Evite lesões, desistência e atinja seus objetivos


Decidir cuidar da saúde física é um dos passos mais importantes que uma pessoa pode dar. Além do corpo, a mente também é beneficiada, mas há alguns pontos que merecem atenção.

Com as redes sociais, as informações merecem ser filtradas quando nos deparamos com elas, afinal, a internet é terra de ninguém e há muitas pessoas que parecem estar falando com propriedade, quando, na verdade, não têm base alguma.

É o que acontece no meio fitness. Existem diversos digitais influencers que, por estarem nessa vida de cuidados com o corpo há anos, acreditam que têm preparo o suficiente para orientar outras pessoas.

O problema é que a experiência com seus treinos podem não servir para os outros. Cada ser humano tem uma estrutura e uma morfologia do corpo diferente dos demais. Isso pode afetar diretamente na efetividade dos treinos.

O mesmo vale para dietas alimentares e indicações de suplementos que não sejam feitas pelo nutricionista. É preciso ver se há algum déficit ou superávit de vitaminas, ou outros elementos, para que nada esteja presente em excesso no organismo.

Cortar carboidratos, por exemplo, sem as devidas adequações, pode prejudicar a flora intestinal, desempenho e até a queima de gorduras. 

Um personal trainer tem condições de fazer algumas considerações sobre a alimentação, mas o ideal é procurar um nutricionista. 

Quanto à orientação aos treinos, o profissional da Educação Física é ainda mais preparado que os blogueiros de redes sociais, então busque sempre os profissionais adequados.

Agora, conheça mais benefícios em ter ao lado um personal trainer capacitado te acompanhando.

1. Treino personalizado
O personal trainer é capaz de alinhar seus objetivos com os exercícios necessários, analisando o melhor caminho para atingi-los.

Se você quer trincar o abdômen, mas está com obesidade, o trajeto será diferente de alguém que não tenha sobrepeso. É o profissional adequado quem vai te aconselhar a trilhar esse processo.

2. Compromisso e motivação
Ao pagar alguém para te acompanhar, vai pesar mais a consciência quando você pensar em faltar porque está com preguiça. Isso sem contar com o compromisso, tempo do profissional e, principalmente, com seus próprios objetivos.

O personal não vai deixar que você se sabote ou que "roube" por não fazer as séries completas.

Essa motivação é fundamental para que você comece a ver os resultados com carinho, respeitando o tempo do processo e depois possa seguir com disciplina, tratando como hábito a atividade física.

3. Segurança 
O profissional de Educação Física foi preparado e formado para entender as articulações do corpo, a forma como os movimentos devem ser feitos e que tipo de exercícios são próprios para hipertrofia ou emagrecimento.

Ter o personal acompanhando o treino garante que a movimentação certa seja feita, de modo que a chance de lesões ou dores póstumas seja quase nula.

Ao se formar, o educador físico recebe um número de registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF), que garante a autenticidade de sua formação, bem como a legalidade de seu trabalho.

4. (in)Formação confiável
Formado para ensinar o aluno da maneira adequada, o personal trainer realmente capacitado não vai deixar que movimentos errados sejam feitos, tampouco que a falta de instrução possa vir a prejudicar o corpo.

O curso de Educação Física capacita o estudante a compreender biomecânica, biofísica e processos bioquímicos, entendendo o que pode ajudar o metabolismo e as necessidades dos alunos.

Ele lida com situações que vão muito além do emagrecimento e hipertrofia, podendo melhorar a qualidade de PCDs, idosos ou pacientes que estejam se recuperando de lesões.

5. Acompanhamento de resultados e novos objetivos
À medida que cada etapa do processo é concluída, o profissional é capaz de ver os próximos passos que devem ser dados. Trata-se de um trabalho totalmente ligado à constância.

Principalmente no início da caminhada, quando o aluno ainda tem dúvidas sobre como proceder em relação a treinos, o que comer antes e depois e movimentos adequados, por isso é muito importante ter o personal ao lado.

Com o tempo, o próprio indivíduo vai ver a necessidade de seguir com o educador físico, de acordo com o cumprimento de suas metas. 

O grande benefício desta parceria entre aluno e educador é a consciência corporal e, com o tempo, a autonomia. Além disso, o acompanhamento também gera aprendizado.

Pesquise entre os inúmeros profissionais da área, verifique se estão com o CREF ativo e veja se há identificação com a forma de trabalho dos escolhidos. 

É importante se sentir à vontade com quem vai fazer parte dos seus dias, tocando, muitas vezes, em pontos delicados.