O planejamento tributário acabou se tornando um dos planejamentos mais importantes tanto para as empresas quanto para os cidadãos. Entretanto, vale dizer que ainda existem  pessoas que desconhecem este termo e como ele funciona e, sendo assim, mais abaixo você conseguirá entender o que é um planejamento tributário.

Além de entender a sua definição, você também aprenderá algumas práticas que acabam sendo englobadas por esse termo, além da sua importância e aplicações.

Confira a seguir algumas informações sobre planejamento tributário.

O que é planejamento tributário?
Primeiramente, devemos começar citando sobre a definição do planejamento tributário. Pode-se resumir o planejamento tributário como um conjunto de sistemas e práticas que por si só acabam dividindo o mesmo objetivo, que é diminuir ao máximo o pagamento de tributos, além dos seus valores.

Ou seja, como o próprio nome sugere, o planejamento tributário acaba se encaixando como um conjunto de estratégias, estudos, pesquisas e até mesmo ações para diminuir ao máximo o pagamento de tributos de uma empresa. Além disso, tais práticas e estratégias são feitas conforme a nossa legislação, ou seja, todas essas práticas estão dentro da lei.

Podemos perceber a grande importância que um planejamento tributário possui, certo? Um dos maiores problemas que as empresas acabam enfrentando na atualidade, é em relação aos impostos e tributos pagos que muitas vezes acabam chegando a números exorbitantes.

Vale ressaltar que um planejamento tributário possui diversas características e práticas únicas, exigindo assim, um grande conhecimento na área. Portanto, você pode optar por uma empresa de contabilidade em Volta Redonda para fazer um bom planejamento tributário para a sua empresa.

Elisão Fiscal
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é planejamento tributário, chegou a hora de aprender um pouco sobre as suas práticas e, para isso, devemos começar falando sobre a elisão fiscal.

Sendo uma das práticas mais conhecidas e utilizadas do planejamento tributário, a elisão fiscal acaba permitindo que as empresas busquem a forma de pagamento mais vantajosa para realizar o recolhimento de impostos.

Com isso, tal prática acaba se resumindo na escolha do regime tributário que mais se adequa à determinada empresa ou até mesmo escolher qual será o local de instalação, pensando nos valores dos impostos.

Algumas características que fazem parte da elisão fiscal são: redução da base de cálculo dos tributos, adiar ao máximo o pagamento de tributos (sem gerar multas), entre muitas outras.

Levando isso em consideração, pode-se dizer que a elisão fiscal tem como principal intuito afastar o máximo possível o pagamento dos impostos de uma empresa, além de distribuir de maneira estratégica os recursos, tributos e impostos que uma determinada empresa precisa pagar, trazendo uma maior eficiência possível.

Evasão Fiscal
Uma prática que acaba saindo do planejamento tributário legal é a evasão fiscal, portanto, acaba se tornando essencial que você a entenda completamente para saber o que é planejamento tributário.

Diferentemente de tudo que você viu até agora e que se encaixa dentro da legislação, a evasão fiscal é uma prática que também busca diminuir ao máximo o valor dos tributos, além de afastá-los. No entanto, tal prática acaba envolvendo técnicas ilícitas, ou seja, fora da lei.

Sendo assim, devemos nos atentar para não utilizarmos essas técnicas que podem ser resumidas por: simulação, fraude, e até mesmo sonegação.

A Evasão Fiscal é uma prática que se utiliza de técnicas ilícitas, ou seja, de um meio fraudulento.

Elusão Fiscal
Para finalizar as práticas de um planejamento tributário, podemos também citar a elusão fiscal que, diferentemente da evasão, acaba se voltando para a legislação, possuindo técnicas lícitas.

Vale citar que a elusão fiscal é uma maneira extremamente arriscada de evitar os impostos, já que, mesmo sendo considerada uma forma lícita, tal prática acaba utilizando técnicas artificiosas e atípicas para não pagar os impostos.

A Elusão Fiscal ou Elisão Ineficaz ocorre quando se simula um negócio jurídico para fugir da tributação. Também é denominada de abuso das formas, pois é uma conduta lícita praticada de forma atípica ou artificiosa, constituindo uma fraude à lei ou abuso de direito.

Para encerrar o artigo, devemos ressaltar que o planejamento tributário tem como principal intuito utilizar certas técnicas e planejamentos a fim de diminuir ao máximo o pagamento de impostos. Contudo, tais práticas também acabam proporcionando outros resultados. Confira alguns deles:

. a otimização de processos;

. prevenção da empresa contra algumas sanções fiscalizatórias;

. fazer um ajuste prévio dos tributos da empresa.

Com isso, somando ao poder de diminuir as taxas e aumentar o tempo para realizar o pagamento de tributos, pode-se dizer que você já conhece o que é planejamento tributário, além de sua importância para as empresas.