Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que, desde o início da crise sanitária causada pelo novo coronavírus, as organizações que utilizam tecnologias de indústria 4.0 tiveram mais lucros e ainda permaneceram ou aumentaram o quadro de colaboradores. 

 

Mas, o que justifica esses resultados? 

Qual é o impacto da indústria 4.0 no Brasil e no mundo? 

 

É isso que vamos mostrar a partir de agora!

Afinal, o que é Indústria 4.0?
Trata-se de um tipo de indústria em que a produção é feita com a interação automatizada entre três pilares importantes: 

 

*equipamento físico
*máquina
*sistema digital
 

O mais interessante é que tudo isso é feito sem interferência do uso. O sistema conta com o apoio da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) e a análise de informações para desenvolver uma rede inteligente, que seja capaz de guiar todo o processo produtivo. 

A proposta é automatizar a produção, melhorando a eficiência, independente da quantidade que é produzida. Aqui, todas ferramentas, máquinas, sensores, peças ou computadores aprendem a trocar informações entre si. 

Diante desse cenário, as decisões não são tomadas com base no achismo. Em todos os setores da empresa, elas são escolhidas de acordo com dados que são coletados em tempo real. 

Quando surgiu a indústria 4.0?
Foi em Hannover (2011), na Alemanha, durante a principal feira do mundo com foco em tecnologia industrial, que a Indústria 4.0 ganhou destaque. 

Grande parte das pessoas têm dúvidas em relação às diferenças entre a Indústria 4.0 e o avanço tecnológico convencional. O principal ponto é o nível de inteligência da máquina. 

Em um passado não tão distante, a operação não funcionava sem o homem. Atualmente, a tendência é de que o equipamento seja o ponto-chave em uma empresa e a sua atuação seja desenrolada pela comunicação, trazendo dados mais conclusivos para os negócios. 

 

Quais são os benefícios da indústria 4.0?
A indústria 4.0 traz diversas vantagens para as empresas. Para se ter uma ideia, ela ajuda a otimizar as atividades, trazendo uma performance melhor durante o dia a dia da companhia. 

O seu negócio consegue ter acesso a dados em tempo real. Dessa forma, a sua empresa passa a tomar as decisões sem “achismo”, garantindo estratégias mais alinhadas com os objetivos da organização. 

Com a indústria 4.0, é possível melhorar a capacidade de manutenção e fazer um monitoramento avançado para entender quais são os pontos positivos e quais são aqueles que precisam ser ajustados no negócio. 

Você ainda conquista mais sustentabilidade e condições mais adequadas de trabalho, além de ganhar a credibilidade do cliente por meio das oportunidades que estão alinhadas às necessidades dele. 

No site Ballast, você tem acesso a algumas alternativas que podem ajudar a sua empresa no processo de modernização. A empresa é especializada em material elétrico para a indústria, contando com um amplo estoque de cabos industriais para a indústria 4.0.

Os sensores industriais, por exemplo, são dispositivos que têm o poder de registrar informações sobre variáveis físicas, entre as quais: temperatura ou velocidade. A partir daí, eles convertem os dados para que eles sejam lidos e compreendidos tanto pelo funcionário quanto pelo sistema. 

A indústria contém vários modelos de sensor industrial, em que cada tipo identifica uma certa grandeza. Depois, ela converte essa grandeza em diversos tipos de sinais, como: elétricos, sonoros e dados. 

Com o sensor industrial, a sua empresa conquista diversos benefícios, como: padronização dos processos industriais, segurança no chão de fábrica, qualidade dos produtos, agilidade nos processos industriais e auxílio na queda de desperdício de matéria-prima, energia elétrica e água. 

Após descobrir o que é indústria 4.0, siga-nos nas redes sociais e conheça outras novidades que vão impactar nos resultados do seu negócio.