Reformar um cômodo da sua casa é uma vontade constante da maioria dos brasileiros, há sempre o que pode ser melhorado e coisas que precisam de retoque, porém, seu sonho pode facilmente se tornar um pesadelo se não houver o cuidado adequado e uma equipe preparada.
A cozinha é um dos cômodos mais importantes da casa, afinal, é nela que passamos parte considerável do dia, onde preparamos as refeições e é o lugar correto para se alimentar.
A modernização da cozinha vai agregar um imenso valor a sua residência, e conforto para você e sua família.
A importância de reformar cozinha
Uma cozinha planejada vai te trazer muitas vantagens e benefícios, fazer uma reforma em casa nunca é fácil, sempre temos muitas ideias e não sabemos nem por onde começar. Mas o retorno é sempre superior, feito com planejamento prévio e o acompanhamento dos profissionais especializados.
Vantagens de uma boa iluminação
Um dos pontos mais importantes de uma reforma em tal cômodo é a iluminação, mesmo que a reforma não seja completa, uma iluminação melhor e mais profissional fará com que seu cômodo ganhe muito.
Uma iluminação personalizada acaba por esconder os defeitos e modernizar ainda mais o local.
A luz certa e bem posicionada vai trazer aconchego e conforto durante as refeições e principalmente vai tornar o preparo de alimentos mais rápidos e práticos, diminuindo assim o risco de acidentes.
Dicas para iluminação na cozinha
Veja agora as melhores maneiras de reformar sua cozinha, os itens indispensáveis e como posicioná-los da maneira correta para haver uma maior valorização do ambiente.
Lâmpadas adequadas
A base da iluminação se dá por meio das lâmpadas, por isso escolher as corretas é tão essencial.
A disposição dos itens no ambiente é fundamental. De modo geral, lâmpadas com tonalidades mais claras tendem a trazer maior sensação de tranquilidade e limpeza para o ambiente. Possuem uma durabilidade maior e oferecem um excelente nível de economia, combinada as lâmpadas brancas com iluminação em tons de laranja para gerar um maior conforto e sensação de aconchego.
Vários pontos de iluminação
Para que o ambiente pareça mais harmonizado e equilibrado é necessário pensar não só na tonalidade mas também na distribuição dos pontos de luz.
Durante o planejamento a iluminação deve ser dividida por tonalidade, intensidade e cor.
Em áreas como bancadas, pias e fogões a indicação principal deve ser cores mais intensas e claras.
Nos outros ambientes é necessário colocar iluminação mais amena para não atrapalhar a circulação e gerar maior conforto.
A iluminação deve ser bem distribuída e direcionam o foco para os pontos que importam como pias, bancadas e fogões.
A iluminação natural
Fator extremamente importante, mas quase sempre desprezado, a iluminação natural deve ser muito bem aproveitada.
Um bom projeto que equilibra bem iluminação natural com a artificial contribui para a economia de energia.
A ventilação também deve ser considerada, visto que a cozinha costuma ter odores muito fortes, que podem ser dispersados por uma ventilação adequada.
Iluminação embutida
Um ambiente com iluminação embutida no teto reduz muito a incidência de sombras.
Uma cozinha com iluminação planejada e embutida confere certo tom de modernidade e sofisticação.
Trilho de iluminação
Uma tendência atual, que resgata um estilo retrô e dá um toque de modernidade.
Os trilhos possuem algumas luzes que podem ser orientadas da maneira que você desejar, dando um tom ainda maior de sofisticação, se bem usado somente um trilho de iluminação pode levar luz a mais de um ambiente, parte deles podem estar orientado para o balcão e parte para a mesa, tirando assim a necessidade de comprar iluminação distinta para os dois ambientes.
É melhor utilizar luz quente ou luz fria
Os dois tipos de luzes oferecem benefícios distintos e são perfeitos para ocasiões e rotinas diferentes.
A luz quente é muito indicada para cozinhas mais aconchegantes onde vai acontecer reuniões de amigos e famílias.
Muito úteis para refeições rápidas onde o proprietário não passe muito tempo.
A luz fria gera um maior contraste com o ambiente, indicada para residências onde é comum se passar muito tempo no cômodo e se cozinhar todos os dias, uma vez que o contraste permite achar itens e objetos mais facilmente e diminui os riscos.
A maneira certa de iluminas bancada, coifa e armários
O bom uso da iluminação nesses locais podem realçar ou camuflar o estilo de seu cômodo.
Fitas de led são facilmente acessíveis, e se bem posicionadas na parte de baixo das bancadas e interior do armário vai trazer uma sensação de limpeza e sofisticação.
Para responder à pergunta de qual é a iluminação ideal para a cozinha é preciso entender que não forma errada, tudo vai depender do seu objetivo com a reforma, e o tom que pretende inserir no ambiente.
Mesmo com todas as dicas, ainda assim é necessário que um profissional supervisione o projeto ou então o desenvolva. Para evitar erros e mal uso dos materiais e equipamentos.
Jacinto
01/04/2022 01:04A Luz que eu mais gosto na cozinha é a luz branca, pois a cozinha exige uma iluminação clara E como adoro tirar foto dos pratos que eu faço, fica melhor assim.