Os testamos possuem um papel extremamente importante na atualidade, e por conta disso, uma grande parcela da população busca saber qual é o momento ideal para fazer um testamento.

Infelizmente, não é em qualquer lugar que se divulga este tipo de informação, aumentando ainda mais as dúvidas que esta parcela da população possui, além da divulgação de informações falsas e erradas, trazendo uma grande gama de consequências.

Felizmente, vale dizer que o testamento não se trata de nenhum bixo de 7 cabeças, na realidade, ele possui um intuito bem simples, pode ser feito de diversas maneiras, além de que o momento ideal para fazê-lo varia de pessoa para pessoa.

Caso você queira entender um pouco mais sobre todos os pontos de um testamento, juntamente sobre qual é o momento ideal para fazer um testamento, é fundamental que você se atente a todas as informações a seguir.

O que é um testamento?
Mesmo na atualidade, ainda existem pessoas que desconhecem a definição ou objetivo que um testamento possui, sendo o primeiro ponto que deve ser alterado o mais rápido possível, tendo em vista que a procura por tal documento aumentou consideravelmente.

De maneira geral, pode-se resumir o testamento como documento não obrigatório, onde a pessoa determinará e fará uma divisão de todos os seus bens e futuros donos após a sua morte. Com certeza você já viu algum filme onde a família acaba criando uma grande confusão para decidir quem irá herdar os bens de um familiar que morreu, algo que o testamento poderia evitar facilmente. Vale dizer que um advogado em Piracaia também pode auxiliar a resolver estes conflitos.

Na atualidade, o testamento não é a única opção de documento que auxilia a planejar e remanejar os bens e tributos após a morte de um indivíduo, entretanto, vale dizer que o testamento é o método mais utilizado e conhecido em todo o mundo.

Principais tipos de testamento na atualidade
Além destas outras maneiras de alcançar o mesmo objetivo do testamento, também vale dizer que o testamento é extremamente variado, e por conta disso, acaba apresentando uma diversidade considerável de tipos.

Atualmente, 3 tipos de testamentos acabam se destacando por conta de suas principais características, portanto, é essencial que você entenda tudo sobre estes 3 tipos, sendo eles: o testamento público, testamento cerrado e testamento particular.

Testamento público
Começando pelo testamento público, que lhe ajudará a entender qual é o momento ideal para fazer um testamento, além de que ele acabou se tornando o testamento mais utilizado em território brasileiro, pode-se dizer que este documento é feito em um cartório utilizando a escritura pública, além de ser realizado na presença de um tabelião e ser exigido 2 testemunhas para comprovar todos os termos do documento.

Para a total validação do testamento público, todos os presentes deverão assinar o documento, ou seja, o testador, o tabelião e até mesmo as testemunhas. Algo que muitas pessoas acabam confundindo, é em relação às testemunhas e a sua familiaridade com o testador.

Nenhuma regulamentação diz que as testemunhas devem ser conhecidas ou próximas do testador, já que a sua função não envolve nenhum destes pontos, bastando somente comprovar o consentimento do testador ao finalizar o documento.

Testamento cerrado
Partindo para a segunda opção de testamento da nossa lista de testamentos mais comuns no território brasileiro, que também possui uma visibilidade extremamente alta e fazendo um grande sucesso com a população, temos o testamento cerrado.

Além dos filmes que geram problemas em relação à falta de um testamento, também podemos observar os filmes que se baseiam em um testamento secreto feito pelo indivíduo, no qual foi divulgado somente após a sua morte, e é exatamente estas características que o testamento cerrado possui.

De maneira geral, o documento é escrito pelo testador de maneira autônoma, onde somente ele terá conhecimento total do conteúdo daquele documento. Após realizar a sua escrita, o testador deverá levar o documento até algum cartório.

A partir deste ponto, o testamento cerrado possui uma grande similaridade com o testamento público, já que no cartório, um tabelião será convocado, juntamente com 2 testemunhas, para assim, aprovarem e validarem o documento.

Testamento particular
Para finalizar com chave de ouro os tipos de testamentos mais comuns na atualidade, não poderíamos deixar de citar sobre o testamento particular. Após entendê-lo, você conseguirá observar qual é o momento ideal para fazer um testamento.

Da mesma maneira que o testamento cerrado, este testamento é escrito pelo próprio testador, entretanto, uma pessoa autorizada pelo testador também pode realizar tal feito. Vale dizer que para este testamento, é fundamental que o documento seja escrito na presença de três testemunhas.

Qual é o momento ideal para fazer um testamento: Entenda tudo
Com isso, é um fato que você conseguiu entender tudo que diz respeito aos testamentos, sua definição, importância e até mesmo tipos, portanto, chegou o momento que você conseguirá entender um pouco mais sobre qual é o momento ideal para fazer um testamento.

De maneira geral, pode-se dizer que não existe um momento ideal para fazer um testamento. Uma boa dica, é que você busque realizar o testamento após conseguir conquistar todos os seus objetivos e bens que desejava, e consequentemente, parar de trabalhar (se aposentar).

Entretanto, mesmo não existindo um momento ideal, vale dizer que existe uma idade mínima, que é a de 16 anos. Sendo assim, é certo dizer que você já sabe qual é o momento ideal para fazer um testamento.