Confira algumas dicas práticas de como mudar hábitos e diminuir as contas da casa.

Os primeiros meses do ano são marcados pela necessidade de organizar o orçamento familiar, de comprar material escolar, assim como de pagar impostos e documentos. Para evitar surpresas, é preciso se organizar com o máximo de antecedência.  

Adotar bons hábitos de consumo na rotina ajuda a reduzir as despesas mensais e contribui para que o ano seja mais tranquilo, evitando surpresas desagradáveis na hora de pagar as contas. Confira algumas dicas especiais de como poupar nos gastos!

1. Substituir lâmpadas
As lâmpadas incandescentes e fluorescentes, muito embora sejam mais baratas, gastam muito mais energia se comparadas com as lâmpadas de LED. Imagine que, em relação às incandescentes, as lâmpadas de LED são 80% mais econômicas. 


Assim, se você ainda tem lâmpadas incandescentes na sua casa e as substituir por lâmpadas do tipo LED, terá uma redução de 80% nos gastos com a conta de luz. Muito embora a lâmpada de LED seja mais cara, o investimento vale a economia no médio e no longo prazo. 


Outro ponto positivo das lâmpadas de LED é que elas têm uma durabilidade maior, logo a sua substituição não é tão frequente, outro ponto positivo para a economia. 

2. Diminuir o tempo no banho
Outra estratégia que vai ajudar a economizar na conta de luz está relacionada ao uso do chuveiro. O banho quente representa um consumo elevado de energia elétrica. Para você ter uma ideia, um banho de meia-hora por dia pode representar até R$ 60,00 na conta do final do mês. Agora imagine isso em uma casa em que residem quatro pessoas?


As dicas são diminuir o tempo do banho, tomar banho frio quando possível e evitar deixar o chuveiro aberto durante todo o banho. Aproveite para se ensaboar com o chuveiro desligado, isso pode fazer muita diferença na economia de energia e também de água; o orçamento e a natureza agradecem.

3. Economizar no consumo de combustível
Temos notado um aumento constante nos valores dos combustíveis. Esse aumento não afeta só quem usa carro, mas a economia de uma forma geral. Se você tem carro e quer reduzir os gastos com combustível, pode colocar em práticas algumas dicas:

Mantenha o foco no trânsito e evite freadas e acelerações constantes, o que mais gasta combustível é o “para e anda”. Quanto maiores forem o foco no trânsito e a fluidez durante a condução, menor a quantidade de freadas e de acelerações, então menor o gasto de combustível;
Evite acelerações bruscas, quando estiver no semáforo, por exemplo, ganhe velocidade lentamente — isso também reduz o consumo de combustível;
Mantenha os pneus calibrados;
Evite o uso do ar-condicionado;
Faça a manutenção preventiva regularmente, carro sem manutenção pode representar mais gasto com combustível;
Avalie as médias de gasto com combustível do seu veículo e faça comparações. Se estiver usando um carro que consome muita gasolina, pode ser interessante trocar de veículo.
4. Manter o controle dos gastos familiares
Além de ter uma planilha de gestão de todas as contas familiares, é necessário fazer um controle frequente dessas despesas, avaliando o que pode ser feito para reduzir esses gastos.


Colocar em prática as dicas que trouxemos até aqui vai contribuir para reduzir as contas de energia elétrica e de combustível, mas, além delas, despesas com serviços de streaming, com internet, com lazer e até mesmo com alimentação podem ser revistas.


Em uma rotina cada vez mais agitada, podemos não nos dar conta de como os pequenos gastos supérfluos impactam nosso orçamento. Rever gastos e revisar despesas ajudam a identificar esses gastos e a mudar a postura em relação a eles, evitando gastar mais do que realmente é necessário.


Além de sobrar mais dinheiro no final do mês, a família terá recursos que podem ser investidos em uma viagem no final do ano, na troca do carro, em uma pequena reforma, enfim, na realização de pequenos (ou grandes) projetos familiares.