Países como Itália, Portugal e Polônia podem ser opções para turistas que buscam unir os prazeres de comer e viajar em um só lugar

Viajar é uma oportunidade única para entender mais sobre uma nova cultura, conhecer pessoas, treinar um idioma estrangeiro e contemplar novos horizontes. No entanto, para os amantes de gastronomia, as viagens também são uma possibilidade de ampliar o paladar, principalmente quando o assunto é queijo. 


Com sabores suaves, exóticos e fortes, queijos são produtos de destaque nas mesas de muitos países, sendo ainda ingredientes principais de pratos que são verdadeiras experiências para os turistas. Em uma lista dos 50 queijos mais saborosos do mundo realizada pelo portal gastronômico internacional TasteAtlas, há laticínios da Itália, Portugal, Polônia, França e, inclusive, do Brasil.


Para quem está começando a fazer a cotação de seguro viagem internacional, pensar nesses destinos pode ser um bom caminho para se planejar e unir os prazeres de comer e viajar em um só lugar. Na Itália, por exemplo, além de conhecer o Coliseu, é possível experimentar o tradicional queijo Parmigiano Reggiano, que ocupa o primeiro lugar da lista. 


Após escolher o país ideal para saborear um bom queijo, o turista terá mais facilidade para se atentar a outros detalhes da viagem, como hospedagem, chip internacional, pontos turísticos, listas de restaurantes mais populares para visitar, clima, entre outros. 

Itália
 

Foto: Cristina Gottardi/Unsplash


Para quem ama queijo e uma gastronomia cultural, a Itália é um dos países que não podem faltar na lista de próximos destinos para viajar. Não é à toa que o destino é destaque em pesquisas sobre o assunto. Segundo outro ranking realizado pelo site gastronômico TasteAtlas, sobre as melhores culinárias do mundo, o país ocupa a primeira posição com 4,72 estrelas. 


Entre as comidas mais populares na Itália, estão as massas, quase sempre acompanhadas dos tradicionais queijos italianos. Mozzarella (50°), Caciocavallo Silano (43°), Gorgonzola doce (36°), Pecorino Romano (16°) e Parmigiano Reggiano (1°) são alguns dos laticínios que se destacam na culinária italiana e ocupam o ranking de melhores queijos do mundo. 


Em relação ao turismo, o país também tem seus atrativos. Todas as regiões transbordam cultura, curiosidades, fatos históricos, costumes da população e destinos surpreendentes aos visitantes. Quem incluir o país no roteiro poderá aproveitar praias paradisíacas, montanhas exuberantes, vinícolas italianas e pontos turísticos, como o Coliseu, a Fontana de Trevi, a Torre de Pisa e a Ponte Vecchio. 

Portugal
 

Foto: Reprodução/Freepik


Portugal é um país bastante procurado pelos brasileiros e o motivo vai muito além da proximidade com o idioma. A gastronomia portuguesa é rica e repleta de pratos típicos que dão água na boca. Em relação aos queijos, o país também se destaca. Um dos mais aclamados da nação é o Serra da Estrela, feito com leite de ovelha, que ocupa o segundo lugar da lista do TasteAtlas.


Os turistas de Portugal encontram uma variedade em relação aos atrativos turísticos do país e suas atividades. Há opções para os visitantes que procuram relaxar, aproveitando as belezas naturais, destinos repletos de adrenalina aos que têm espírito aventureiro e ainda passeios históricos e religiosos que contam sobre a cultura do país. 


Entre os pontos turísticos, destacam-se a Torre de Belém, o Castelo de São Jorge, o Mosteiro de Jerónimos e a Ponte de D. Luís I.

Polônia
 

Foto: Reprodução/Pexels


Quando o assunto é culinária, a Polônia também chama a atenção. Com diferentes comidas típicas, o país proporciona experiências gastronômicas enriquecedoras. Em relação aos queijos, são o Redykołka e o Bundz que atraem os turistas. No ranking, eles ocupam as posições 46ª e 10ª, respectivamente.


Os pontos turísticos também são um aspecto forte da Polônia. Mina de Sal Wieliczka, Parque Nacional Slowiński, Montanhas Tatra, Castelo de Wawel e Catedral de São João são alguns locais que devem ser incluídos no roteiro de turistas no país. 


Para quem pretende visitar o local, é importante ter em mente que o clima é temperado, e por esse motivo, as quatro estações são bem definidas. Dessa forma, quem decidir ir à Polônia no inverno pode encontrar um frio rigoroso, enquanto quem for no verão poderá se surpreender com o calor polonês. 


O queijo Canastra e o coalho, por exemplo, são bastante explorados na gastronomia brasileira e aparecem em pratos salgados e doces. No ranking do TastleAtlas, o Canastra aparece no 12º lugar, enquanto o coalho ocupa a 40ª posição. 


No território brasileiro, os turistas podem aproveitar diferentes atividades. Para os amantes de natureza, há diversas opções de praias, cachoeiras, trilhas e florestas pelo país. Além disso, também é possível se conhecer museus, restaurantes e locais importantes para a história do país. 

França
 

Foto: Reprodução/Freepik


Presente na lista de destinos mais desejados do mundo, a França atrai turistas por sua beleza e gastronomia únicas. Diferentes restaurantes, dos mais simples aos mais requisitados, ocupam as ruas do país e proporcionam experiências sigulares aos visitantes.


Os queijos Crottin de Chavignol e Saint-André são as estrelas de muitos pratos aclamados na França. Por suas qualidades, os laticínios ocupam o 9º e o 8º lugar no ranking TasteAtlas.

México
 

Foto: Reprodução/Freepik


Assim como o Brasil, há outro destino latino para os amantes de queijo. O México carrega uma cultura que atrai turistas de todo o mundo e a gastronomia mexicana também é um ponto de destaque no país, assim como o queijo Oaxaca. Na lista do TastleAtlas, o laticínio mexicano aparece em boa posição, ocupando o 18º lugar entre os melhores do mundo. 


O litoral do país é uma das regiões que mais chamam a atenção, principalmente a parte banhada pelo mar do Caribe, onde fica Cancún, Tulun e Cozumel. Mas há ainda outros destinos no México onde os turistas podem conhecer sítios arqueológicos, museus, centros comerciais, restaurantes, catedrais e outros atrativos. 

Bulgária
 

Foto: Reprodução/Pexels


A Bulgária é um país pouco conhecido por muitos, mas que carrega séculos de história e muitas tradições para mostrar. A culinária búlgara foi influenciada pela cozinha do Império Otomano e apresenta temperos marcantes que distinguem os pratos. 


Um termos de queijo, Sirene é considerado um dos melhores. Feito de leite de vaca, cabra ou ovelha, ele aparece no 19º lugar do ranking do TasteAtlas.


Por ser um país que respira história, os turistas podem conhecer mais sobre a Bulgária ao andar pelas ruas e se deparar com marcos arquitetônicos preservados, mesquitas, palácios, igrejas, cidades medievais, entre outros atrativos. Além disso, há praias, parques, lagos glaciais e cordilheiras que podem agradar os visitantes. 

Grécia
 

Foto: Reprodução/Unsplash


Conhecida pela tradição e cultura, a Grécia também é uma opção para os amantes de gastronomia e de queijo. O país ficou em segundo lugar no ranking de melhores culinárias do mundo da TasteAtlas, somando 4,69 estrelas. 


Além dos famosos pratos típicos Kalamata, Dakos e Saganaki, os gregos também agradam pelos queijos Graviera Kritis, Kefalograviera e Kefalotyri. Os sabores desses lacticínios receberam destaque pelo site TasteAtlas e aparecem na 42ª, 38ª e 32ª posição, respectivamente. 


A Grécia é considerada o berço da música, da filosofia e do teatro, por esse motivo, o turismo do local valoriza todos esses pontos. Quem visita o país mergulha na história ao conhecer templos construídos há milênios como a Acrópole e o Parthenon. Além disso, também é possível se aventurar nas famosas praias gregas com cenários paradisíacos.