Um dos mercados que mais se desenvolve no país e no mundo é o ramo da estética. A procura por cursos e faculdades de estética teve um pico muito alto após a pandemia, sendo o setor responsável por gerar o número de 6 milhões de trabalhadores no mercado, seja diretamente ou indiretamente para indústria, salões de beleza, consultorias etc.
O Brasil e o mercado de estética
Os números crescentes a cada dia e o sucesso do mercado de beleza e estética no país podem ser explicados de várias formas, a mais simples delas é que, para os brasileiros, a estética é um dos principais motivos para se ter uma vida mais agradável e de bem-estar. O mercado brasileiro também aponta que as mulheres são as que mais procuram por tratamentos de beleza e estética, desde as mais simples até as que necessitam de cirurgias e cuidados a longo prazo. Porém, o número total de homens à procura de serviços estéticos, seja para cuidados com barba, cabelo, pele ou depilação, cresce cada vez mais com o passar dos anos.
No ranking mundial, o Brasil se encontra em terceiro lugar como o maior mercado de beleza e estética, atingindo a marca de 29,62 bilhões de dólares, perdendo apenas para a China e os Estados Unidos. Essa posição mostra a importância em investir na área, sendo uma opção mais segura e rentável para o empreendedor.
Vale a pena investir no ramo de beleza e estética?
Líderes e empresários que atuam no setor estético acreditam que esta é uma área imune a crises devido ao seu conhecimento de mercado e economia. Em 2016, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica realizou uma pesquisa, onde encontraram dados relevantes que favorecem o setor de beleza. A pesquisa apontou que 1,5 milhões de cirurgias plásticas estéticas foram realizadas no país naquele ano e que, no ano seguinte, a procura por procedimentos estéticos aumentou para 2,5 milhões. Um estudo realizado pela Euromonitor mostra que o Brasil é o primeiro colocado na América Latina.
Com todos estes dados, deu para perceber que o mercado de beleza e estética é um dos mais promissores, independente da época ou estação do ano. A procura pelo bem-estar e por uma boa aparência ocorre em qualquer momento, independente da idade, sendo um setor fora do tradicional, um mercado não sazonal.
Como entrar no mercado de beleza e estética
Há duas opções para quem deseja investir no mercado estético: a pessoa pode abrir o seu próprio negócio e se tornar um empreendedor de sucesso ou abrir uma franquia. Para conquistar ambas posições, é necessário investir também no conhecimento, motivo que faz com que os cursos e faculdades de estética sejam um dos mais disputados do mercado.
Entre investir em seu próprio negócio ou abrir uma filial, o mais recomendado é a segunda opção, pois é menos burocrático e não é necessário seguir um modelo de negócio. Apenas de ser menos flexível, abrir uma franquia de beleza e estética é uma maneira mais fácil de atrair clientes, já que a empresa já tem um nome no mercado e os produtos e serviços já foram testados anteriormente.
Com isso, uma das melhores opções para se desenvolver e conquistar um altíssimo nível de satisfação no mercado de trabalho é investir no ramo de estética, um dos mercados mais promissores do país.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com o seu amigo.