A aplicação da geomembrana na mineração é extremamente importante, mas é verdade que nem todos conhecem essa solução e acabam deixando de utilizá-la, perdendo assim os benefícios para a saúde do solo.

Esse tipo de reservatório feito com geomembrana de polietileno atua como uma barreira para controlar o fluxo, oferecendo assim uma maior eficiência, mais economia e mais segurança dentro da mineração.

Como os processos dentro da mineração envolvem diferentes tipos de materiais que são perigosos ao meio ambiente, se torna imprescindível conter da maneira ideal todo os rejeitos para proteger o meio ambiente.

Pensando nisso, resolvemos trazer este conteúdo mostrando a você tudo sobre o uso da tecnologia da geomembrana na mineração, para assim garantir a saúde do solo.

Não deixe de ler o conteúdo até o final para saber tudo a respeito deste tema!

A geomembrana no processo da mineração
A geomembrana feita com polietileno de alta densidade é um tipo de produto que oferece uma alta resistência química, que tem uma grande durabilidade e possui várias propriedades mecânicas.

Por outro lado, temos também a geomembrana feita com o polietileno de baixa densidade, que já é um material com mais flexibilidade, podendo deformar-se para se adequar aos diferentes locais e ainda tem uma alta durabilidade.

Como as barragens de rejeitos em locais de mineração podem danificar o meio ambiente, caso fazem, se faz essencial ter um bom sistema para impermeabilização do solo, que seja realmente eficiente.

É o caso da geomembrana, que deve ser da mais alta qualidade para que se possa evitar acidentes ambientes nesses reservatórios.

De forma geral, o reservatório feito com geomembrana na mineração, assim como em outros segmentos, é a melhor forma de garantir que todos os rejeitos realmente não serão vazados e que não vão infiltrar-se no solo.

Ele é muito eficaz, então, para evitar escoamento de materiais tóxicos para o solo e a vegetação, bem como a infiltração decorrente das chuvas, por exemplo.

No caso do uso desses produtos em pilhas de lixiviação, a utilização da geomembrana na mineração é fundamental porque ajuda a conter o vazamento dessa solução lixiviada.

A mesma é extremamente rica em vários minérios e se ela acabar infiltrando-se no solo ou mesmo se chegar a entrar em contato com os lençóis freáticos ou com o curso de água, pode acabar gerando a contaminação dos mesmos.

Até aqui, ficou muito claro como aplicar esse tipo de membrana sintética nos locais de mineração faz uma enorme diferença, mas para que isso esteja ainda mais explicado, vamos falar dos benefícios principais desses produtos.

[+] Confira: Tudo o que precisa saber sobre mulching.


Quais são as vantagens do uso das geomembranas?
O uso das geomembranas traz diversas vantagens, sendo as principais as seguintes:


Tem uma resistência alta ao contato com produtos abrasivos e químicos
Tem uma durabilidade alta
Tem uma permeabilidade baixa
É fácil de ser manuseada
A sua instalação é bem rápida
O preço é bem baixo e o custo-benefício é alto

Essas são as vantagens gerais do uso da geomembrana, mas e na mineração, quais os benefícios da sua aplicação?

Veja a seguir quais são elas:

Elas possuem uma grande resistência contra os raios UV, contra a ação de produtos químicos e as condições extremas em relação à temperatura ambiente, mantendo assim a proteção do solo nas áreas de mineração, mesmo em situação bastante adversas

Elas conseguem atender as exigências mais severas dentro do setor de mineração, conseguindo assim a contenção de resíduos gerados nos processos e proteger de maneira eficiente o meio ambiente

 Nas pilhas de lixiviação e nas lagoas de evaporação, este tipo de membrana ajuda a reduzir as perdas e a aumentar o rendimento e a produtividade, enquanto que protegem o meio ambiente contra uma possível contaminação tanto do solo quanto da água, através do lençol freático

Em regiões que sejam mais remotas ou mais áridas, com grande escassez de água, o uso desses produtos como revestimentos de fundo e das coberturas flutuantes ajudam na preservação da água e a reduzir a evaporação

Com isso, fica muito claro como o uso da geomembrana é fundamental para garantir a saúde total do solo ainda que sejam realizados os mais variados processos de mineração naquela região.

Veja também: Saiba tudo sobre Senepol.

Conclusão
Como visto aqui, a geomembrana é um tipo de material que tem várias aplicações, nos mais diversos segmentos, sendo que um deles é justamente na mineração, onde ela gera muitos benefícios. 

Neste texto, você entendeu como é feita a aplicação deste tipo de reservatório de geomembrana nos locais de mineração, para que assim se consiga evitar a contaminação do solo e da água nas áreas próximas, o que é essencial.

O que achou do conteúdo de hoje falando sobre a tecnologia da geomembrana na mineração para garantir a saúde do solo?