O Natal é um momento mágico, cheio de alegria e encanto. Aguardamos o ano todo por essa data marcada por encontros especiais e celebrações em família. A figura do Papai Noel se tornou tão emblemática que é a primeira coisa que nos vem à mente quando o assunto é o Natal. As crianças são as que mais anseiam por esse dia e por tudo que ele traz: família reunida, comidas gostosas, presentes e as tão clássicas histórias. História da noite de Natal para contar às crianças é algo que não pode faltar, e pensando nisso separamos algumas delas para te inspirar e tornar sua noite de natal e de suas crianças ainda mais especial.

A celebração de Natal e seu encanto
O Natal, celebrado em 25 de dezembro, é uma data muito especial e marcada por muitas tradições. Na tradição cristã, o Natal é a celebração do nascimento de Jesus, mas para muitos a noite de 25 de dezembro possui muitos outros significados. 

Muitas crianças ficam ansiosas pelo Natal e acabam sonhando com este dia, e nestes sonhos podem surgir elementos misteriosos e de sentido desconhecido, mas para desvendá-los você pode contar com a ajuda da Lapsiche.

História da noite de Natal para contar às crianças: Conheça algumas delas
Existem alguns contos que são ideais para esta noite tão especial e separamos alguns deles.

Lenda da Vela de Natal 

Esta é uma história da noite de Natal para contar às crianças cheia de significado e valor. Ela conta a história de um sapateiro simples, muito humilde e sempre otimista. Este sapateiro gostava de alegrar o dia de todos ao seu redor com simples gestos. Conta a lenda que o vilarejo onde ele morava recebia sempre muitos viajantes, que passavam por ali enquanto seguiam rumo aos seus destinos. Este sapateiro, como forma de ajudar e mudar o trajeto daqueles viajantes, gostava de colocar velas em sua janela para lhes iluminar o caminho.

Certo dia, chegou até aquele vilarejo a triste notícia de que havia uma guerra acontecendo próximo dali, e que todos os jovens deveriam ir à guerra prestar apoio ao país. Aquele vilarejo, sem a presença dos jovens, se tornou, então, um lugar triste, sem vida e sem muita esperança no futuro. Mas aquele sapateiro jamais perdia a esperança. Ele permanecia alegre e otimista sobre os dias futuros, e continuava a acender velas durante as noites para iluminar o caminho de quem por ali passasse. Os demais moradores, ao observar essa bela atitude e este comportamento sempre tão gentil e positivo, decidiram imitá-lo. Passaram a se comportar de forma semelhante à dele.

E então, na noite que antecedia o dia de Natal, todos os moradores decidiram acender velas em suas janelas para iluminar a noite e imitar a atitude daquele sapateiro. Pouco tempo depois, enquanto os sinos da igreja badalavam, chegou-lhes uma notícia surpreendente: a guerra tinha cessado e os jovens poderiam, então, retornar aos seus lares e reencontrar toda a família! Os moradores do vilarejo celebraram alegremente dizendo: “É um milagre! O milagre das velas acesas!” E desde então, desde essa noite tão feliz e de esperança renovada, todas as vésperas de Natal foram marcadas por velas acesas postas à janela como símbolo de esperança e a luz que a alegria nos traz.

 

História do sonho do Papai Noel
 

A história da noite de Natal para contar às crianças conhecida como História do sonho do Papai Noel, conta que em determinada noite, bom velhinho teve um sonho mágico. Em seu sonho, na véspera de Natal, todos os moradores da terra estavam felizes. As famílias se reuniam ao redor de mesas fartas e muito bonitas, todos bem vestidos e com sorrisos alegres, muitos presentes estavam postos ao pé da árvore de Natal e não havia tristeza em nenhum canto do mundo sequer. Não havia fome, dor, choro, e nada de ruim que pudesse tornar a noite de Natal um momento infeliz. A amizade, o amor e a compreensão pairavam em todas as ruas e lares, e em todos os cantos havia pessoas celebrando com belas canções natalinas.

O Papai Noel acordou desse sonho regozijado e emocionado com tudo que viu, desejando não ter acordado e querendo sair mundo afora para ver esta realidade tão mágica. Porém, ao se deparar com o que era, de fato, real, o velho Noel se deparou com famílias separadas, pessoas nas ruas com fome, frio e sede, inimizades e muita tristeza. Em todos os cantos havia pessoas chorando e se lamentando por algo ruim que lhes estava acontecendo. A realidade era bem diferente daquele sonho festivo e harmonioso, e infelizmente tudo era contrário ao seu desejo. Havia tão poucas famílias capazes de celebrar o Natal com mesas fartas, alegria e união que era possível contar nos dedos.

O Papai Noel se entristeceu tão profundamente, que decidiu fazer o seguinte: ele reuniu todos os presentes que foi capaz, preparou seu trenó e suas renas e disse: Sairei destinado a transformar a noite destas crianças e adultos em uma noite inesquecível! Distribuirei presentes e sorrisos, e vou garantir que eles tenham, ao menos, um dia verdadeiramente feliz.”

E desde então, todos os anos o Papai Noel se prepara e sai em sua missão de distribuir felicidade e toda a magia do Natal a crianças e adultos, para marcar suas vidas com momentos mágicos e de verdadeira alegria.

 

O pinheirinho de Natal
 

Há milhares de anos atrás, em uma noite de céu estrelado, três árvores se encontravam ao redor do presépio onde o menino de Jesus repousava minutos após chegar ao mundo: uma oliveira, uma tamareira e um pinheirinho. Ao presenciar aquela cena tão divina e emocionante que é o nascimento de uma criança, todas elas sentiram profundo desejo de ofertar ao menino Jesus um presente.

A tamareira, carregada com suas belas tâmaras, não pensou duas vezes: ofereceu ao menino como um singelo presente seus frutos, bem doces e saborosos. A oliveira, por sua vez, à exemplo da tamareira presenteou Jesus com suas brilhantes oliveiras, um cesto cheio delas.

O pinheirinho, tímido mas com igual desejo de oferecer algo ao menino, deparou-se com uma dura realidade: ele não possuía frutos lindos, deliciosos e brilhantes para presentear. Ao refletir sobre isso, se entristeceu. 

As estrelas fúlgidas nos altos céus, ao verem toda a cena e perceberem a chateação e tristeza do pinheirinho, tiveram uma brilhante ideia: elas se reuniram todas, e desceram lá do alto rapidamente, e repousaram todas sobre o triste pinheirinho, que se tornou todo enfeitado e iluminado. O menino Jesus, ao se deparar com tanta beleza e luz, olhou para o pinheirinho, abriu os braços e sorriu.

E foi assim que o pinheirinho se tornou a árvore oficial do Natal, presente nas casas de famílias em todo o mundo, como símbolo desta época tão ímpar que é o Natal.

Estas são algumas das histórias do compilado de história da noite de Natal para contar às crianças. Não se esqueça de compartilhá-las com sua família nessa noite tão especial que é a noite de Natal.