Financiamento de moto usada é uma das principais modalidades dessa prática procuradas por pessoas que não querem um carro e optam pela praticidade no trânsito. No entanto, para fazer a contratação do serviço é necessário entender como funciona e seguir determinadas dicas que farão total diferença na sua contratação.
Não esqueça que o ato de financiar é um serviço de crédito, portanto, ter cuidado com o seu nome e evitar as restrições é essencial para conseguir um bom resultado na solicitação. Quer saber mais? Confira a seguir mais sobre o assunto!
Entenda o que é e como funciona o financiamento de moto usada
O financiamento é um empréstimo solicitado ao banco que cobre o valor inteiro do veículo. Nesta solicitação, você passará por uma análise de crédito a fim de que a instituição financeira entenda se o seu perfil está apto a contratação ou não.
No processo de verificação das suas informações, a financeira verificará desde o seu hábito como pagador ao seu histórico para quitar débitos e todos os seus costumes. Dessa forma, haverá a resposta positiva ou negativa do banco sobre o pedido.
Se você tem a intenção de financiar uma motocicleta, o ideal é verificar se existem débitos em aberto no seu nome que precisam ser quitados. Se você não os resolver, haverá o risco de não conseguir o empréstimo desejado por estar inadimplente. Confira esse conteúdo e entenda como funciona uma análise de crédito mais detalhadamente!
Dicas de cuidados ao financiar uma moto usada
Para o financiamento moto usada você deve ter cuidado e atenção com as suas escolhas e, estudar com calma as principais características do veículo. Decida a dedo a financeira que te ajudará e tire sempre as suas dúvidas.
Todo cuidado é pouco no momento de solicitar esse serviço porque, afinal, trata-se de dinheiro e pagamentos. O investimento é muito alto e você precisa se tornar mais criterioso para evitar perdas elevadas.
Como primeira dica, a recomendação é que você tenha paciência e não fique ansioso para efetuar a solicitação. O estudo fará total diferença lá na frente e você estará seguro com a sua moto na garagem.
Atenção com os golpes
Em um financiamento, os bancos jamais solicitam adiantamento do valor cobrado. Tenha atenção quanto às concessionárias que também não pedem que você pague uma quantia fora de período.
Caso aconteça qualquer cobrança fora do normal, o ideal é procurar outro local para realizar o processo. Visto, que existem muitas empresas que aplicam golpes nos compradores e não devolvem a quantia paga.
É por este motivo que você deve ter total atenção quanto às marcas que procura. Pois, muitas tendem a transparecer segurança e confiabilidade, mas, na verdade, aplicam golpes.
Analisar com calma e antecipadamente todas as informações do local ajudará a conhecer mais a fundo a veracidade dos dados disponibilizados a você. O ideal é consultar em sites como o Reclame Aqui e Procon a fim de pesquisar a reputação da empresa, a satisfação dos clientes e se é seguro fazer negócio ou não.
Elabore um planejamento financeiro
O financiamento de moto usada carece de um ótimo planejamento financeiro. Ou seja, você precisa se planejar com meses de antecedência para fazer o pedido e conseguir pagar sem deixar as parcelas atrasarem, caso contrário, você arrisca perder o veículo.
Analise a taxa de financiamento
É necessário ter muita atenção quanto às taxas cobradas para fazer a solicitação do crédito. Se você não observar os valores, arrisca pagar o dobro do valor original da moto usada e com certeza não valerá a pena, se você tiver que desembolsar mais do que deve.
Para verificar as informações com mais precisão, o ideal é realizar uma simulação online onde há a possibilidade de você saber as taxas e valores para ter a sua moto. Existem ótimas opções para consultar, ter uma base das informações, analisar os estilos de motocicleta e o ano desejado de compra, se é mais antigo ou mais recente.
Após a simulação, a recomendação é que você procure pelo banco escolhido e converse acerca do seu desejo de ter uma moto usada. Será feita uma análise de crédito, todas as informações serão disponibilizadas e é neste momento que você deve comparar as taxas e questionar o motivo de serem tão altas, se assim for necessário.
Considere o Custo Efetivo Total (CET)
É o valor que precisa ser quitado, onde há a inserção de taxas, juros e demais encargos. Você deve verificar se está de acordo ou não com a quantia exigida e, conforme orientado acima, questionar o preço das taxas de juros se forem mais altas que o normal.
O financiamento de moto usada não deve ser um processo complicado de ser feito, porém, cabe ao comprador sempre fazer todas as análises com calma. Decidir de imediato e não se importar com o valor elevado fará com que você pague mais do que deveria.
Este é um dos motivos para você analisar com antecedência e sem pressa. Faça simulações online para entender o CET a fim de verificar se existem diferenças que podem ser expressivas ou não.
Adicione no seu orçamento a manutenção
Não esqueça que haverá a necessidade de fazer a manutenção recorrente da moto usada, resultando em um considerável aumento de gastos. O combustível, troca de pneus e inclusão de acessórios tendem a ser elevados, portanto, ter valores separados para estas finalidades é essencial.
Mantenha o nome limpo
O financiamento, por ser um serviço de empréstimo de crédito, na maioria, exige que os compradores estejam com o nome limpo e sem qualquer restrição. Não esqueça que você passará pela consulta de dados a fim de que o gerente do banco ou concessionária saiba se é possível fornecer o limite solicitado ou não.
Caso você seja um inadimplente, as chances de conquistar a sua moto são diminuídas, tornando mais difícil a solicitação e cabe a você se organizar antes de decidir que, de fato, quer um financiamento assim.
Por que financiar uma moto?
As motos são veículos rápidos e práticos de serem pilotados quando comparados aos carros. Se você trabalha com o uso de motos, o ideal é ter uma própria para usar sem preocupações quando quiser.
Há menos consumo de combustível, você deixa de gastar com as passagens de ônibus e não polui tanto o meio ambiente. O uso de motos é recomendado às pessoas que gostam de velocidade, mas que buscam por praticidades e corte excessivo de gastos semanais.
Agora que você sabe o que fazer para financiar uma moto usada, coloque todas as dicas em prática para obter facilidade e não ter dificuldades a longo prazo, evitando assim dores de cabeça e a perda da moto nos casos mais extremos. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!