Não dá para negar: o número de empreendedores é cada vez maior no Brasil. Segundo qualquer tipo de pesquisa ou metodologia de estudo, o país vem acumulando cada vez mais gente focada e disposta a empreender, criando novas empresas que gerarão empregos e movimentarão a economia, ainda que muitas sejam de microempreendedores individuais.

O mais surpreendente da afirmação é que esse número vem logo após o fim de mais de 700 mil empresas em todo o país por causa da pandemia do novo coronavírus. É fato que a pandemia causou um estrago sanitário e humano gigantesco no país, mas também causou muito dano econômico. Mesmo assim, o Brasil tem registrado um número cada vez maior de empreendedores.

O que explica que o número de empreendedores é cada vez maior no Brasil? Vejamos alguns motivos abaixo!

O número de empreendedores é cada vez maior no Brasil: 5 fatores que explicam isso
1. Desemprego
O primeiro fator que explica o aumento no número de empreendedores pode parecer contraproducente, mas na verdade faz todo o sentido: o aumento do desemprego.

O fato é que vivemos em uma economia com desemprego recorde, em que o número de pessoas trabalhando formalizadas é menor do que o número de pessoas desempregadas, informais (que trabalham sem vínculo) e que desistiram de procurar emprego.

Ou seja, pela primeira vez na série histórica, temos mais gente sem um trabalho formal do que com um trabalho formal.

Com o desemprego e a falta de renda, as pessoas precisam criar alguma solução para começar a ganhar alguma renda. Por isso, o empreendedorismo é uma alternativa para quem não tem para onde correr. É claro que esse empreendedorismo é limitado (muitas pessoas abrem um MEI para ser motorista de Uber ou entregador, por exemplo), mas em muitos casos, esse é o cenário para fazer surgir boas empresas.

2. Facilidades burocráticas
Outro ponto que ajuda a estimular o crescimento de novos empreendedores é o conjunto de facilidades burocráticas no mercado. Por exemplo, para abrir um MEI, você precisa de apenas alguns minutos e uma conexão com a Internet. É muito fácil e rápido. No máximo, perderá uma ou duas horas para fazer um cadastro posterior na Prefeitura e poder emitir nota fiscal.

O Simples Nacional também é um sistema que facilita a abertura de empresas, assim como o fim da EIRELI. Somando tudo isso, ficou mais fácil e rápido abrir um negócio, o que atrai mais empreendedores.

3. Facilidades tecnológicas
Antigamente, abrir uma empresa significava ter um espaço para instalar uma fábrica com maquinário ou um espaço para uma empresa prestadora de serviços, o que inclui custos e outros impeditivos.

No entanto, as facilidades tecnológicas tornaram mais simples o processo de abertura de empresas. Com apps e outros tipos de produtos digitais, você não precisa mais de um grande valor de investimento para poder empreender.

Basta ter um conhecimento digital para elaborar um produto ou serviço que possa ser empreendido. Assim, ficou muito mais fácil tirar esse sonho do papel e se tornar um dono de empresa.

4. Conhecimento
Caso você não tenha o conhecimento necessário para montar um plano de negócios para uma empresa digital, pode adquiri-lo facilmente. Afinal de contas, hoje em dia existem cursos de tudo, em todos os lugares e de fácil acesso.

Por exemplo, você pode achar cursos administrativos facilmente no Brasil atualmente, alguns de graça e com grande qualidade. Por isso, fica muito mais fácil aprender como gerenciar uma empresa e o que fazer para ter mais sucesso no mercado.

Isso vale, também, para aprender materiais e conhecimentos para empreender. Talvez você não saiba programar, mas existem cursos muito acessíveis que ensinam a fazer um app para celular. Em pouco tempo, você pode empreender nessa área.

5. Ideologia
Por fim, houve uma mudança de ideologia na nossa sociedade nos últimos tempos. Nos últimos anos, o brasileiro passou a querer empreender mais, investir mais tempo em seu desenvolvimento pessoal e a trabalhar de mais formas para ter uma empresa.

Esse interesse renovado no empreendedorismo é também uma força motriz por trás do aumento de empreendedores no Brasil, claro. Com tanta motivação, cursos e incentivos online, muita gente decidiu que valia a pena o sonho de investir no mercado e se tornar um empreendedor no país, ainda que existam muitas dificuldades nisso também.

Pronto! Agora que vimos esses cinco fatores, podemos entender porque o número de empreendedores é cada vez maior no Brasil. A tendência é que esses números continuem subindo e tornando o país em um cenário cada vez mais disputado em termos de empreendedorismo. A nossa economia só tem a ganhar com a constante adição de novas empresas para disputar o mercado.

Gostou do conteúdo e de aprender que o número de empreendedores é cada vez maior no Brasil? Você gostaria de empreender? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!