Você que tem empresas ou pretende abrir uma, já pensou em que momento você deve contratar um advogado empresarial. É ele quem vai ajudar você em muitos processos dentro da sua empresa.


Por isso é muito importante contratar um advogado no ramo empresarial, além de ser um excelente investimento para sua empresa. Esse profissional pode atuar em diversas partes da empresa relacionadas à área administrativa da organização.


Ele pode fazer a preparação de contratos, os planejamentos tributários, pode  acompanhá-lo em possíveis processos contra a empresa, entre outras coisas que garantem o bom funcionamento da sua empresa. 


Neste artigo você vai conferir alguns indícios de que precisa fazer a contratação de uma pessoa jurídica para ajudá-lo com os trâmites legais do seu empreendimento. 


Por mais que seja muito comum contratar esse tipo de profissional pelas empresas, muitos empreendedores ainda pensam que o advogado empresarial se resume somente em resolver problemas judiciais.


Muitos ainda não perceberam que o advogado é uma ótima ferramenta para prevenção de muitos desses problemas. 


Os advogados do ramo empresarial têm uma certa experiência em Direito Comercial. Esse é um setor do direito privado que vai entender os direitos e deveres dos empresários.


Por isso é muito importante que sua empresa tenha um acompanhamento por esses profissionais que são os advogados empresariais para que você fique sempre dentro da legislação e evite problemas futuros. 


Confira 5 sinais de que você precisa contratar um advogado empresarial

Para que você possa estar agindo sempre dentro da lei e ficar ciente de todos os seus deveres e direitos, separamos aqui alguns indícios de que chegou a hora de contratar um advogado empresarial. Confira!

Dúvidas com relação ao societário perfeito para sua empresa

Para você começar o seu negócio, a escolha ideal do societário para sua empresa é muito importante no momento de sua abertura. 


Existem dois tipos societários, e cada um deles tem características, vantagens e regras diferentes para cada tipo de atividade prestada pela empresa. Por exemplo, a sociedade limitada é a melhor indicada para comércio e indústrias.


Além do mais, o advogado empresarial vai ajudar você na hora de regularizar os atos societários na junta comercial. 


Problemas contratuais

Mais uma das atribuições do advogado empresarial é a preparação de contratos. Ele vai analisar e averiguar os riscos e também captar a precisão de ambas as partes.


Analisando todas as cláusulas de maneira bem minuciosa, o advogado empresarial vai elaborar um contrato visando garantir benefícios para as duas partes, ou seja, empregado e empregador.


Atenção na hora de fazer a contratação de funcionários

É muito importante que as empresas operem de acordo com a legislação trabalhista vigente. A contratação do funcionário tem que ser feita de maneira cuidadosa para que a empresa não enfrente processos trabalhistas no futuro. 


É de extrema importância que o valor que consta na carteira de trabalho seja o que de fato será pago para o trabalhador, pois a prática de fazer o “pagamento por fora” é ilegal. 


Dúvidas na hora de fazer contratos com parceiros internacionais

A expansão da empresa depende muitas vezes de fechar contratos com empresas no exterior. Por isso, você deve saber exatamente como proceder nesses casos como, por exemplo, qual legislação deverá seguir, se a do país de fora ou a nossa? Um advogado empresarial é de suma importância nesse momento, pois ele é um especialista nesse assunto e vai guiá-lo pelos caminhos certos.


Vontade de alcançar novos recursos

O advogado empresarial pode ajudar aqueles empresários com menos experiências na hora de alcançar novos recursos e buscar novos investidores.


Agora que explicamos boa parte do trabalho do advogado empresarial, você percebeu o quanto esse profissional é importante para você e sua empresa, não é mesmo? Pois bem, não deixe que seu negócio fique sem um acompanhamento jurídico, busque-o o quanto antes.


Isso pode evitar que você tenha muitas dores de cabeça com processos, entre outras punições que uma empresa possa vir a sofrer. 


A melhor opção é se precaver e fazer a contratação de um advogado empresarial para ajudar com a legislação trabalhista e outros ramos inerentes à profissão.


Em quais áreas o advogado empresarial pode atuar?

O advogado empresarial pode atuar no ramo de defesa do consumidor, em defesa do fornecedor e até mesmo em consultorias jurídicas com o cuidado que deve ser dispensado em diversos casos, e também aconselhando os empresários e fornecedores. Ele sempre vai visar o melhor acordo para as duas partes, tudo  dentro da legislação vigente.


Quanto ganha um advogado empresarial?

Se você pretende contratar um advogado empresarial saiba que a média do seu salário está por volta de R$6.484,49, com uma carga horária semanal de 41 horas.


Para se ter uma ideia, o advogado empresarial ganha cerca de 34% a mais do que um advogado da área de Direito Civil, que por sua vez também tem um bom salário.