Quando estamos comprando os móveis da nossa casa sempre buscamos opções que sejam boas, bonitas, funcionais e em muitos casos o mais barato possível. Iniciar e montar uma casa com toda mobilidade às vezes não é fácil. Os novos moradores precisam comprar diversos aparelhos como: televisão, sofá, fogão, geladeira, enfim, muitos equipamentos para poder morar.

Alguns desses móveis podem ser improvisados no início. Como a cama, por exemplo, ela pode ser uma cama usada, ganhada de algum parente. Ou até mesmo optar por uma de segunda mão onde lojas especializadas compram e revendem. Essas são formas de conseguir economizar e gastar o menos possível.

Um dos móveis da casa que mais demanda esforço para encontrar em boa qualidade e preço justo são os guarda roupas. Seja ela guarda roupa de solteiro ou até mesmo os guarda roupa de casal.

Este móvel é o principal móvel do quarto. Ele quem vai proteger e organizar suas roupas, peças íntimas e sapatos. Ele por sua vez costuma ter um tamanho avantajado. Ocupando um espaço considerado cômodo. Assim, ao escolher este móvel, você precisa levar em consideração diversos fatores.

Tamanho: Muitas vezes ficamos empolgados com um guarda roupas grandes onde irá caber todas as roupas, sapatos e até mesmo aquela bagunça que insiste em existir no quarto. E é aí que mora o perigo, quando for comprar seu guarda roupas saiba a medida do quarto e o local que ele irá ficar. Ter essas medidas em mãos pode te livrar de uma dor de cabeça futura.

Garantia: se você vai optar por comprar um móvel novo, procure informações e saiba se aquele móvel possui garantia por defeito de fabricação. Muitos casos os móveis apresentam defeitos onde os usuários acabam não percebendo na hora e tendo que correr atrás de reparos e substituição dos móveis.

Entrega: muitas lojas de móveis possuem sistemas de entregas próprios, onde os funcionários fazem a entrega do móvel comprado. Entretanto, algumas lojas, não são responsáveis por este transporte. Ficando a cargo do comprador transportar o móvel até o destino final.

Montagem: este é o ponto chave para nosso artigo de hoje. A montagem do móvel costuma ser um dos problemas mais comuns que lojas e compradores encontram. Algumas lojas optam por ter sistema interno de montagens, onde um especialista vai até o local e faz a montagem de qualquer que seja o móvel. Entretanto, é comum algumas lojas não disponibilizarem essa montagem, ficando a cargo do comprador realizá-la ou contratar um especialista para tal. Em muitos casos essa montagem é cara e demorada, pois como o serviço é feito de forma metódica os montadores costumam demorar em suas montagens, ficando sem horários e dias disponíveis. 

Assim, se você precisar, goste e queira economizar, faça você mesmo a montagem do seu guarda roupas. Neste artigo iremos mostrar se é possível montar um guarda roupas em casa e ainda dicas de como fazê-lo da melhor forma. Acompanhe.

Esteja pronto

Antes de começar a montar seu guarda-roupa, você precisa estar pronto para a tarefa. Caso contrário, você terá que parar a montagem para corrigir pequenos problemas.

O primeiro passo é certificar-se de que você tem as ferramentas necessárias para montar seus móveis. O ideal é usar uma chave de fenda, pois evita desfiar a madeira e danificar o guarda-roupa durante a montagem.

Evite improvisar ferramentas, pois este improviso podem danificar a madeira e danificar o restante do conjunto. Se isso acontecer, você ainda corre o risco de anular a garantia do produto.

Não se esqueça de ler os manuais de montagem, eles são elaborados para auxiliar os montadores em seu trabalho. Portanto, mesmo que você não esteja familiarizado com esse estilo de leitura, não o ignore. Como mostrado, essas diretrizes são essenciais para identificar a função de cada seção.

Preste atenção na montagem do revestimento

O forro do guarda-roupa ajuda a apoiar os móveis. Portanto, o forro interno não pode ser dobrado ou afrouxado, o que afetaria a estabilidade do item. Para evitar esse problema, basta usar quadrados na hora de montar.

Outra dica importante: siga as recomendações do manual de instruções quanto ao tamanho dos pregos ou parafusos utilizados para fixar o forro.

Levante os móveis com cuidado

O fundo de um guarda-roupa é muitas vezes frágil. Portanto, deve ser levantado com cuidado para evitar danos permanentes. Se você cometer um erro neste ponto, pode comprometer o resto do trabalho. Então, faça com cuidado!

Peça ajuda aos outros durante este processo. Dessa forma, você não danificará seu guarda-roupa.

Parafusadeira

A parte mais difícil na hora de montar é a quantidade de parafusos para colocar. Por isso, uma chave de fenda elétrica (parafusadeira) pode ser de grande ajuda na hora de montar um guarda-roupa. Em vez de usar uma chave de fenda, considere usar uma chave philips, que muitas vezes deforma o parafuso e requer maior habilidade para reparos rápidos.

Conte com uma ajudinha na hora de montar seu guarda-roupa

Você pode fazer isso sozinho, mas é muito mais fácil montar um guarda-roupa com ajuda. Então, se puder, ligue para alguém e seu trabalho com certeza será feito de forma mais rápida e fácil. É sempre bom ter alguém para segurar as laterais enquanto você aparafusa uma prateleira ou ajuda a levantar a parte superior para encaixar um armário. Recrute alguém próximo a você para fazer o trabalho e facilitar a montagem do seu guarda-roupa.