O futebol é sem dúvidas o esporte preferido dos brasileiros. E aproveitando essa paixão que se estende por Patos de Minas, foi fundado o Pro Liga, liga amadora para organização de eventos esportivos focando no futebol society e futsal, masculino e feminino.

Com o intuito de aproximar o futebol amador o mais próximo possível do profissional, o Pro Liga foi criativo na organização das competições dando espaço para todos inscreverem seus times com oportunidade em duas divisões, a Série Ouro e Série Prata.

Além do masculino, a realização do campeonato de futebol society feminino também incentivou as mulheres a praticar o futebol em competições, espaço esse que não era oferecido na cidade. O Programa Na Rede conversou com um dos representantes do Pro Liga, Sebastião Vicente, que falou sobre a repercussão do campeonato feminino. "Várias meninas treinavam futebol na cidade, com professores individuais, mas não tinha uma competição profissional. Foi ai que vimos a oportunidade de oferecer uma competição para elas não pararem de treinar", disse o organizador. Foram inscritas em média de 132 meninas para o campeonato, com um aumento muito grande de outros times para a próxima competição. 

Outra modalidade que precisava de uma atenção, era o futsal. O Pro Liga viu a necessidade de organizar um campeonato para o futebol de salão, tanto feminino quanto masculino, e teve um grande retorno. Como as equipes são em menos atletas, não teve muita dificuldade na procura e foi um modalidade resgatada pela organização.

Juntando tudo isso, o Pro Liga ainda engajou com os atletas e criou um aplicativo de avaliação de atletas e informações do campeonato, como tabela, classificação, gols e assistências. Foram também os pioneiros na transmissão de jogos ao vivo e um programa exclusivo para notícias das competições realizadas pela organização. 

Sebastião falou também sobre as dificuldades enfrentadas e a falta de apoio para a expansão do projeto. "O tempo as vezes é curto. Mas dedicamos quase que 70% do nosso empenho para focar em oferecer o melhor para os atletas patenses. E o apoio ainda é pouco para o que queremos fazer, precisamos de mais atenção pois os campeonatos estão crescendo em uma proporção enorme, podendo se estender futuramente para outras cidades."

Pensando nesse futuro, o Pro Liga pretende organizar competições também para crianças e dar oportunidades para outras modalidades. "Nosso foco maior é o atleta amador patense, e o que mais nos orgulha, é saber que estão satisfeito com os campeonatos. Então, vamos fazer o possível para que todos possam participar e elevar o nosso futebol patense" completou Sebastião.

O Pro Liga Futebol Society entrou nas quartas de final da Série Ouro, e a Série Prata está nas oitavas de final. O Futsal masculino começou essa semana, e o feminino tem previsão para inicio de agosto.