O gerenciamento de estoque pode ser o calcanhar de Aquiles do seu negócio, mas, em contrapartida, uma boa gestão pode fazer o seu negócio ser cada vez mais escalável e lucrativo.
É muito importante que você esteja preparado para suprir as demandas dos seus clientes e entregar cada pedido realizado. A falta de gestão das suas mercadorias pode manchar a imagem da sua empresa com pedidos não realizados ou com uma entrega muito demorada.
Pensando em te auxiliar, criamos esse conteúdo para que você não passe por esses perrengues e saiba como administrar bem seu estoque e garantir uma vida longa ao seu negócio.
H2: O que é gestão de estoques para e-commerce e quais são seus benefícios?
Fazer a gestão de estoque do seu e-commerce nada mais é do que contar justamente com a tecnologia para saber exatamente quanto de mercadoria você tem para vender. Quando o assunto é e-commerce, não podemos desconsiderar a programação e sua importância. É através do front e backend que as informações vão se coincidir entre você, seus fornecedores e seus clientes.
É através dessa automatização e programação bem alimentadas e atualizadas que seus clientes sempre poderão acreditar na quantidade que estão vendo em seu site e você não perderá uma compra por falta de estoque.
Uma boa gestão de estoque é o que manterá seu negócio em pé e funcionando bem, é através dessa gestão que todas as outras áreas podem ser afetadas, tanto positiva quanto negativamente.
Metodologias de gestão de estoque para e-commerce
Para uma gestão eficiente, você precisa conhecer bem seu negócio e suas demandas. Há diferentes metodologias para esse gerenciamento e você pode escolher mais de uma para que as coisas aconteçam e funcionem bem para você.
Conheça um pouco mais sobre essas metodologias e os diferentes tipos de estoque, e descubra a que melhor se encaixa no seu negócio atualmente.
Just in Time
Just in Time, ou JIT, é o método para você que não precisa ter um grande estoque. Se o seu negócio é do tipo que tem o estoque somente à medida que seus clientes compram, provavelmente o JIT será a melhor opção.
Um dos benefícios dessa metodologia é que você não precisa gastar dinheiro com grandes quantidades de mercadoria e ainda correr o risco dela não ser vendida, contudo, um fator a se pensar é que, caso ocorra um aumento inesperado de pedidos, talvez você não consiga atender todos eles.
Dropshipping
O dropshipping provavelmente é uma das estratégias mais acessíveis e populares que encontramos hoje. Consiste basicamente no fato de que você não possui nenhuma mercadoria em estoque, após seu cliente realizar o pedido, a mercadoria é enviada para ele através de terceiros.
É uma estratégia bastante utilizada por novos empreendedores que não possuem finanças suficientes ou não desejam mesmo trabalhar com um depósito físico para esse estoque.
Apesar de ser uma excelente opção, também tem seus pontos negativos. O principal deles, engloba um fator extremamente importante quando falamos sobre vendas: a experiência do seu cliente.
Como você não tem ligação com a parte de envio dessa mercadoria, por exemplo, quem escolhe por você é o fornecedor. Então, como esse produto será enviado e armazenado, não depende de você e sim dele. Contudo, caso esse cliente tenha uma experiência ruim ao se deparar com seu pedido, ele procurará você para possíveis reclamações e respostas.
Então, vale a pena analisar bem e fazer os cálculos para concluir o que vale a pena para o seu negócio.
Cross docking
O Cross docking se assemelha um pouco com o dropshipping pois o estoque também é suprido por terceiros.
Contudo, a diferença entre eles é que o fornecedor que possui sua mercadoria, após o cliente realizar o pedido, enviará para você o pedido e você poderá enviar da maneira que preferir para seu cliente, ou seja, você será responsável por construir uma boa experiência para seu cliente.
Análise ABC
A análise ABC funciona como um método de categorização do seu estoque, dividindo-o em três categorias:
Produtos com alto valor, mas com saída menor
Produtos de valor médio e saída média também
Produtos mais baratos que vendem com mais frequência
Um dos benefícios dessa segmentação, é que você conseguirá vender diferentes tipos de produtos, criando estratégias personalizadas e reabastecendo somente o que for necessário em cada categoria.
Primeiro a entrar, primeiro a sair
Essa estratégia de estoque está diretamente ligada com empresários que vendem produtos que possuem data de validade.
Isso quer dizer então que, aqueles produtos que chegam primeiro em sua loja, devem ser também os primeiros a saírem, ou seja, os primeiros a serem oferecidos e vendidos aos seus clientes.
Apesar de ser bem utilizada por varejistas que vendem produtos perecíveis, não é exclusividade desse nicho. Qualquer segmento pode optar por essa metodologia para manter sempre seu estoque renovado.
Estoque de segurança
Como o próprio nome sugere, o estoque de segurança envolve ter uma demanda a mais de produtos para que caso ocorra uma demanda maior de compra, você tenha a segurança de que terá as mercadorias para o envio.
Estoque compartilhado
O estoque compartilhado consiste na gestão de mercadorias tanto da loja física quanto da virtual.
Nesse estoque, a gestão é extremamente importante, pois as demandas das duas lojas são diferentes e é claro que seus clientes não podem ficar sem receber seus pedidos ou chegar na loja física e não conseguir levar porque tudo que está em estoque já está comprometido com as vendas online; então, separe um tempo para organizar e esteja atento para que não ocorra vendas simultâneas.
Para evitar esse problema, um bom software pode te ajudar, falaremos mais sobre softwares daqui a pouco.
Estoque terceirizado
O estoque terceirizado engloba dois outros métodos que já citamos anteriormente, o dropshipping, onde o fornecedor é responsável pela entrega da mercadoria ao cliente e o cross docking, que consiste na entrega do produto pelo fornecedor até você ou sua loja e você é responsável em fazer o pedido chegar até seu cliente.
Estoque descentralizado
O estoque descentralizado, não depende nem do fornecedor e nem do empresário. A mercadoria é enviada para diferentes Centros de Distribuição (CD) e só sairão de lá quando o pedido for feito.
Um dos benefícios dessa gestão de estoque é a logística e uma possível diminuição do custo para seu cliente, talvez um frete mais barato ou até mesmo grátis, já que com os produtos espalhados em diferentes CD ao redor da cidade, país ou mundo, a entrega pode ser feita de maneira mais rápida.
Manter sua mercadoria em diferentes lugares também aumentará o seu custo; por isso, é importante entender se esse método faz sentido para o momento da sua empresa.
Quais são os melhores softwares
Bling
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a Bling foi eleita a melhor tecnologia para e-commerce do Brasil.
Com a Bling, você pode além de controlar o estoque, controlar também toda a gestão financeira, NFe, contas e pagar e receber, fluxo de caixa, lançamento de anúncios e diversas outras ferramentas para te ajudar independente do tamanho do teu negócio.
ZOHO
O ZOHO é um software sem custo que te auxiliará em todo o seu gerenciamento de estoque. Com ele você consegue rastrear suas entregas, controlar as mercadorias no estoque, além de monitorar faturamento e automatizar relatórios de vendas.
Cin7
Com o Cin7 você consegue conectar todas as áreas da sua empresa em um único sistema.
Além de tudo o que uma solução automatizada pode te oferecer, um dos diferenciais do Cin7 é que eles possuem muito material online para auxiliar todos os seus gerentes e gestores a crescerem e se desenvolverem.
Acumatica
O Acumatica é um sistema de planejamento de recursos focado em empresas de pequeno e médio porte.
Além de um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), você pode contar com soluções na área de finanças, estoque, distribuição de mercadorias e inteligência empresarial, além de vários outros serviços.
Sage X3
A Sage também é mais focada em pequenas e médias empresas com soluções em diferentes frentes, como: produção, distribuição, contabilidade e recursos humanos.
O propósito da Sage é que a sua empresa cresça bem e constante e não necessariamente rápido. Controle seu estoque, dê mais controle aos seus gestores e aumente seu lucro.
Principais desafios na gestão de estoque para e-commerce
Construir uma empresa e cuidar de tantos setores não é uma tarefa fácil. Demanda organização, visão, estrutura, estratégia e antecipação para resolução de problemas.
Muitos dos desafios da gestão de estoque podem ser solucionados com uma boa gestão das mercadorias e entendimento das demandas de compra dos seus clientes, assim, você não terá produtos em excesso e nem em falta e caso haja um aumento repentino nas compras, você está preparado para atender às demandas.
Conclusão
Uma boa gestão de estoque pode salvar sua reputação e ser seu diferencial quando comparado com a concorrência.
Então, tenha paciência ao construir seu negócio, contrate bons gestores, use e abuse da tecnologia para te auxiliar na construção de dados e insights para pontos de melhorias e estude seu cliente.