Com o auxílio de algoritmos inteligentes e linguagem natural, é possível personalizar o aprendizado de aspectos como gramática, vocabulário e conversação

A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado a maneira como as pessoas aprendem e interagem com o mundo ao seu redor. Uma área em que essa tecnologia pode ajudar de maneira significativa é nos estudos de línguas estrangeiras, como o inglês. Com o auxílio de algoritmos inteligentes e linguagem natural, a IA pode personalizar o aprendizado de gramática, vocabulário, conversação, melhorando resultado no teste de nivelamento de inglês, por exemplo.


Estudos apontam que somente 40% dos estudantes de inglês sabem qual é o seu nível de proficiência na língua. Essa falta de clareza pode prejudicar o progresso no aprendizado, uma vez que os alunos acabam estudando tópicos que já dominam ou pulando etapas importantes.


Para solucionar esse problema, a IA, ao analisar o desempenho do aluno em exercícios de leitura, escrita, fala e compreensão auditiva, pode estimar o nível de proficiência do estudante e sugerir os próximos passos para o aprendizado. Isso torna o processo mais assertivo e rápido na busca por alcançar os objetivos traçados. 


O ChatGPT, um assistente virtual desenvolvido com base na IA, é um exemplo de como a tecnologia pode ajudar no aprendizado de idiomas. Utilizando algoritmos de processamento de linguagem natural, a ferramenta é capaz de interagir com o usuário em inglês e fornecer respostas às suas perguntas e solicitações de forma instantânea. Com essa interação, o usuário pode praticar a leitura e a escrita em inglês de forma interativa. 

ChatGPT pode ajudar a melhorar o inglês

O ChatGPT é um robô de conversação baseado em IA que pode simular uma conversa com um falante nativo de inglês. Por meio dele, é possível praticar a fala e a escrita em um ambiente individual e sem julgamentos. Conforme portais especializados no ensino da língua, a ferramenta é um complemento para os estudos e ajuda a desenvolver confiança e fluência no idioma, dois aspectos apontados como fundamentais para o aprendizado de uma língua estrangeira.


Além disso, o ChatGPT pode ser personalizado para atender às necessidades individuais de cada aluno. Ele pode ser programado para dar dicas e feedbacks específicos com base no nível de proficiência do estudante, ajudando a identificar áreas de melhoria e fornecendo orientações para aprimorar o desempenho.

Como usar a inteligência artificial no aprendizado de línguas

Segundo portais especializados em ensino de línguas e artigos publicados em meios como o Journal of Educational Computing Research e a revista Computers & Education, uma das maneiras de usar ferramentas de inteligência artificial para melhorar o inglês é praticar a conversação. Isso porque muitas pessoas têm dificuldade em encontrar oportunidades para falar em inglês, especialmente se não vivem em países onde a língua é falada. 


Um chatbot pode ser uma solução para esse problema, permitindo que os usuários pratiquem a conversação. O robô pode ajudá-los a melhorar pronúncia, fluência e a se sentirem mais confiantes em falar o idioma.


Outra forma de usar a inteligência artificial para aprender inglês é expandir o vocabulário, uma vez que aprender novas palavras é uma parte importante do processo de aprendizagem de qualquer língua. Os interessados podem fazer perguntas e solicitar definições de palavras que desconhecem, ajudando-os a aumentar seu vocabulário em inglês.


Além disso, o ChatGPT também pode ser usado para auxiliar os usuários a compreender a gramática inglesa. O robô é capaz de explicar as regras de uma maneira simples e fácil de entender, sendo um incremento para aulas e estudos da língua. É possível conseguir respostas para perguntas sobre pontos gramaticais específicos, como o uso de preposições, verbos irregulares e tempos verbais.