Se você passa algum tempo na internet, seja no YouTube, ou  em alguma rede social, é bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o mundo do mercado financeiro. Hoje cada vez mais existem pessoas falando sobre isso, e querendo ensinar mais pessoas a como investir nesse meio.

E de tanto que ouvimos propagandas sobre isso, a curiosidade invariavelmente acaba se aflorando, principalmente quando ouvimos sobre como as pessoas podem acabar ganhando muito dinheiro por lá.

Mas claro, como bons brasileiros desconfiados, sempre ficamos pensando se aquilo é mesmo real, ou se é mais uma maneira de golpistas tirarem dinheiro da gente, e esse é um pensamento muito comum quando se tem zero contato com esse mundo.

Mas a grande verdade é que apesar de existirem sim, golpistas que usam o mercado financeiro de forma indireta para aplicar golpes, o mercado financeiro em si, é algo legítimo, e que permite que as pessoas usem o dinheiro que tem para poder investir e lucrar.

Ele é claro é um local onde as pessoas que se dão melhor são aqueles que pesquisam, que entendem por onde está andando, e que vão fazer investimentos certeiros e de forma inteligente.

Mas isso não quer dizer que ele seja para algum público específico, pelo contrário, qualquer um com um pouco de empenho pode aprender o básico sobre esse mercado, sendo suficiente para começar a investir.

E hoje vamos falar um pouco sobre esse meio, explicando o que é o mercado financeiro e como ele funciona.

O que é o mercado financeiro 

De começo, o mercado financeiro pode acabar soando apenas como algo abstrato, já que se pensarmos, na maioria das vezes não existe um produto físico ali, ainda que envolvam compra e venda.

O que devemos ter em mente, é que a compra e venda dentro do mercado financeiro é feito com ativos financeiros, como, por exemplo, o Tesouro direto, ações na bolsa de valores, caderneta poupança e até investimentos de renda variável.

Então basicamente podemos colocar que o mercado financeiro se divide entre dois grupos de pessoas, os que querem investir, e os que precisam de investimento. A pessoa que quer investir é aquela que quer emprestar seu dinheiro a uma operação, a fim de receber o valor de volta com juros acrescentados, e quanto mais certo dá o negócio, maiores os juros que vai ser devolvido.E do outro lado tem o empresário, que aceita fazer parte disso, acertando pegar o dinheiro emprestado e devolvendo com juros se as coisas derem certo.

O que difere isso de um empréstimo normal, é que quando você pega dinheiro do banco, por exemplo, você não tem a opção de não devolver ou devolver menos, você é obrigado a pagar o que foi combinado, enquanto no mercado financeiro o seu investimento pode voltar a você menor.

Por isso é importante sempre lembrar que existem riscos, com histórias de pessoas que chegaram a perder 1 milhão de reais em um único dia.

Como funciona este mercado?

Esse tipo de história é muito bom para dar um belo freio em pessoas que acham que descobriram a fórmula mágica de como ficar rico, e acham que é só colocar o seu dinheiro em algum lugar qualquer que isso automaticamente vai gerar lucros. 

O mercado requer muita pesquisa, que não envolve só onde você vai colocar o seu dinheiro, mas também em que tipo de investimento você vai poder investir seu dinheiro.

Cada tipo de investimento é monitorado por um tipo diferente de órgão, que busca fazer com que tudo seja feito dentro da lei, garantindo assim os direitos de quem está investindo e também das empresas que estão sendo beneficiadas pelos investimentos das pessoas.

Alguns desses órgãos são:

O Banco Central do Brasil, conhecido como BACEN, é uma autarquia autônoma, ou seja, ela tem como objetivo regulamentar o sistema financeiro do nosso país, e trazer estabilidade para o poder de compra por aqui.

A Comissão de Valores Mobiliários, conhecido como CVM, que é uma autarquia pertencente ao Ministério da Fazenda, que no caso tem a responsabilidade de monitorar bem como fiscalizar as instituições do mercado

O Conselho Monetário Nacional, conhecido como CMN, tem como objetivo garantir o funcionamento do sistema, sendo o controlador da política do crédito e da moeda.

Os agentes de intermediação, que são outros órgãos que são responsáveis por conectar as empresas, nesse caso também chamadas de tomadores, aos investidores.

Vale lembrar que cada agente de intermediação tem a sua própria política, às vezes cobrando uma parte do valor dos retornos, cobrando taxas de investimento, isso vária de uma para outra, e quem vai investir pode pesquisar para saber qual plataforma oferece os melhores ativos e também as melhores condições para eles.

E aí tudo o que você precisa fazer é escolher qual órgão faz mais sentido para você, qual o melhor investimento e começar a investir.