A língua portuguesa é a nona mais falada no mundo e pode garantir o crescimento profissional de estrangeiros em diferentes áreas e países

Ter conhecimento em mais de um idioma é um atributo que vem sendo cada vez mais valorizado no ambiente corporativo. Isso porque, muitas empresas procuram perfis bilíngues para atuar desempenhando funções e liderando setores em prol do crescimento empresarial. 

Para os profissionais estrangeiros que vivem ou têm interface com empresas no Brasil, o conhecimento na língua portuguesa pode ser a porta de entrada para o mercado de trabalho lusófono e garantir a integração de povos e culturas. O domínio do português fomenta, ainda, boas oportunidades em países que têm a língua como oficial e proporciona a conquista de cargos que resultem em ascensão de carreira. 

O português é o nono idioma mais falado no mundo, de acordo com uma pesquisa da Ethnologue, Languages of the World. Os adeptos da língua representam cerca de 258 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo o Brasil o país onde o idioma é mais usado, com mais de 210 milhões de falantes. 

Além do país latino, há ainda nove nações que usam o português como língua oficial: Moçambique, Angola, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. 

Oportunidades profissionais com a língua portuguesa

Existem algumas habilidades que chamam a atenção de qualquer recrutador de vagas de emprego. O domínio em uma nova língua é uma delas e, por esse motivo, candidatos bilíngues podem sair na frente dos demais e “agarrar” oportunidades de trabalho. 

Estrangeiros que possuem no currículo o conhecimento na língua portuguesa podem colher frutos dentro de seus países e também nas nações lusófonas. Esses profissionais são requisitados em diversas nações, por trazerem uma visão de mundo diferente para a organização, tornando a equipe mais qualificada e quebrando barreiras da língua e cultura. Os colegas de trabalho lusófonos podem aprender muito com o novo colega e o mesmo acontece com este profissional.

Para quem ainda não fala o idioma, pode ser interessante investir em curso de português para estrangeiros e introduzir o aprendizado gradualmente no dia a dia, por meio de filmes, séries, novelas, podcasts e músicas de artistas lusófonos. 

Com o domínio da língua, esse profissional pode atuar enviando e-mails em português, atendendo clientes e fornecedores desses países, fechando negócios, assistindo palestras corporativas e até mesmo comandando reuniões empresariais de caráter internacional. 

Aos poucos, essa pessoa poderá liderar setores, treinar colegas de trabalho, representar a empresa em um país lusófono e avançar profissionalmente, graças ao conhecimento na língua portuguesa.

Vantagens dos países que falam português

Países onde se fala português, além de possuírem uma forte presença cultural, também estão entre os que apresentam boa economia e oferecem oportunidades para diferentes áreas, como tecnologia, turismo, importação e exportação.

Segundo a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), as nações que falam português possuem 290 milhões de consumidores, com projeção para chegar em 500 milhões até o final do século. As nove nações juntas representam 50% dos recursos energéticos do mundo, 14% das reservas de água doce e formam a quarta maior produtora de petróleo. 

O Brasil sozinho, segundo o Sebrae, é um dos 10 países mais empreendedores do mundo. Além disso, apenas pelo Programa Brasil Mais da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, o país verificou um aumento médio de 22% na produtividade e 8% no faturamento de mais de 117 mil empresas em todo o território nacional. 

Postos de trabalho fora de países lusófonos

Além das oportunidades de trabalho dentro desses países, há também nações que possuem outro idioma, mas têm interesse em pessoas que falam português, sendo nativos ou não. É o caso da China, que tem investido na língua portuguesa em universidades locais. 

Estima-se que pelo menos 55 faculdades no território chinês ofereçam cursos de graduação em português, com objetivo de preparar os jovens para mediar negócios e expandir a atuação chinesa em países lusófonos. Além do interesse pela educação, a China também tem firmado parcerias comerciais com nações que falam a língua portuguesa, incluindo o Brasil.