O mercado odontológico é um dos maiores do Brasil, movimentando ao redor de R$ 38 bilhões somente em nosso país (o movimento total no mundo deve ser de $35 bilhões de dólares neste ano). Isso indica que o setor tem muitas opções de tratamentos, serviços e produtos para os clientes, especialmente no Brasil, que é um país particularmente dedicado à saúde bucal.

Isso mesmo: o Brasil é um dos países que mais cuida da saúde dos dentes, sabia? Para começo de conversa, somos o país com o maior número de dentistas formados, além de sermos um dos líderes em quantidades de tratamentos, em opções e em outros tipos de produtos disponíveis para os consumidores. Com tudo isso em mente, seria de esperar que o setor não tivesse muito para onde crescer, mas não é verdade: o mercado odontológico no Brasil segue crescendo.

Quer entender mais sobre o crescimento no Brasil do mercado odontológico? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

O que explica o crescimento no Brasil do mercado odontológico: 5 pontos
1. Aceitação com os consumidores
Qualquer setor ou nicho do mercado econômico é alimentado majoritariamente pela demanda acumulada por seus consumidores. Por exemplo, isso significa que se não houver um público de consumo, o setor não vai crescer, independentemente das suas qualidades.

Não faltam exemplos que mostram como produtos ou mercados inteiros que eram bem pensados e planejados simplesmente faliram por causa da falta de demanda do público.

Desse mal, o setor odontológico não sofre. O segmento tem um dos maiores pontos de aceitação em relação aos consumidores no Brasil. A vasta maioria dos consumidores no país concordam com a importância de ir ao dentista regularmente, ainda que muitos não consigam ir por causa do preço ou outros fatores. Nesse sentido, há uma demanda forte que ajuda a movimentar o mercado para frente.

2. Novas técnicas e filosofias de tratamento
Uma das principais maneiras de manter a demanda acessa em um mercado é apresentar novos serviços e produtos. No setor odontológico, isso se traduz no desenvolvimento de novas técnicas e filosofias de tratamento para ajudar os consumidores.

Atualmente, vemos o desenvolvimento de novas técnicas para ajudar na limpeza dos dentes, bem como em seu alinhamento. Por exemplo, os alinhadores invisíveis estão dominando o mercado e substituindo os aparelhos ortodônticos mais tradicionais.

Quem também vem causando barulho é a Odontologia Miofuncional, que foca no trabalho e no desenvolvimento dos grupos musculares orofaciais para alcançar um alinhamento natural dos dentes e na reeducação de certos hábitos por parte dos pacientes (como respirar pela boca, por exemplo).

Essas novas técnicas, produtos e maneiras de abordar os problemas odontológicos trazem benefícios para os pacientes, resolvendo seus problemas mais rapidamente e com menos dor. Assim, há maior aceitação no mercado e mais crescimento.

3. Formação de novos dentistas
Você já pensou em temas para TCC de Odontologia? Se não, precisa começar a pensar, já que você não é o único que está se formando na área. Muitas outras pessoas também estão estudando Odontologia no momento e prestes a entrar no mercado.

Se, por um lado, isso faz com que o mercado nacional esteja cada vez mais cheio, também ajuda a refrescá-lo com a entrada de novas ideias, novas mentes e novas abordagens.

Novos dentistas ajudam a movimentar o setor e avançá-lo para o futuro, trazendo inovação e evolução.

4. Investimento em marketing
O mercado de Odontologia faz muito investimento em marketing, o que ajuda a explicar como o seu faturamento cresce consistentemente. Apesar das limitações do Conselho Federal de Odontologia (que age para proteger os pacientes e a ética médica no setor, claro), ainda assim existem muitas oportunidades para os profissionais do setor investirem em publicidade e atraírem novos pacientes.

Basta ver, por exemplo, o uso massivo do Marketing de Conteúdo dentro de estratégias odontológicas. Assim, os dentistas podem produzir conteúdos que tirarão dúvidas dos pacientes e conseguirão novos clientes com base nisso.

5. Redução de impeditivos
Por fim, o fato é que o avanço tecnológico no setor tem reduzido o número de impeditivos que afastam os consumidores. Assim, cada vez mais pessoas estão procurando por opções para tratar seus problemas odontológicos, especialmente agora que as dores diminuíram, assim como os tratamentos estão menos invasivos.

Isso é uma boa notícia para os dentistas, que passam a ter menos dificuldade para conseguir atrair e converter os pacientes em clientes para seu consultório.

Pronto! Agora você já entende quais são os motivos que explicam o crescimento do mercado odontológico no Brasil. Com esse tipo de conhecimento, você poderá se adequar para entrar no setor com o pé direito, seguindo as tendências em crescimento e entrando com as tecnologias, tratamentos e técnicas que terão mais aceitação no futuro próximo, garantindo uma carreira longa.

E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o mercado de odontologia no Brasil!