É indispensável ter clareza de todos os gastos e ganhos mensais


A vida de qualquer pessoa que conviva em sociedade depende de diversos fatores para alcançar um certo equilíbrio. Praticar atividades físicas e ter uma boa alimentação, por exemplo, são cuidados que proporcionam bem-estar ao corpo e à mente.


O que muita gente se esquece é de que a saúde financeira também é um aspecto bastante importante. Basta lembrar que para comer, ter água, energia elétrica e luz em casa, assim como para se transportar de um lugar para outro e até para o tratamento de algumas doenças é preciso ter dinheiro.


Portanto, é mais que necessário tratar a saúde financeira com o seu devido valor, o que está diretamente relacionado ao planejamento financeiro. Dessa forma, você poderá ter uma noção mais abrangente dos seus ganhos e dos seus gastos, organizar melhor as suas despesas e, até mesmo, investir naquilo que mais faz sentido para você.

Como está a sua saúde financeira?
Essa pergunta pode ser um bom norteador para quem busca se organizar financeiramente, já que nos provoca a pensar em como estamos lidando com o nosso próprio dinheiro.


Ter consciência da renda mensal disponível junto com todas as despesas fixas e variáveis, além de dívidas e contas em atraso, portanto, é indispensável. Quem não mora sozinho, seja com os pais ou em república, terá que considerar também os gastos comuns aos demais integrantes da casa.


A partir do cálculo entre ganhos e gastos, será possível saber quais deles podem ser reduzidos ou eliminados, o que está pesando mais no seu orçamento e, até mesmo, quanto você poderá guardar para realizar seus sonhos — seja uma viagem, a compra de um carro ou de um imóvel, e até uma festa de casamento.

Registre todas as receitas e despesas
Como já foi dito, é preciso ter clareza de tudo aquilo que você ganha e gasta por mês. Para isso, é necessário registrar cada pagamento de contas, cada compra realizada, além do dinheiro que você recebeu (seja você trabalhador de carteira assinada, concursado ou autônomo).


Você pode escolher anotar tudo em uma agenda, numa planilha do Excel ou mesmo usando um aplicativo do seu smartphone. O importante é detalhar cada centavo que entrou ou saiu da sua conta bancária. Dessa forma, será possível identificar o que há de errado no seu orçamento.

Classifique os gastos em prioritários e supérfluos
Após identificar todas as despesas, será possível classificar quais são os gastos, de fato, necessários e quais são aqueles que podem ser diminuídos ou eliminados da sua vida. 


Gastos com energia elétrica, gás, água, internet, telefone, alimentação, transporte e saúde geralmente são indispensáveis, mas podem ser, até certa medida, reduzidos. Já compras e alguns serviços, como TV a cabo e delivery de comida, podem ser eliminados, caso estejam sendo demasiadamente onerosos.

Fuja do vermelho
Não tem nada pior para a saúde financeira do que ficar no vermelho, isto é, devendo. Pagar contas depois do dia do vencimento, usar com frequência o rotativo do cartão de crédito e fazer compras de alto valor sem o dinheiro disponível são atitudes que podem deixar a sua conta em débito contínuo.


Ter um controle de gastos é uma forma de manter a sua saúde financeira em dia, o que implica, necessariamente, em gastar menos do que você ganha. Assim, você garante que a sua conta esteja sempre no azul — e distante do vermelho.

Negocie as dívidas
Há situações em que, por maiores que sejam os nossos esforços, acabamos nos deparando com algumas dívidas extras ou acumuladas. Quando não é possível arcar totalmente com o prejuízo, vale a pena partir para a negociação.


Assim, entre em contato com o setor financeiro da empresa ou da loja, converse sobre a sua situação e sua vontade de quitar seus débitos. Em muitos casos, a dívida será reduzida ou parcelada de acordo com as suas possibilidades.

Poupe e invista seu dinheiro
Por fim, mas não menos importante, faça uma reserva dos seus ganhos na poupança e, se tiver um valor maior, invista seus rendimentos. Assim, você terá uma reserva financeira tanto para possíveis incidentes quanto para realizar os seus sonhos.