No calendário convencional, o novo ano começa no dia 1º de janeiro, mas para a astrologia não é bem assim. Quem costuma acompanhar o horóscopo em jornais, revistas ou sites sabe que há 12 signos no zodíaco, sendo Áries o primeiro da lista. 


Áries inicia a jornada solar. Sendo assim, é com o Sol em Áries que se abre o ano novo astrológico, que em 2023 acontecerá no dia 20 de março às 18h24.


Segundo o movimento Astrologia Luz e Sombra, a chegada da nova estação – que no hemisfério sul é chamada de equinócio do outono – não só simboliza um novo recomeço, como traz uma série de energias que podem ajudar os indivíduos a se renovarem.


Para aproveitar melhor essa passagem e compreender em profundidade as especificidades de cada elemento astrológico, é recomendado fazer um mapa astral on-line.

O que é equinócio de outono? 

Equinócio é a junção de duas palavras em latim, “nox” e “aequus”, que significam respectivamente “noites” e “iguais”. Conforme explica a astróloga Cláudia Lisboa, durante esse período, o dia e a noite possuem a mesma duração, cada um com 12 horas. Esse fenômeno acontece quando o Sol está próximo à linha do Equador, iluminando igualmente os dois hemisférios da Terra. 


As datas dos equinócios não são fixas. Segundo Cláudia Lisboa, isso acontece pois a Terra leva 365 dias e 6 horas para completar uma volta em torno do Sol. As horas que sobram são contabilizadas nos anos bissextos, que ocorrem a cada quatro anos. 


O fenômeno do equinócio se dá apenas duas vezes ao ano, marcando o início do outono e da primavera. Os inícios do inverno e do verão são denominados solstícios. Por estarem associados ao começo das estações do ano, na astrologia, esses fenômenos têm relação com os signos cardinais, que são Áries, Câncer, Libra e Capricórnio. 

Como o equinócio de outono pode influenciar as pessoas?

O ano novo costuma representar restauração, sendo uma oportunidade ideal para recomeçar. Para a astrologia, o início de um ano astrológico tem o mesmo significado.


Segundo a metodologia Luz e Sombra, a força ariana está em evidência no equinócio de outono, por isso, tende a trazer energias específicas para esse momento de renovação, podendo influenciar tanto as individualidades quanto as coletividades.

Equinócio de outono e os indivíduos

Cada signo do zodíaco apresenta sua potência energética capaz de influenciar diferentes setores da vida. O signo de Áries, segundo a astróloga Cláudia Lisboa, traz vitalidade, ousadia, sinceridade e confiança como suas principais características. A metodologia Luz e Sombra aponta que esses aspectos se manifestam no início do ano novo astrológico.


Uma pessoa interessada em adentrar bem no ciclo que se inicia em 20 de março deve analisar em quais setores de seu mapa astral de nascimento está localizado o signo de Áries. Dependendo do setor, pode ser interessante realizar uma análise sobre as oportunidades de mudança para o novo ano, assim como muitas pessoas realizam no dia 31 de dezembro.


Por exemplo, em uma configuração em que Áries se encontra na casa 3, a responsável pelo convívio social, pode ser interessante rever a intensidade ariana nas comunicações, a fim de evitar brigas e ofensas desnecessárias.


A partir dessa análise, para o ano novo astrológico, é preciso elevar ou equilibrar a energia de Áries para realizar as melhorias necessárias em cada ponto. A metodologia Luz e Sombra reforça que esse signo é marcado pela determinação de um guerreiro e, por esse motivo, deve-se exaltar a confiança e a força de vontade.

O que o equinócio de outono reserva para todos

Do ponto de vista geral, em uma análise do mapa astral do ano novo astrológico, a astróloga Cláudia Lisboa aponta haver alguns temas que aparecerão em evidência ao longo dos meses, tais como a comunicação, a saúde mental e o meio-ambiente.


A comunicação ganha evidência por meio do posicionamento de Marte, planeta que rege Áries. No momento da entrada de 2023, esse astro estará posicionado no signo de Gêmeos, conhecido pelo seu poder na comunicação. 


Segundo a profissional, essa configuração pode favorecer o surgimento de novos diálogos e também das disputas de opinião. Será um momento importante para aprender a se comunicar com o diferente, respeitando as opiniões e a liberdade de se expressar.


Outro aspecto em evidência no mapa astrológico de 2023 é a saúde mental. De acordo com Cláudia Lisboa, esse ponto aparecerá tendo relação com o trabalho, devido ao posicionamento de Saturno. 


“Saturno é regente de Capricórnio e, em 2023, estará no signo de Peixes, signo que fala da saúde mental. Então, neste ano, teremos muitas pressões emocionais no ambiente de trabalho e precisaremos buscar por mais saúde mental”, explica. 


Por fim, o ano novo astrológico também traz a importância para a temática do meio-ambiente. De acordo com Cláudia Lisboa, esse assunto surgirá como uma solução para uma compulsão da sociedade pelo digital. 


O posicionamento Plutão em Aquário traz em evidência a questão das tecnologias de ponta e o crescimento dos recursos digitais, que pode vir a se tornar uma grande problemática ao longo do ano. Segundo a astróloga, a resposta para o problema é olhar para onde está o regente de aquário, Urano. 


No mapa de 2023, esse astro está posicionado no signo de Touro, que segundo a profissional, fala da natureza, do solo e do meio-ambiente. Dessa forma, a solução para evitar turbulências climáticas e a compulsão digital será unir as pessoas em prol da preservação ambiental.