Fazer atividade física é sempre uma forma de tentar manter o corpo saudável, em dia e se manter em forma. Qualquer que seja o exercício que você pratica já é válido para aumentar a queima de gordura. 

Praticar o seu esporte favorito é a melhor forma de conseguir ter mais ânimo e disposição para praticá-lo. Assim, você consegue conciliar uma atividade física, um esporte que você gosta e ainda manter o corpo em forma. 

Realizar suas atividades físicas em casa é uma forma de se comprometer ainda mais com sua rotina de treinos, Assim, conseguindo seguir o cronograma e realizar seu treino diário, sem precisar sair do conforto da sua casa.
Se você possui uma esteira, uma bicicleta ou um elétrico na sua residência, você está à frente de muitas pessoas que precisam se deslocar às academias, ou centros esportivos para realizar suas atividades físicas. Entretanto, algumas pessoas ficam se perguntando se o elíptico, esteira ou bicicleta serve como atividade física. 

A resposta é sim. Todo exercício, esforço físico, ou atividade que você faça fora da sua rotina aumenta a quantidade de calorias consumidas, levando assim um gasto calórico maior. 

Desta forma, se exercitar em um elíptico pode ser uma ótima opção, e no artigo de hoje iremos mostrar alguns benefícios, algumas maneiras de treinar corretamente e ainda algumas dicas de ouro para potencializar seus treinos. Acompanhe.

O que é um aparelho elíptico?
É uma máquina de exercícios que simula caminhar, correr, andar de bicicleta e subir escadas sem sobrecarregar as articulações e reduzir as lesões por impacto. Por esse motivo, algumas pessoas com lesões moderadas podem usar este equipamento para exercícios.

Perder peso é uma das tarefas mais difíceis quando temos mais de 30 anos ou ainda vivemos uma vida sedentária. Uma ótima maneira de perder quilos extras é usar uma máquina elíptica, que basicamente permite que você ande de bicicleta em pé. Aprenda a usar o aparelho elíptico e diga adeus à preguiça e ao excesso de peso.

Comece devagar
O aparelho elíptico é ótimo para exercícios cardiovasculares porque promove o exercício sem afetar as articulações. Também melhora a condição física e tonifica os músculos ajustando a pressão nos pedais, aumentando a dificuldade e exigindo maior esforço do praticante.

Inicialmente, recomenda-se fazer 40 minutos no elíptico, alternando entre velocidades mais altas e pedaladas mais lentas. Durante os primeiros dias, é importante que você se concentre em maximizar seu tempo de treino na máquina. No início, não se preocupe muito em colocar muito peso nos pedais, mas quando seu corpo se acostumar com uma certa quantidade de pressão em um ritmo “confortável” e você conseguir fazer o treino confortavelmente, é hora de aumentar o peso e a velocidade dos pedais, pois desenvolve sua condição física através de constantes e novos desafios.

Com o tempo, seu corpo se acostuma a se exercitar e você precisa aumentar seu nível de atividade. Os primeiros 40 minutos de treinamento de baixa intensidade se tornarão muito fáceis. Para saber quando mudar, preste atenção ao seu corpo. Por exemplo, já não é preciso muito esforço para completar este treino, e a frequência cardíaca não aumenta mais durante a atividade.

Ao atingir este estágio, a indicação é aumentar o tempo no aparelho, ou para melhores resultados, aumentar o nível de esforço utilizado no aparelho. Aumentos graduais de carga exigirão mais esforço, promovendo assim melhorias na condição física e muscular.

Quanto mais rápido um praticante se move, maior sua força cardiovascular e, portanto, mais rápida a perda de peso.

Dicas para melhorar seu exercício
1. Aproveite os aumentos de carga – Para o desenvolvimento do treinamento, é importante aumentar a carga gradativamente conforme o aluno achar a prática cada vez mais fácil. Um aumento de carga exigirá mais esforço, promovendo assim uma melhora na condição física e nos músculos das pernas.

2. Use a programação do equipamento - as máquinas elípticas possuem alguns programas de cardio training que podem ser selecionados antes do início do treino, que podem ser intervalos, arm blasts (aumentar e diminuir a resistência do equipamento). O cronograma indicará o que será feito, por exemplo: pedalada reversa, agachamento, que é um trabalho que dá mais ênfase aos quadríceps e glúteos.

3. Aumente a velocidade - Quanto mais rápido o praticante fizer o exercício, maior será sua força cardiovascular e, portanto, mais rápida será a perda de peso.

4. Manter uma postura ereta - é essencial para o exercício adequado. Isso significa que você não deve ficar curvado ou colocar peso nos braços e pernas para evitar sobrecarregar as articulações.

Assim, você pode manter a integridade da coluna e ainda trabalhar o abdômen.

Vale lembrar que alguns exercícios de máquina elíptica exigem que você se incline enquanto realiza o movimento. Nesse caso, você também deve manter a coluna reta e evitar dores na região lombar e no pescoço.

5. Cuidado com as distrações - Hoje, é normal treinar assistindo TV, séries, filmes ou qualquer outro entretenimento. Alguns podem até ler e responder a mensagens no WhatsApp enquanto se exercitam.

O problema com esse hábito é que pode prejudicar seu treino no elíptico. Afinal, o dispositivo exige que você trabalhe as pernas, os braços e os abdominais enquanto mantém uma posição ereta – tudo ao mesmo tempo.

Isso requer muita atenção. Portanto, se você se distrai com outras atividades, pode não conseguir treinar da maneira correta ou aproveitar os benefícios do treinamento. Portanto, evite esse tipo de distração durante o treino.