro
Além desse progresso tecnológico, outros fatores são importantes para entendermos  porque o setor de logística registra crescimento considerável em 2021, já que, desde 1900 o setor cresce paralelamente, quando a economia ainda era agrária e os transportes eram voltados principalmente para escoar a produção do campo para o mercado interno e externo.

O primeiro grande avanço para o setor de transportes aconteceu em 1940, quando o campo investiu nas necessidades para a Segunda Guerra Mundial, onde os produtos eram escoados para manter os exércitos em batalhas.

Ali, surgia a logística 1.0 e, muito tempo depois, a partir de 1980, conheceríamos a logística 4.0, com a junção de novos procedimentos e tecnologias que transformaram uma área até então voltada exclusivamente para os veículos e os serviços que eles podem oferecer, para uma área com um diferencial que ganhou o nome de supply chain.

O que é supply chain?
O conceito explica porque o setor de logística registra crescimento considerável em 2021, já que ele abrange todas as fases relacionadas à aquisição, à distribuição e ao fornecimento de produtos, sejam eles quais forem.

Ou seja, o supply chain aborda o conceito de que os novos recursos devem ser aplicados para otimizar os processos logísticos como um todo com o auxílio de tecnologias, trazendo mais eficiência e diminuição dos gastos.

Afinal, se o setor está crescendo, é porque ele está lucrando e reduzindo seus custos operacionais graças ao advento de tecnologias, já que, nenhuma empresa, seja qual for a área que está inserida, consegue lucrar sem uma boa administração.

Importância da logística 4.0
Então, como vimos, tudo que está relacionado ao crescimento do setor de transportes, possui envolvimento com o crescimento da logística 4.0 e, segundo especialistas, isso não diz respeito somente aos transportes, já que tudo está interligado ao setor de entregas, desde a fabricação até a chegada na mão dos consumidores.

Para Adamo Bayer, gestor de produtos marítimos da Costa Brasil, a logística 4.0 é a representação dessa nova etapa do mercado de transportes e ele afirma que isso vai muito além de uma linha de transportes de produtos , já que, segundo ele, em primeiro lugar, devemos entender que a logística é uma parte de várias outras que estão interligadas, afinal, seus atributos superam a linha de transporte de mercadorias através de muitos modais que relacionam a gestão de pedidos, o armazenamento em estoques, a logística reversa, entre outros fatores intrínsecos que explicam porque o setor de logística registra crescimento considerável em 2021.