A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) é uma empresa que atua desde 1963 no abastecimento de água e esgotamento sanitário aos municípios mineiros.

Apenas em dezembro de 2020, a empresa atingiu 640 concessões para abastecimento de água, resultando em 11,8 milhões de pessoas.

Já em 2021, os dados reunidos não são tão positivos. Mas isso em relação ao número de ligações irregulares que a companhia vem identificando, aumentando em 40% desde o ano passado.

Crescimento de ligações irregulares

Conforme dados levantados pela Copasa, 7% das ligações recebidas pela empresa, são os famosos "gatos". Isso porque Minas Gerais conta com 4,4 milhões de ligações de água e 300 mil irregulares.

A maior parte desse número é composto por ligações feitas na Grande BH, que possui 120 mil instalações clandestinas.

Com a pandemia do coronavírus, as fiscalizações feitas em residências e negócios são executadas em menor quantidade pelas distribuidoras de energias.

Algumas delas, até suspenderam as visitas. Desta forma, facilita que os cidadãos possam agir de forma fraudulenta.

Operação da Polícia Militar

Muitos brasileiros não sabem, mas o furto de água é um crime previsto no Código Penal, podendo trazer oito anos de prisão ao autor.

Na semana do dia 15 de novembro, a Copasa em parceria com a Polícia Militar, realizou um grande número de mandato de busca e apreensão em novos endereços suspeitos de constar ligações irregulares.

Pelo grande percentual de pessoas, o palpite do delegado da 4ª Delegacia de Polícia Civil de Contagem de MG, Guilher Saback, acredito que funcionários da empresa possam ter envolvimento com o crim

Quem é punido pela ligação irregular da água?

Você deve achar que a punição vem para aqueles que estão puxando o "gato", certo? Não, erradíssimo! Quem paga a conta pela infração é a pessoa que fornece a água de forma irregular.

Além da possibilidade de prisão, o infrator está sujeito ao pagamento de multas, juros e corte imediato da água. 

Pagamentos podem ser realizados online

A dificuldade logística de pagamentos não pode ser apontada como uma das causas das ligações irregulares. Isso pelo fato da segunda via Copasa ter opção de emissão totalmente online, facilitando a vida dos atendidos.